Amor e Intrigas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Amor e Intrigas
Love and Conspiracy (Título Internacional)[1]
Amor e Intrigas
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 55 minutos aproximadamente
Criador(es) Gisele Joras
Elenco Vanessa Gerbelli
Luciano Szafir
Renata Dominguez
Heitor Martinez
Ester Góes
Francisca Queiroz
Adriana Garambone
Bianca Castanho
(Ver Mais)
País de origem  Brasil
Idioma original português
Episódios 210
Produção
Diretor(es) Edson Spinello
Tema de abertura "Como é Grande o Meu Amor por Você", Davi Moraes
Exibição
Emissora original Brasil Rede Record
Transmissão original 20 de novembro de 2007 - 22 de julho de 2008
Cronologia
Luz do Sol
Chamas da Vida
Programas relacionados Bela a Feia
Balacobaco

Amor e Intrigas foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Record e exibida entre 20 de novembro de 2007 e 22 de julho de 2008, em 210 capítulos, sucedendo Luz do Sol e sendo sucedida por Chamas da Vida.

Foi escrita por Gisele Joras com colaboração de Antônio Carlos de Fontoura, Melissa Cabral, Maria Luiza Campo, Marcelo César Fagundes,Valéria Motta e Emílio Boechat, e supervisão de texto de Luiz Carlos Maciel, com direção de Edson Spinello, César Rodrigues, Régis Faria e Léo Miranda, com direção geral de Edson Spinello.

Contou com Vanessa Gerbelli, Luciano Szafir, Heitor Martinez, Francisca Queiroz, Adriana Garambone, Nicola Siri, Otaviano Costa, Mylla Christie, Laila Zaid, Jonas Bloch, Denise Del Vecchio, André Bankoff, Bianca Castanho, Márcio Kieling, Gabriela Durlo, Gorete Milagres, Ester Góes e Renata Dominguez nos papéis principais.

Sinopse

Amor e Intrigas conta a história das irmãs, Alice (Vanessa Gerbelli) e Valquíria (Renata Dominguez), naturais de Ouro Preto, Minas Gerais. Valquíria é uma jovem ambiciosa e calculista que não se conforma com a vida pacata e simples do interior e tomada pela ganância, dá um golpe, vendendo todas as máquinas da confecção de sua mãe viúva Dilma (Ângela Leal) com a ajuda de Jacira (Gorete Milagres), uma das costureiras, e foge com o dinheiro para a cidade do Rio de Janeiro em busca de ganhar a vida, não importando como. Surpreendida pelo golpe, Dilma acaba tendo um infarto e morre. Após o enterro da mãe, Alice jura que vai fazer com que a irmã pague pelo crime e parte em busca dela no Rio.

No Rio, Alice conhece o rico e elegante Felipe Junqueira de Albuquerque (Luciano Szafir) por quem se apaixona, Felipe é filho da poderosa empresária Dorotéia (Ester Góes), uma mulher arrogante que tenta manipular todos ao seu redor, em especial os filhos Felipe e Débora (Adriana Garambone) administradora de uma pousada em Visconde de Mauá. Alice e Felipe iniciam um namoro, mas para viver este amor, Alice terá de enfrentar Dorotéia, que quer afastar, de qualquer forma, Alice de Felipe, e contara com ajuda da desequilibrada Alexandra Prado Guimarães (Francisca Queiroz), ex-noiva de Felipe, uma mulher prepotente e inescrupulosa que humilha e culpa seu irmão João (Léo Rosa), pela morte dos pais num acidente de carro. Dorotéia também tem um lado frágil, que esconde de todos, desde jovem tem uma paixão secreta por Camilo (Jonas Bloch), primo de seu falecido marido que foi morto em circunstâncias mal esclarecidas.

Petrônio (Heitor Martinez), um criminoso, que se aproveita da boa fé do ingênuo Kiko (Márcio Kieling) para lhe roubar. Após o roubo, Petrônio percebe que além do dinheiro também carrega os documentos de Kiko, e acaba sendo confundido com este pela meiga Cristina (Gabriela Durlo), que acha se tratar de seu primo. A moça o leva para conhecer sua mãe, a alegre Celeste (Denise Del Vecchio), que o convida para morar em sua pensão.

