Amostra enviesada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Amostra polarizada)

Uma amostra enviesada é uma amostra com algum vício ou viés estatístico que compromete a interpretação de seu resultado. O viés ocorre essencialmente quando a amostra não é representativa da população.[1]

Exemplo: resultado de uma pesquisa de opinião realizada entre os membros de um partido monarquista, mostrando que a monarquia é a forma de governo mais aceita. Dado que a amostra é enviesada, qualquer afirmação baseada em tal pesquisa não pode ser assumida como verdadeira.

Enquetes espalhadas por vários sites da internet sobre determinado tema são outro exemplo de pesquisas que correm o risco de ser enviesadas. As pessoas que respondem a essas enquetes são, em sua maioria, aquelas que se interessaram pelo assunto e não necessariamente representam o conjunto da população.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

  1. Eu não gostaria de ir para os Estados Unidos por causa da criminalidade em polvorosa que há, como nós vemos nos jornais diariamente.
  2. Médico: Por que as pessoas não se cuidam? Todas as pessoas que passam pela minha mesa de operações comem e bebem demais, fumam e não se exercitam. Obviamente este médico não percebe que pessoas que se cuidam raramente têm motivos para ir parar numa mesa de cirurgia.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre estatística é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.