Amostra polarizada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Uma amostra polarizada é uma amostra com alguma deformação que comprometa a interpretação de seu resultado. Um exemplo é dizer que "comunismo é o regime mais aceito", quando a pesquisa foi realizada somente entre membros de partidos comunistas. O resultado não tem embasamento e é, logo, falso.

Enquetes espalhadas por vários sites da internet são outro exemplo de pesquisas que correm riscos de serem polarizadas. As pessoas que respondem essas enquetes são, em sua maioria, pessoas que se interessaram pelo assunto e resolveram responder, e não uma quantidade significativa da população nacional.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

  1. Eu não gostaria de ir para os Estados Unidos por causa da criminalidade em polvorosa que há, como nós vemos nos jornais diariamente.
  2. Médico: Por que as pessoas não se cuidam? Todas as pessoas que passam pela minha mesa de operações comem e bebem demais, fumam e não se exercitam. Obviamente este médico não percebe que pessoas que se cuidam raramente têm motivos para ir parar numa mesa de cirurgia.