Valquíria circula pelas rodas da alta sociedade carioca em companhia da sofisticada Rafaela Noronha (Mylla Christie), que desconhece do verdadeiro caráter de Valquíria, tornando-se sua melhor amiga. Valquíria e Petrônio acabam se conhecendo e iniciam um tórrido romance, e juntos, não medem esforços para subirem na vida.

Produção

  • Amor e Intrigas foi a décima produção ininterrupta da Rede Record desde que a emissora voltou a investir em teledramaturgia em 2004. Também foi a primeira telenovela de Gisele Joras. Ela foi a vencedora de um concurso de teledramaturgia promovido pela Record em 2006, onde participavam autores experientes, como os cineastas José Emílio Rondeau, Luiz Fernando Borges, Leila Miccolis e o ator e diretor André Di Mauro, neto do cineasta Humberto Mauro. Mauro se tornaria mais conhecido por interpretar o Lipe em de Chamas da Vida, novela seguinte da faixa das 22 horas da Record.[2]
  • O responsável pela escolha de Gisele Joras como "vencedora" neste concurso promovido pela Record foi o próprio amigo e professor de roteiro Luiz Carlos Maciel. Luiz Carlos Maciel é o marido da atriz Maria Claudia que depois acabou entrando na novela interpretando uma personagem de destaque na trama a "Eugenia Dutra", foi ele também quem assinou a supervisão do texto.
  • O roteiro exigia que as primeiras gravações ocorressem fora da cidade do Rio de Janeiro. A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, foi a escolhida pela produção.[3] A equipe da novela passou cinco dias gravando na cidade. Acompanhando as gravações no local, alguns jornalistas, a convite da emissora, puderam ver o realismo levado ao extremo na seqüência de cenas do enterro de Dilma.
  • As cenas do enterro de Dilma, personagem de Ângela Leal, foram complicadas de serem feitas. O diretor, Edson Spinello, chegou a regravá-la cerca de quarenta vezes. O detalhe das cenas é uma das marcas registradas do diretor. O mesmo havia acontecido na época do início das gravações de Bicho do Mato, em locações no Mato Grosso.
  • O jogo do bem contra o mal nunca foi tão intrigante. Seu destino é você quem escreve. Com esse simples slogan, a Record deu largada na divulgação da sua nova novela. Intensas divulgações invadiram a telinha da Record. Primeiro com simples teasers, depois apresentando os personagens e por fim, chamadas de história e de elenco.
  • A empreitada de propaganda da novela, na mídia em geral, foi encargo da agência de publicidade DPZ que trouxe parte do elenco em cima de um jogo de xadrez. A criação foi de Ricardo Velloso e Rodrigo Leão, com direção de Fernando Rodrigues e Francesc Petit.
  • Ao total, Amor e Intrigas utilizou 38 cenários fixos. O maior deles é o da casa de Dorotéia (Esther Góes). Valquíria (Renata Dominguez), morou em três apartamentos diferentes.
  • Depois de 10 anos trabalhando na TV, a atriz Gorete Milagres deu seu primeiro beijo em novelas.[4]
  • A atriz Maria Cláudia teve seu final antecipado na novela Caminhos do Coração, para participar de Amor e Intrigas, onde interpreta a ex-musa do teatro Eugênia Dutra.
  • Nesta novela Vanessa Gerbelli viveu sua primeira protagonista. Pela primeira vez, Heitor Martinez e Renata Dominguez viveram os vilões. Luciano Szafir viveu seu segundo protagonista.
  • Nesta novela, o bordão "Otááááááário (a)" criada pela vilã Valquíria (Renata Dominguez) fez muito sucesso e acabou virando moda.
  • A atriz Juliana Silveira foi convidada para ser a protagonista Alice mas recusou o convite pois estava na novela Luz do Sol e mais tarde foi protagonista da sucessora Chamas da Vida.

