Amy, a menina da mochila azul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Amy, la niña de la mochila azul
Amy, a Menina da Mochila Azul (BR)
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 45 minutos;(segunda a sexta)
Criador(es) Rubén Galindo Aguilar
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Alejandro Frutos Maza
Roberto Sosa
Produtor(es) Rubén Galindo Jr.
Santiago Galindo
Elenco Danna Paola
Eduardo Capetillo
Nora Salinas
Harry Geithner
ver mais
Tema de abertura «Azul como el cielo» (por Tatiana, Danna Paola)/«La de la mochila azul» (Joseph Sasson)
Transmissão original México 23 de fevereiro de 2004México 30 de julho de 2004
N.º de episódios México 116
Cronologia
Último
Último
Alegrijes Y Rebujos
Misión S.O.S
Próximo
Próximo

Amy, la niña de la mochila azul (no Brasil: Amy, a Menina da Mochila Azul) foi uma telenovela mexicana infantil produzida pela Televisa e exibida entre 23 de fevereiro e 30 de julho de 2004.

A trama apresenta Danna Paola e Pedro Armendáriz Jr. como protagonistas infantis , Eduardo Capetillo e Nora Salinas como protagonistas adultos, e Lorena Herrera, Alejandro Tommasi, Alejandra Procuna e Alejandra Meyer como antagonistas principais.

Foi exibida no Brasil, pelo SBT, entre 26 de abril e 10 de setembro de 2004.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Rapidamente em seu caminho os furacões destroem cidades inteiras. A fúria dos ventos é capaz de levantar casas e torná-las como pequenos aviões de papel. Tão impressionante como a fúria, porém, é a calma e o silêncio que fica depois do furacão. Afinal tudo parece ficar imóvel, parece que o tempo pára. No meio dessa estranha calma, o capitão Mathias e sua esposa, Pérola, encontraram uma preciosa bebezinha flutuando no meio do mar. Embora Pérola e Mathias fossem felizes, o bebê deu um novo sentido em suas vidas. E assim, a batizaram com o nome de Amy.

Eles formavam uma família perfeita. Um dia estavam os três em alto mar, a bordo de um dos maiores barcos de Mathias, e de repente foram surpreendidos por uma terrível tormenta. Pérola escorregou e caiu no mar. Ao perceber que não teria como sobreviver, ela pediu a Mathias para sempre cuidar e proteger sua bebezinha e nunca abandonar a pequena Amy

Assim, Amy e Mathias ficaram sós. Desde então, Mathias jamais voltou a ser o mesmo, aquele grande pescador, o mais valente de Porto Esperança. Ele passou a ter um tremendo temor do mar, um medo terrível que nunca mais saiu novamente para pescar.

Pouco a pouco, Mathias foi perdendo tudo. Agora, o que possui é somente para comer e pagar o colégio de Amy. Cláudio, o terrível, ambicioso e inescrupuloso líder dos pescadores, no qual quer tirar o único barco que restou a Mathias, o velho Bucanero.

O Bucanero e um barco velho caindo aos pedaços, usado para pesca de camarão. Desde o acidente o Bucanero está ancorado próximo aos pescadores. Aos olhos de muitos, não passa de um monte de ferros flutuantes. No entanto, por incrível que pareça, Amy e o capitão Mathias aprenderam a ser felizes.

Amy tornou-se uma linda menina de oito anos. Deseja ser capitã, como seu querido pai. Para ajudá-lo, Amy recolhe conchas do mar e com elas faz colares que vende nas ruas do povoado e na praia.

Quem não conhece Amy pode confundi-la com um menino, pois ela é travessa, atrevida e se veste como um marinheiro. Algumas pessoas sentem pena dela, outras a ignoram por não ter uma família comum e não morar em uma casa normal. Para Amy nada disso importa. A única coisa realmente importante é que ela e seu pai se amam.

O que Amy não sabe é que seu verdadeiro pai é Otávio Bitencurt, um nobre milionário que acabou de chegar ao porto com a esperança de encontrar o filho perdido há nove anos, durante o furacão. Otávio está com câncer e tem os dias contados. O filho, que ele pensa ser um menino, herdará a sua fortuna. Desesperado, Otávio se disfarça de palhaço na busca pela criança e conhece Amy. Os dois tornam-se grandes amigos. Otávio não imagina que na realidade a menina é sua filha.

