American Music Awards

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O American Music Awards é uma das maiores premiações anuais da música norte-americana (ao lado dos Grammys e dos Billboard Music Awards). Os AMAs foras criados por Dick Clark em 1973. Os Grammys mudaram da emissora ABC para a emissora CBS em 1972, o que fez com que a ABC sentisse necessidade de criar um novo prêmio para poder competir com os Grammys.

História[editar | editar código-fonte]

As estrelas mirins Michael Jackson e Donny Osmond co-apresentaram juntos a primeira cerimônia de entrega dos AMAs. Enquanto os Grammys são entregues baseando-se nos votos dos músicos da indústria, os AMAs são entregues baseando-se em pesquisas de opiniões feitas com o público musical.

Desde a criação do Billboard Music Awards em 1989, tem ocorrido situações em que alguns artistas (como, mais atualmente, as Dixie Chicks e a Céline Dion) venceram todos os "três maiores" prêmios musicais (including os AMAs). Mas a necessidade de um sistema de prêmios musicais unificado apenas complicaria a competição entre os AMAs e os outros shows de premiações.

Desde sua criação em 1973 até 2003, os AMAs eram realizados entre o começo e o fim Janeiro, mas foram movidos para o começo de Novembro em 2003 para que não houvesse disputas com os maiores shows de premiações (como o Golden Globe Awards e o Academy Awards).

O conjunto musical que possui o maior número de American Music Awards de melhor banda é o Alabama, que coletou vinte e dois prêmios. O de melhor gravação de artista solo é da cantora Whitney Houston, que recebeu vinte e três prêmios.

O recorde para o maior número de American Music Awards recebidos em um ano é de ambos os cantores Michael Jackson (pela música de 1983, "Thriller"), e Whitney Houston(por "The Bodyguard Soundtrack", de 1993), ambos com 8 premiações (incluindo o "Award of Merit", que os dois receberam nos seus respectivos anos).

Recordes de AMAs recebidos por categoria[editar | editar código-fonte]

Artista do Ano[editar | editar código-fonte]

Recorde de três prêmios, para:

Artista Feminina de Pop/Rock Favorita[editar | editar código-fonte]

Recorde de quatro prêmios, para:

Artista Masculino de Pop/Rock Favorito[editar | editar código-fonte]

Recorde de três prêmios, para:

Artista Feminina de Soul/R&B Favorita[editar | editar código-fonte]

Recorde de quatro prêmios, para:

Artista Masculino de Soul/R&B Favorito[editar | editar código-fonte]

Recorde de sete prêmios, para:

Artista Feminina de Country Favorita[editar | editar código-fonte]

Recorde de seis prêmios, para:

AMAs por ano[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site Oficial do American Music Awards (em inglês)