Elenco

Luciano Szafir interpretou o protagonista Felipe.
Renata Dominguez interpretou a vilã Valquíria Pereira.
Jonas Bloch interpretou Camilo Fraga.
Carlos Bonow interpretou Luciano Mendonça.
André Bankoff interpretou Pedro Camargo.
Márcio Kieling interpretou Kiko (Francisco).
Gabriela Durlo interpretou Christina Camargo.
Maria Cláudia interpretou Eugênia Dutra.
Otaviano Costa interpretou o vilão Bruno Molinaro.
Bianca Castanho interpretou Antônia Fraga.
Ator Personagem
Vanessa Gerbelli Alice Pereira
Renata Dominguez Valquíria Pereira
Ester Góes Dorotéia Junqueira de Albuquerque
Luciano Szafir Felipe Junqueira de Albuquerque
Heitor Martinez Petrônio Lima / Francisco
Francisca Queiroz Alexandra Prado Guimarães
Gorete Milagres Jacira
Adriana Garambone Débora Junqueira de Albuquerque
Nicola Siri Mário Motta
Mylla Christie Rafaela Noronha
Otaviano Costa Bruno Molinaro
Gabriela Durlo Christina Camargo de Sousa
Márcio Kieling Kiko (Francisco Feliciano Camargo Serrano da Graça)
Laila Zaid Janaína Paiva
André Bankoff Pedro Camargo de Sousa
Bianca Castanho Antônia Fraga
Denise Del Vecchio Celeste Camargo de Sousa
Jonas Bloch Camilo Fraga
Cássia Linhares Sílvia Dias
Sílvia Bandeira Marília Fraga
Léo Rosa João Prado Guimarães Neto
Luiz Guilherme Anselmo Alves
Rogério Fróes Giuseppe Molinaro
Eliete Cigarini Adelaide Prado Guimarães
Castrinho Pierre
Matheus Rocha Paulo Calisto
Sônia Guedes Dora Molinaro
Valéria Alencar Neide
Carlos Bonow Luciano Mendonça
Cláudio Gabriel Jurandir Silveira
Manoelita Lustosa Telma Dias
Sérgio Menezes Paco Loyola
Guilherme Boury Marcos Fraga
Rogério Brito Sérgio
Alberto Bardawill Cícero
André Guerreiro Nonato
Cris Carniato Carol
Fanny Georguleas Bia
Camila Guebur Vitória
Daniel Dalcin Daniel Junqueira de Albuquerque Motta
Bruna di Túllio Fabíola Castro
Keruse Bongiolo Ana
Lívia Rossi Joyce Ferreira
Yasmin Gazal Shirley
Rose Lima Eva
Crianças
Ator Personagem
Leonardo Branchi Fabrício
Lucas Cotrim Hugo Camargo de Sousa
Peter Brandão Cupim
Participação Especial
Ator Personagem
Ângela Leal Dilma Pereira
Participações Especiais
Ator Personagem
Paulo Figueiredo Romeu Toscano
Maria Cláudia Eugênia Dutra
Roberto Pirillo Otávio
Jorge Pontual Rodrigo
Vera Gimenez Renata Amorim
Delano Avelar Maverique
Joel Silva Delegado Pedroso
Daniel Darchangelo Tadeu
Thatiana Pagung Keyla Trovoada
Luiz Carlos de Moraes Dr. Cardoso
Aldri Anunciação Uórdison
Xando Graça Médico
Rogério Barros Alvarenga
Wendel Barros Neurose
Samir Murad Ranulfo
Emilia Rey Médica

Classificação Indicativa

No dia 30 de junho de 2008 a novela mudou sua classificação indicativa para "programa inapropriado para menores de 12 anos".

