Amor & Sexo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.


Amor & Sexo
Informação geral
Formato Programa de auditório
Duração 45 minutos
Criador(es) Rafael Dragaud
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Produção
Diretor(es) Ricardo Waddington Daniela Gleiser Rodrigo Cebrian (2013)
Apresentador(es) Fernanda Lima
Elenco Fernanda Lima
Leo Jaime
Tema de abertura "Vai com Jeito" - Leo Jaime; "Le Freak" - Chic
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 28 de agosto de 2009 - presente
Nº de temporadas 6
Nº de episódios 48

Amor & Sexo é um programa de televisão brasileiro, transmitido pela Rede Globo apresentado por Fernanda Lima. Estreou em 28 de agosto de 2009, e seu tema principal é o sexo. O programa recebe convidados ao longo da semana, tratando de assuntos variados. Tem a presença de uma plateia, banda e convidados especiais.

Fernanda Lima, atual apresentadora do programa.

1ª temporada[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada, foi exibida entre 28 de agosto de 2009 a 6 de novembro de 2009, Com 10 episódios.

O programa pretendia falar com toda a família, sem restrições ao tema e usando uma linguagem clara e objetiva, porém delicada e bem-humorada. Com 40 minutos de duração, trazia quadros com a participação de convidados e da plateia, e reportagens e dicas para o público. Além disso, contava com a consultoria permanente de Carmita Abdo, psiquiatra, sexóloga e professora da Universidade de São Paulo. Ao lado de Fernanda Lima, Carmita respondia às dúvidas do telespectador, que participava por telefone ou e-mail.

Entre os quadros, destaque para o Strip Quizz, marca registrada da atração, presente em todas as temporadas. No jogo, convidados respondem às perguntas sobre sexo e relacionamento feitas por Fernanda Lima. Em seguida, a plateia julga se eles estão sendo ou não sinceros em suas respostas, levantando placas em forma de corações verdes ou vermelhos. Quando alguém discorda e um coração vermelho aparece, a apresentadora pede para que o membro da plateia explique porque não está de acordo.

A cada coração vermelho, o participante tira uma peça da roupa do boneco que o representa. Perde a brincadeira a pessoa cujo boneco ficar com menos roupa, ou apenas em trajes íntimos. Fernanda Lima define o quadro como “o verdadeiro nu artístico da televisão”. Claudia Raia e Alexandre Borges participaram do primeiro Strip Quizz. Considerados sinceros em quase todas as respostas, eles empataram no jogo.

No Caindo na Pista, outro quadro desta primeira temporada, a apresentadora ia às ruas ajudar pessoas a arrumar um pretendente. Depois de abordar alguém disposto a participar, Fernanda Lima ia à caça de um parceiro que se encaixasse no perfil. Quando encontrava, ela apresentava os dois e os incentivava a se conhecerem melhor. Apesar das diversas tentativas, Fernanda Lima não conseguiu formar nenhum casal que engatasse um namoro sério.

As reportagens eram feitas pelo casal Fábio, de 78 anos, e Valéria Gonçalves, de 69, juntos há mais de 50. A cada programa uma pergunta sobre amor ou sexo era levada às ruas para que o público pudesse dar sua opinião. Quando questões como “O que você faria se mudasse de sexo por um dia?”, “Você perdoaria uma traição?” ou “Qual foi a última vez que você fez sexo?” eram levantadas pelos repórteres, muitos se espantavam com o fato de dois senhores perguntarem sobre assuntos de cunho sexual. Mas eles o faziam com naturalidade e respeito e com isso ganhavam a simpatia do entrevistado.

Nas primeiras edições da atração, o quadro Dicas da Semana apresentava dicas sobre relacionamento ou sexo dadas por três casais. Elas eram organizadas como medalha de bronze, prata e ouro. Depois, Dicas da Semana apareceu como pílulas que precediam os comerciais.

No décimo e último programa da primeira temporada, Fernanda Lima abordou o tema fetiche com bombeiros, salva-vidas e aeromoças. Ela foi às ruas, vestida a caráter, para saber por que essas profissões atiçam a imaginação de alguns.