Amy tem uma turma chamada Os Caçadores de Tesouros. Todas as tardes as crianças da turma fazem uma fogueira para escutar os relatos de Mathias. Assim ficam sabendo que em um lugar chamado A Curva dos Espíritos está enterrado um fabuloso tesouro Maia, e que ninguém conseguiu chegar até lá. Segundo a lenda, somente um nobre, de coração e espírito, montado em um corcel de ferro poderá chegar até o tesouro. Este nobre de coração é Raul, um menino que chega da capital dirigindo uma velha caminhonete que acabou ficando sem gasolina. Amy encontra uma alma gêmea, que anseia por aventuras. Aí nasce uma relação inocente e mágica.

Não muito longe do porto, numa pequena ilha, existe um imponente e pavoroso castelo, mais conhecido como Orfanato São Felipe. Lá vive uma mulher má, a temida Carlota. Ela é perversa e usa os órfãos como pretexto para obter dinheiro de pessoas caridosas. Ela utiliza o dinheiro para comprar jóias, pois tem por objetivo possuir a maior coleção de jóias do mundo. Para evitar ser descoberta, Carlota se encarrega de botar medo nos meninos que moram no orfanato, com castigos severos. Mas Carlota tem um problema: para continuar recebendo donativos, terá que abrigar mais crianças. E assim ela passa a ficar de olho em Amy, uma menina cuja paternidade é duvidosa e o pai de criação tem problemas econômicos.

Graças a uma mensagem que os órfãos de São Felipe enviam em uma garrafa de cristal, Amy fica sabendo das intenções de Carlota. Desde então, a possibilidade de ser separada de seu pai vira um pesadelo. Para agravar a situação, Amy sabe que em São Felipe as crianças que não cumprem as regras de Carlota são presas em uma torre, sem comida.

Minerva, que agora é cúmplice de Carlota, quando criança também foi uma de suas vítimas. Carlota roubou sua infância e assim ela se tornou uma menina fantasma, que passou a infância chorando, trancafiada na torre mais alta do castelo esperando o dia em que uma alma valente a resgatasse.

Esse coração valente é Amy. Ao chegar em São Felipe, Amy descobre que sua missão é lutar contra as maldades de Carlota, resgatar os orfãos e Minerva de si mesma, mas Amy não está sozinha: ela tem a ajuda de Raul, da turma e de sua amiga Coral, uma linda sereia que a guiará ao longo de toda a história. Essa sereia dá de presente a Amy uma estrela do mar mágica onde está indicando os “cinco caminhos de luz”. Cada um conduziria a um universo mágico em que Amy encontrará o maior tesouro do mundo: A Felicidade, mas essa aventura pode ser muito perigosa para Amy - existe alguém muito malvado que pretende tirar a estrela mágica dos 5 pontos de Amy, um homem que se chamava "Ivaldoviti Petroviti". Era dono de um circo que estava ali na cidade, e na verdade se chamava "Tritão" - era um peixe que a muito tempo foi expulso do mar por ser um peixe mau e egoísta desde então quer a estrela de 5 pontos por que só assim com esses 5 caminhos de luz poderá regressar ao mar, recuperar seus poderes e se vingar de todos os seres marinhos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Alejandro Speitzer - Toninho
  • Luciano Corigliano - Paulinho
  • Charly Alberto - Maciel
  • Ricardo Kleinbaum - Mauro
  • Moisés Suárez - Benito
Atores convidados
  • Juan Carlos Flores - Fabiano
  • Julio Veja - Melésio
  • Roberto Ruy - Juvenal
  • Hector Cruz - Roberto
Participações especiais
  • Sandra Destenave - Graciela
  • Roberto Munguia - Ramiro
  • Jorge Ortin - como Manuel
  • Manuel Landeta - Tritão (Vilão Principal)
  • Alejandro Villeli - Capitão Barracuda

Perfil dos Personagens[editar | editar código-fonte]

