Amentotaxus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAmentotaxus
Amentotaxus needles

Amentotaxus needles
Classificação científica
Reino: Plantae
Superdivisão: Spermatophyta
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinopsida
Ordem: Pinales
Família: Cephalotaxaceae
Género: Amentotaxus
Espécies
Ver texto
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Amentotaxus

Amentotaxus Pilg. é um género botânico que compreende cinco espécies. São colocadas na família Cephalotaxaceae ou então na família Taxaceae quando esta é considerada em senso lato.

O género é endémico do sudeste da Ásia subtropical, desde Taiwan, sul da China até a leste Himalaias e a sul do Vietname. As espécies deste género apresentam-se sob a forma de arbustos de folha persistente ou de pequenas árvores que podem atingir os 2–15 m de altura.

As folhas estão dispostas em espiral, excepto na sua base. Têm uma textura suave e têm um aspecto linear e lanceolado, com 4–12 cm de comprimento e 6-10 com de largura. As folhas são mais largas do que no género Cephalotaxus.

As espécies tanto são monóicas ou dióicas; quando são monóicas, os cones masculinos e femininos estão frequentemente em ramos separados. Os cones masculinos têm a forma de amentos, de 3–15 cm de comprimento e agrupados em conjuntos de 2-6. Os cones femininos estão isolados ou agrupados em pequena quantidade em ramos curtos; as sementes, pequenas de início, crescem ao longo de 18 meses, formando uma estrutura única semelhante a uma noz, com 1,5–3 cm e, rodeada por um revestimento carnudo de cor vermelha ou laranja.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Botanische Jahrbücher für Systematik, Pflanzengeschichte und Pflanzengeographie 54(1): 41. 1916.
  • Flora of China Editorial Committee, Addendum, 200?. (none). Fl. China ,Checklist Addendum.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre coníferas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.