2ª temporada[editar | editar código-fonte]

A segunda temporada, foi exibida entre 1 de fevereiro de 2011 a 22 de março de 2011, Com 8 episódios.

Mais de um ano após o término da primeira temporada, Amor & Sexo voltou à programação da TV Globo, desta vez exibido às terças-feiras. O formato da atração foi mantido, mas novos quadros foram criados para abordar o tema. Além do Strip Quizz, os quadros Gayme, Ponto Q, Jogo de Cama e Sexo Selvagem passaram a se revezar a cada semana.

O Gayme era uma divertida gincana gay onde três homens homossexuais disputavam o grande prêmio: um cruzeiro com acompanhante. Maurício Branco apresentava a competição usando muitas gírias do mundo gay, roupas coloridas e fazendo aparições espetaculares. No primeiro Gayme, o apresentador saiu do mar de Ipanema vestido de Netuno (com tridente e coroa) ao som da música de abertura do Fantástico. Os participantes disputaram três provas: pegar o telefone de uma garota na praia em menos tempo, uma corrida de salto alto e a troca de pneu de um carro no palco do Amor & Sexo.

No Ponto Q, a apresentadora anunciava uma palavra relacionada ao tema da atração e perguntava às pessoas na rua o seu significado. No final, depois de algumas respostas engraçadas, um especialista dava a definição correta. Algumas das palavras mencionadas foram: pompoarismo, cunilíngua e a posição andrômaca.

Já o Jogo de Cama era um game de perguntas e respostas onde um convidado tinha que mostrar suas qualidades como conquistador. Um júri composto por famosos aprovava ou não essas respostas. Eram quatro etapas: “Chegando junto”, “Ataque”, “O Amasso” e “Cama”. No último passo, o nome de uma posição sexual aparecia em um telão e o conquistador deveria demonstrar como ela era feita em bonecos de madeira. Os atores Marcius Melhem, Leandro Hassum e Ailton Graça foram alguns dos testados por Fernanda Lima.

Em Sexo Selvagem, Fernanda Lima e André Marques investigavam de uma maneira divertida os hábitos sexuais de alguns animais. Para isso, os dois se fantasiavam como os bichos, entrevistavam especialistas e iam às ruas ouvir a opinião das pessoas. A aranha foi a personagem do primeiro Sexo Selvagem. Vestidos como aracnídeos, Fernanda Lima e André Marques foram ao Instituto Vital Brazil para saber mais sobre o assunto.Um biólogo explicou que algumas espécies de aranhas que não vivem em teias dançam para seduzir suas fêmeas. Os apresentadores aproveitaram essa informação para ensinar a “dança do acasalamento” das aranhas nas ruas. A galinha e a abelha foram os outros animais-tema do quadro nesta temporada.

Outra novidade foram as reportagens especiais feitas por Fernanda Lima. Ela foi a Nova York, nos Estados Unidos, para saber mais sobre assuntos como o burlesco (espécie de cabaré onde mulheres se apresentam com danças erótico-cômicas), lap dance (dança sensual feita por strippers em clubes americanos) e um anel erótico. As reportagens mostraram a apresentadora entrevistando especialistas, aventurando-se em aulas de dança sexy e fazendo entrevistas nas ruas da cidade americana.

Nesta temporada, a psiquiatra e sexóloga Carmita Abdo deixou o palco de Amor & Sexo, onde respondia às dúvidas dos participantes e dos telespectadores, para dar consultoria ao texto do programa. O casal de repórteres Valéria e Fábio Gonçalves permaneceu na atração, fazendo entrevistas e matérias sobre os assuntos abordados. Na última edição, os dois foram a um sex shop tirar suas dúvidas e mostrar alguns dos produtos vendidos na loja.

3ª temporada[editar | editar código-fonte]

A terceira temporada, foi exibida entre 7 de julho de 2011 à 1 de setembro de 2011, Com 9 episódios.