Em 2012, a Record tentou com o Ministério da Justiça a reclassificação da novela como imprópria para menores de 10 anos. Porém o orgão não aceitou o pedido e manteve a classificação 12 anos.[5]

Audiência

A trama estreou com média de 12 pontos.[6]

Quando passou a ser exibida às 22 horas, em sua reta final, a média de audiência da novela na Região Metropolitana de São Paulo obteve um significativo crescimento de audiência.[7]

No dia 16 de abril de 2008 alcançou 18 pontos de média, com picos de 23, sendo esta a melhor audiência desde a estréia.[8] Devido à alta audiência, a trama foi esticada em 1 mês.[9]

Em 30 de junho de 2008, a trama alcançou sua maior audiência, que foi 20 pontos de média. E ainda conseguiu ficar cerca de 8 minutos na liderança.[10]

No último capítulo, a trama alcançou 18 pontos de média, com picos de 20.[11] A média geral da novela foi de 12 pontos em São Paulo, um aumento de 3 pontos em relação à sua antecessora Luz do Sol, que fechou com 9 pontos.

Exibição Internacional

Exibição pelo mundo
País Canal Título local
 Brasil Rede Record Amor e Intrigas
Portugal Portugal RTP
 Moçambique TV Miramar
Cabo Verde Cabo Verde Record Cabo Verde
 Japão Record Japão
União Europeia Record Europa
República Dominicana Telemicro Rio de Intrigas
Uruguai Saeta TV Canal 10

Trilha sonora

Canções presentes no álbum:

  1. "Como é Grande o Meu Amor por Você" — Davi Moraes
  2. "Qual é?" — Marcelo D2
  3. "Garganta" — Antônio Villeroy
  4. "Guiding Star" — André Leonno
  5. "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim" — Fábio Jr.
  6. "Qué Será" — Diego Torres
  7. "Rio da Morena" — Nico Rezende
  8. "Quem Dera" — RUB
  9. "Acontecência" — Octávio Cardozzo
  10. "Showing" — Doug Wayne e Sérgio Carrer
  11. "Minha Garota" — Wilson Sideral
  12. "Você me acende" — A Bolha e Erasmo Carlos
  13. "Casaco Marrom" — DNA
  14. "Você Me Faz Tão Bem" — Detonautas Roque Clube
  15. "Antes do Fim" — Thaeme Mariôto

Prêmios

Amor e Intrigas recebeu dezesseis indicações para o décimo prêmio Contigo!, mas não recebeu nenhum prêmio. Dentre os indicados, apenas Otaviano Costa conseguiu ficar entre os finalistas. Costa, entretanto, perdeu o prêmio de melhor ator revelação para Thiago Mendonça de Duas Caras.[12]

Referências

  1. «Love and Conspiracy». Record TV Network. Consultado em 5 de julho de 2014 
  2. «Vencedora de concurso de autores da Record estréia novela no canal». Folha de S.Paulo. 18 de novembro de 2008. Consultado em 28 de novembro de 2015 
  3. «Próxima novela da Record, Amor e Intrigas grava em Ouro Preto». 26 de outubro de 2007. Consultado em 28 de novembro de 2015 
  4. «Te Contei! - Gorete Milagres» 
  5. «Ministério da Justiça proíbe Record de reprise "Amor & Intrigas" antes das 20h». TV Foco. 28 de setembro de 2012. Consultado em 28 de novembro de 2015 
  6. «'Amor e Intrigas' estréia com 12 pontos no Ibope». Terra. 22 de novembro de 2008. Consultado em 28 de novembro de 2015 
  7. Trigo, Mariana. "'Amor e Intrigas' ganha audiência com cenas mais agitadas". Terra. 21 de junho de 2008. Acessado em 7 de fevereiro de 2009.
  8. «Amor e Intrigas tem sua melhor audiência desde a estréia». UOL. 17 de abril de 2008. Consultado em 28 de novembro de 2015 
  9. «'Amor e Intrigas' ganha um mês a mais na Record». Terra. 6 de maio de 2008. Consultado em 28 de novembro de 2015 
  10. «Exclusivo: "Amor e Intrigas" bate recorde de audiência». O Planeta TV. 1 de julho de 2008. Consultado em 28 de novembro de 2015 
  11. «Último Capítulo de "Amor e Intrigas" não consegue bater recorde de audiência». O Planeta TV. 23 de julho de 2008. Consultado em 28 de novembro de 2015 
  12. «Título ainda não informado (favor adicionar)»