Amigo secreto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Christmas tree sxc hu.jpg

Amigo secreto, Amigo Oculto, amigo X, ou também amigo invisível é uma brincadeira tradicional das festas de fim de ano (Natal e Ano-Novo). É comum entre colegas de trabalho, de escolas, e de familiares. Criada pelo Italiano James Secret Amigovies

Origem[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos. Amigo secreto - Um ritual nórdico. Esperavam o amanhecer para trocar presentes e nesta troca diziam: Que você jamais esqueça dos deuses sobre nós. E o presente trocado é para eternizar o pacto. Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos. A brincadeira se popularizou no ano de 1929, em plena depressão onde não tinha dinheiro para comprar presentes para todos se fazia a brincadeira para que todos pudessem sair com presentes.

A brincadeira[editar | editar código-fonte]

A brincadeira ocorre da seguinte forma: Cada participante tira um papel com o nome de outro participante, e não deve contar a ninguém quem é.

No dia da brincadeira, através de dicas, os outros tentam adivinhar, quem é. Quando isso ocorre, há troca de presentes. Quem recebe o presente é o próximo que dá as dicas, e assim sucessivamente.

Variantes[editar | editar código-fonte]

Amigo chocreto ou amigo chocolate[editar | editar código-fonte]

Recentemente, ficou popular no Brasil o amigo chocreto, amigo de chocolate, amigo chôco, amigolate, chococulto ou amigo doce, que tem as mesmas regras do amigo secreto, porém a diferença é que os presentes podem ser apenas chocolates. Por conta disso também em alguns lugares é realizado durante o período da Páscoa.

Amigo da onça[editar | editar código-fonte]

O "amigo da onça" ou inimigo oculto ficou comum principalmente entre colegas de trabalho. Como já diz o nome, no amigo da onça, não se dá presentes, faz-se apenas brincadeiras para aquela pessoa que foi sorteada, dando a ela algo que ela não goste, ou tem de se dar um presente sem utilidade nenhuma para seu sorteado.

Amigo caneca[editar | editar código-fonte]

Existe também o "amigo caneca", comum no começo do ano, no qual cada um dá uma caneca que lembre a pessoa sorteada.

Amigo secreto chinês[editar | editar código-fonte]

Nessa proposta secreto é o presente e não o amigo.

Estipula-se um valor para o presente e cada participante compra um presente, sempre tendo em mente que ele pode vir a ficar com o presente ao final. O presente deve estar embrulhado de forma a impedir que os participantes saibam o conteúdo da embalagem. Para iniciar o jogo sorteiam-se números para cada um dos participantes. Por exemplo, se 15 pessoas estiverem participando, números de 1 a 15 serão distribuídos para os participantes.

Aquele que sortear o número 1 será o primeiro a pegar algum dos presentes. O número 2 terá o direito de pegar o presente da mesa ou "roubar" o presente do número 1. Caso isso aconteça, o primeiro terá o direito de escolher outro presente da mesa. E assim vai seguindo: o terceiro pode escolher o presente do primeiro ou do segundo ou o da mesa.

O jogo termina quando o último número (nesse caso, o 15) escolhe o presente da mesa ou, se preferir roubar de alguns dos participantes, escolhe o presente de qualquer um dos números. Nesse caso, o último azarado será obrigado a pegar o presente da mesa, não importa qual for. Uma regra importante: cada pessoa poderá trocar o presente somente uma vez.

Essa versão também é conhecida como "Desapego", "Amigo Urso" ou "Amigo Anchita".

Amigo chocolate[editar | editar código-fonte]

É assim denominada a troca de caixas de bombons, caixas de chocolates ou ovos de chocolate na época da Páscoa.

Amigo Secreto "Elefante Branco"[editar | editar código-fonte]

É uma variante do Amigo Secreto Chinês.

Estipula-se um valor mínimo e um máximo para o presente (ou não), e este deve ser embrulhado em alguma embalagem que não seja possível saber qual o conteúdo (ou para enganar, como por exemplo uma toalha posta em uma embalagem de garrafa de vinho; mas ele também pode ser deixado à mostra, essa parte da regra é opcional).

Todos os presentes são deixados à mostra (na mesa, no chão, etc) e é escolhida uma pessoa para começar.

A pessoa escolhida vai até o lugar onde os presentes estão expostos e pega um qualquer, com a proibição de pegar o próprio presente.

Com o presente em mãos, a pessoa sorteia o amigo secreto na hora e dá dicas para os outros participantes adivinharem.

O ponto forte do Elefante Branco é que ninguém sabe, até certo ponto, o que está dando e para quem. É tudo definido só na última hora. É feito, geralmente, entre famílias grandes (por causa da variedade maior dos presentes), no Natal ou Ano Novo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Feriados ou datas comemorativas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.