A terceira temporada seguiu a estrutura das anteriores e trouxe três novos quadros. Os que permaneceram foram Strip Quizz, que dessa vez foi disputado por casais; Sexo Selvagem, com André Marques e, agora, com participação de Leandro Hassum; e Jogo de Cama, além das reportagens do casal Fábio e Valéria.

Rodrigo Hilbert, marido de Fernanda Lima, estrelou um dos novos quadros, o Coisa de Macho. Nele o ator mostrava que fazer depilação e escolher legumes no supermercado, por exemplo, também são “coisas de macho”.

A outra novidade foi o jogo Vai Ter que Rebolar, no qual o convidado precisava não só propor soluções para as situações descritas pela apresentadora como, ainda, ter as respostas aprovadas por uma bancada de jurados. Na estreia, Juliana Paes, Rogéria e Jorge Fernando julgaram as respostas de Nelson Freitas. Uma roleta com os dizeres "lésbicas", "gays", "bissexuais", "transexuais", "travestis", "intersexuais" e "simpatizantes" (cujas iniciais formam a sigla LGBTTIS) definiam o modo como o humorista deveria responder às perguntas.

Já no Frase do Dia, a apresentadora lia uma sentença sobre sexo e os convidados e a plateia deveriam acertar, entre três opções, quem era o autor da tal citação.

Nesta temporada, Fernanda Lima fez uma matéria especial sobre abstinência sexual no esporte. Ela entrevistou os lutadores de MMA Anderson Silva, Minotauro e o ex-lutador Rickson Gracie, e os jogadores de futebol Renato Gaúcho e Roger Flores para saber se, para eles, pode-se ou não fazer sexo antes de uma luta ou partida. Em outras matérias, a apresentadora foi ver como funciona uma despedida de solteira e saber quais comidas são afrodisíacas.

4ª temporada[editar | editar código-fonte]

A quarta temporada, foi exibida entre 3 de novembro de 2011 a 22 de dezembro de 2011, Com 8 episódios.

Ainda em 2011, Amor & Sexo estreou sua quarta temporada, mantendo a mesma dinâmica e os quadros de sucesso, como Strip Quizz e Jogo de Cama. Desta vez, Fernanda Lima foi ao Japão, onde realizou uma série de reportagens sobre sexualidade e relacionamento. Leo Jaime foi às ruas para complementar as matérias exibidas ao longo dos oito episódios do programa. O músico entrevistou os brasileiros sobre os mesmos temas abordados por Fernanda Lima, mostrando um olhar diferente sobre o assunto.

No lançamento, o diretor Ricardo Waddington defendeu a diversidade, posicionando-se contra a intolerância sexual. O “não” ao preconceito e à homofobia foi estampado nas camisetas que os convidados recebiam ao final de cada edição.

5ª temporada[editar | editar código-fonte]

A quinta temporada, foi exibida entre 31 de janeiro de 2012 a 6 de março de 2012, com 6 episódios.

A quinta temporada de Amor & Sexo estreou no dia 31 de janeiro de 2012. Os episódios abordaram a origem da combinação que dá nome ao programa. Para isso, Fernanda Lima realizou uma série de reportagens em Portugal e também em Angola, berço do ritmo kuduro. A ideia era mostrar como a população daqueles países lida com o tema. E, para apresentar o jeito brasileiro de encarar as mesmas questões, Leo Jaime foi às ruas mais uma vez.

Jogo de Cama e Strip Quizz, quadros já conhecidos do público, alternaram-se a cada semana, contando com a participação de casais e também de pais e filhos. Em vez do “não” da temporada anterior, a camiseta que cada convidado recebia ao final do programa exibia a palavra “sim”. Fernanda Lima explicou que era o “sim” à liberdade individual, à diversidade e ao respeito.

6ª temporada[editar | editar código-fonte]

A sexta temporada foi exibida de 6 de setembro de 2012 a 25 de outubro de 2012, Com 8 episódios.

