American Music Awards

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de AMA, veja AMA.
American Music Awards
American Music Awards
Logo da edição de 2011 dos AMA's.
País  Estados Unidos
Primeira cerimónia 1974
Página oficial

O American Music Awards é uma das maiores premiações anuais da música norte-americana (ao lado dos Grammys e dos Billboard Music Awards). Os AMAs foras criados por Dick Clark em 1973. Os Grammys mudaram da emissora ABC para a emissora CBS em 1972, o que fez com que a ABC sentisse necessidade de criar um novo prêmio para poder competir com os Grammys.

História

As estrelas mirins Michael Jackson e Donny Osmond co-apresentaram juntos a primeira cerimônia de entrega dos AMAs. Enquanto os Grammys são entregues baseando-se nos votos dos músicos da indústria, os AMAs são entregues baseando-se em pesquisas de opiniões feitas com o público musical.

Desde a criação do Billboard Music Awards em 1989, tem ocorrido situações em que alguns artistas (como, mais atualmente, as Dixie Chicks e a Céline Dion) venceram todos os "três maiores" prêmios musicais (including os AMAs). Mas a necessidade de um sistema de prêmios musicais unificado apenas complicaria a competição entre os AMAs e os outros shows de premiações.

Desde sua criação em 1973 até 2003, os AMAs eram realizados entre o começo e o fim Janeiro, mas foram movidos para o começo de Novembro em 2003 para que não houvesse disputas com os maiores shows de premiações (como o Golden Globe Awards e o Academy Awards).

Maior número de vitórias

O registro de mais AMAs ganhos pertence ao Rei do Pop Michael Jackson, que acumulou vinte e quatro prêmios, incluindo um de "Artista do Século". Para uma artista feminina, o recorde de mais AMAs ganhos pertence a Whitney Houston, que ganhou vinte e dois prêmios. O registro de mais AMAs ganhos pros um grupo pertence ao Alabama, que venceu dezenove prêmios.

Maior número de vitórias em uma única cerimônia

O recorde de maior número de AMAs ganhos em um único ano é de Michael Jackson (em 1984) e Whitney Houston (em 1994), cada um com 8 prêmios a seu crédito (incluindo o Award of Merit, com o qual os dois artistas foram homenageados nos respectivos anos).

Maiores vitórias por categoria

Artista do Ano

Recorde de três prêmios, para:

Música do ano

Recorde de cinco prêmios, para:

Álbum favorito de Pop/Rock

Recorde de três prêmios, para:

Álbum favorito de Soul/R&B

Recorde de quatro prêmios, para:

Artista feminina de Pop/Rock Favorita

Recorde de quatro prêmios, para:

Artista masculino de Pop/Rock Favorito

Recorde de três prêmios, para:

Artista feminina de Soul/R&B Favorita

Recorde de seis prêmios, para:

Artista masculino de Soul/R&B Favorito

Recorde de sete prêmios, para:

Prêmios especiais

Artista da década (enquete especial)

Em 2000, o AMA realizou uma enquete para eleger o "Artista da década" para cada década anterior da era Rock & Roll. Os resultados foram os seguintes:

Segundo algumas fontes, o resultado desta enquete não é contado no total de AMAs que esses artistas venceram.[1]

Icon Award

Na cerimônia de premiação de 2013, o primeiro "Icon Award" foi dado a Rihanna. O produtor da prêmiação, Larry Klein declarou: "O primeiro "Icon Award" foi criado para homenagear um artista cujo corpo de trabalho fez uma influência profunda sobre a música pop em um nível global", e acrescentou, "o som icônico e inovador de Rihanna permitiu que ela se tornasse uma das artistas mais influentes de todos os tempos."

International Artist Award of Excellence

O "International Artist Award of Excellence" foi dado a apenas sete artistas:

Dick Clark Award of Excellence

O "Dick Clark Award of Excellence" foi dado apenas à cantora e compositora Taylor Swift, no ano de 2014.

AMAs por ano

Ligações externas

«Site Oficial do American Music Awards» (em inglês) 

  1. «Lauryn Hill, Backstreet Boys, DMX Honored With American Music Awards». MTV. Janeiro 18, 2000. Consultado em Janeiro 16, 2016