Amesterdão (ilha)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Projecção ortográfica centrada na Ilha de Amsterdão.
Phylica arborea, espécie nativa da Ilha de Amsterdão.

A Ilha de Amesterdão (português europeu) ou de Amsterdã (português brasileiro) (em francês: Île Amsterdam), em honra da capital dos Países Baixos) é uma ilha francesa no Oceano Índico localizada a 37° 52' S 77° 32' E.

A ilha é de origem vulcânica, mas o vulcão está inactivo desde 1792. Tem uma área de 55 km², medindo 21 km no seu lado mais comprido, e atinge uma altitude máxima de 867 m no Mont de la Dives.

A ilha faz parte das Terras Austrais e Antárticas Francesas (Terres australes et antarctiques françaises; TAAF)[1] , e, junto com a vizinha Île Saint-Paul (85 km a sul) forma um dos cinco distritos do território. Martin-de-Viviès, antes chamada de La Roche Gódon, é a capital do território.

Ao contrário da maioria das TAAF, a Ilha de Amesterdão tem um clima oceânico ameno, com uma média de temperatura anula de 13 °C (55 °F), pluviosidade de 1 100 mm, ventos persistentes de oeste e níveis elevados de humaidade.[2]

Flora e fauna[editar | editar código-fonte]

Entre as plantas mais características da ilha contam-se espécimes de árvores Phylica arborea, que também se encontram em Tristão da Cunha.

A ilha serve de habitat ao albatroz-de-amsterdam, que procria apenas no Plateau des Tourbières aí situada. Vivem aí, ainda, algumas espécies raras, como o moleiro-grande, o trinta-réis-antártico, o Pinguim-gentoo, o lobo-marinho-do-peito-branco e elefantes-marinhos.

História[editar | editar código-fonte]

Esta ilha foi descoberta pelo explorador espanhol Juan Sebastián Elcano a 18 de Março de 1522. Elcano não nomeou, contudo, a ilha.

O capitão holandês Anthonie van Diemen decidiu, então, chamá-la de Nieuw Amsterdam (Nova Amesterdão, em neerlandês), em 1633.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Amesterdão (ilha)
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências

  1. O ultramar francês - acesso a 9 de Setembro de 2007
  2. Île Amsterdam and Île St. Paul - acesso a 15 de Setembro de 2007