Amplitude térmica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas num determinado período de tempo. É a diferença entre a temperatura média do mês mais quente e a temperatura média do mês mais frio. Ou seja, se a temperatura máxima foi de 15°c e a mínima de 3°c, a amplitude térmica desse dia será de 12°c, já que 15º - 3º = 12º. No caso da amplitude térmica diária, refere-se à diferença entre a temperatura máxima e mínima de um dia.

A expressão Amplitude Térmica designa a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registada num determinado período de tempo e num determinado lugar. Por exemplo, a amplitude térmica anual designa a diferença entre a temperatura média do mês mais quente e a temperatura média do mês mais frio; no caso da amplitude térmica diária, refere-se à diferença entre a temperatura máxima e mínima de um dia.

Em Portugal, e no caso da amplitude térmica anual, esta é geralmente superior nas localidades do interior. A razão para esta ocorrência é o efeito da proximidade do mar nas regiões do litoral que atenua o calor nas estações mais quentes e o frio nas estações mais frias.

Esta informação é normalmente utilizada na investigação da atmosfera e do oceano em uma determinada área geográfica. Em geral, climas de regiões próximas a grandes lagos ou oceanos tem oscilações térmicas (amplitude térmica) baixa ou moderada em função das massas de água amaciadores. A água mantém por mais tempo a temperatura ambiente. Em contrapartida, o clima continental ou das zonas interiores tende a produzir fortes oscilações tanto térmica diária quanto anual, com exceção das zonas equatoriais e tropicais, onde altas temperaturas são constantes e zonas polares, onde baixas temperaturas são constantes.

Nos desertos a massa mineral das areias esquenta rápidamente com os raios solares e esfria rápidamente com a ausência desses mesmos raios solares, causando grandes amplitudes térmicas diárias. A temperatura é um parâmetro físico descritivo de um sistema vulgarmente associado às noções de calor ou frio.

Predefinição:Portal-meteorologia

Ícone de esboço Este artigo sobre Meteorologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.