A sexta temporada de Amor & Sexo apresentou um novo formato, inspirado nos clássicos programas de auditório, com referências em apresentadores como Chacrinha e Flávio Cavalcanti. Os programas ficaram mais temáticos, tratando das etapas de um relacionamento. Assuntos como noivado, casamento, separação e gravidez entraram para o repertório. Além disso, anônimos passaram a ser os protagonistas da atração, participando de games comandados por Fernanda Lima e recebendo dicas e opiniões de famosos e especialistas convidados.

O cenário do programa passou por uma reformulação. O estúdio perdeu o telão e o palco ganhou mais relevância, com a participação de um balé formado só por homens. Os dez bailarinos, selecionados especialmente para a atração, foram treinados pela coreógrafa Dani Lima. Além disso, a banda de Leo Jaime ganhou um espaço maior e passou a contar com mais integrantes, além de um figurino caprichado.

Entre os convidados desta temporada estão os atores Camila Morgado, Eliane Giardini, Flávia Alessandra, Otaviano Costa, José Loreto, Mariana Santos, Alexandre Nero e Cacau Protásio, a psicanalista e terapeuta de casais Regina Navarro Lins, e os jornalistas Xico Sá e Glória Maria.

No programa do dia 4 de outubro de 2012, Alexandre Borges foi convidado a participar de um jogo em que precisava se posicionar a respeito de situações experimentadas por pessoas de diferentes orientações sexuais. Fernanda Lima girava uma roleta que definia o ponto de vista que o ator precisava assumir para responder questões relacionadas a assuntos como casamento, filhos e preconceito. As opiniões dele foram comentadas por um grupo ecumênico de convidados, formado pelo padre Juarez de Castro, o monge Lama Rinchen, o reverendo Marcos Amaral e o babalawo Ivanir dos Santos. Os comentaristas Alexandre Nero, Mariana Rios, Regina Navarro Lin, Xico Sá, Mariana Santos, Otaviano Costa e José Loreto deram suas opiniões sobre os temas.

No último programa da temporada, Fernanda Lima conduziu uma discussão sobre o fascínio dos brasileiros por bumbuns. A bancada de convidados do programa recebeu a companhia de Rita Cadillac e da atriz Cacau Protásio, que se juntaram aos jurados Xico Sá, Mariana Santos, José Loreto, Alexandre Nero, Otaviano Costa e Regina Navarro Lins. No palco do programa, foi realizado o concurso Miss e Mister Forévis, com a participação de 12 integrantes - seis homens e seis mulheres em trajes de praia -. para que o júri votasse nos bunbuns masculino e feminino de sua preferência. Entre outras brincadeiras, Fernanda Lima convidou Otaviano Costa para uma sessão de malhação, experimentando na pele o esforço feminino para manter o corpo em cima.

7ª temporada[editar | editar código-fonte]

A sétima e última temporada estreou em 3 de outubro de 2013, com mais novidades, terá 12 programas, de 3 de outubro a 19 de dezembro de 2013. Por conta do desgaste do programa e da limitação dos temas abordados, esta temporada seria a última, porém, como divulgado no especial Vem_aí, exibido pela Rede Globo em 3 de abril de 2014, mais uma temporada será exibida no mesmo ano. [1] Nesta nova fase, Fernanda Lima performa as músicas de cada tema da semana na abertura do programa. No primeiro e polêmico programa desta temporada, as pessoas aparecem nus no final da música por causa do tema intitulado "nudez", houve também um quadro de melhor striptease, destaque para Otaviano Costa. Essa temporada contou também com o trio de direção composto por Daniela Gleiser, Ric Ostrower e Rodrigo Cebrian (Palito). Esse último trazendo a experiência de sucesso em quase 12 anos a a frente do Caldeirão do Huck. A sétima temporada vem registrando as maiores audiências de todas as temporadas passadas.

O programa registrou 14 pontos no ibope --cada ponto corresponde a 62 mil domicílios na Grande São Paulo-- superando os 12 registrados na estreia da sexta temporada, em 2012, obteve 24% de share --participação no número de TVs ligadas.[2]

8ª temporada[editar | editar código-fonte]

TBA

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.