Otávio Bitencurt (Eduardo Capetillo) Solitário e milionário que vive com a culpa de ter abandonado Marina, quando estava grávida, e agora luta para encontrar seu filho. A dor de ter perdido o amor de sua vida não lhe permite ser feliz.Quando conhece Amy,se torna amigo dela e passa a se vestir de palhaço para alegrar as crianças.Até hoje pensa que o filho era um menino

Mathias (Pedro Armendáriz Jr.) “O Capitão”, como todos o chamam, é o pai adotivo de Amy. Ele a ama e sempre a viu como sua própria filha. Mathias é um homem honesto e nobre, e sempre justifica as travessuras de Amy e sua turma. Pescador de camarões, desde a morte de sua esposa passou a ter pavor do mar.

Coral (Tatiana) Morre no mar, durante um furacão, quando Amy era recém-nascida. É na realidade Marina, a mãe de Amy. Ela aparece como uma sereia, a quem Amy chama de Coral.

Amy Granados (Danna Paola) Filha adotiva do capitão Mathias. Amy tem 9 anos e é uma menina audaz, inocente e muito bonita. Veste-se como um menino, pois foi assim que o pai a criou, e às vezes arranja brigas com outros meninos maiores. Vende colares e pulseiras, que ela mesma faz com conchinhas, para ajudar em casa. Amy sempre defende seus amigos,Raul e Gato e é capaz de tudo para vê-los felizes, mesmo que se meta em mil e uma encrencas. Tem uma amiga sereia chamada Coral e se apaixona por Raul.

Carlota (Alejandra Meyer) (Vilã) Diretora do orfanato de São Felipe. Carlota é uma mulher amargurada, avarenta e ambiciosa. Utiliza o dinheiro das doações para as crianças em seu próprio benefício, comprando coleções de jóias. Tem voz de sargento e veste-se como uma militar. Tem exesso de pelos em todo o corpo e tem um mau halito que fede a bicho morto. Ao longo da história, revela ser uma bruxa, com mais de 1000 anos de idade que passou toda sua vida torturando crianças e roubando a infância delas.

Raul Hinojosa (Joseph Sasson) Garoto da capital que chega para morar no povoado, ele se encanta com Amy. Raul sempre luta pelo que quer, é muito valente e graças a Amy aprende a valorizar mais a sua família, especialmente seus pais. Junto com Amy viverá o primeiro amor.

Leonora Rivas (Lorena Herrera) (Vilã) Investigadora contratada por Otávio para encontrar o paradeiro de seu filho. É muito ambiciosa e mau caráter. Gosta de vestir-se elegantemente para que todos percebam que tem dinheiro. Alia-se a Cláudio para enganar Otávio.

Adriano González “o Gato” (Carlos Speitzer) O Gato é um menino órfão, mas que na verdade fugiu de sua casa e mora no vagão da “velha Lola”, uma locomotiva abandonada. É inteligente e muito bom em matemática. Amigo de Amy, é um dos líderes da turma. Fascinado por aventuras, da noite para o dia se transformará no ilustre filho de um milionário.

Maria Lúcia (Geraldine Galván) Menina rica, caprichosa e vaidosa, que se sente superior a todo mundo. Maria Lúcia é inimiga de Amy e vive arrumando problemas para culpá-la.

Maria Paula (Nicole Durazo) Irmã de Maria Lúcia, Maria Paula é doce e bondosa, mas, devido a sua insegurança, finge ser como seus irmãos, pois tem medo de ser rejeitada. No entanto, ela não concorda com a maneira que tratam a turma de Amy.

Germano Rosales (Alex Perea) Membro da turma dos “Caçadores de Tesouros”. É encrenqueiro e rebelde. Falta-lhe orientação dos pais, pois na sua casa não há harmonia. É o melhor atleta e o pior aluno da escola.

Cláudio Rosales (Alejandro Tommasi) (Vilão) Pai de Paulinho e Germano, homem ambicioso e sem escrúpulos, não tem compaixão por ninguém. Cláudio engana Otávio para ficar com sua fortuna. Nada poderá deter sua voraz ambição de transformar-se no "“rei do camarão".

Bruno (Fabián Robles) Fiel amigo do capitão Mathias e padrinho de Amy. Bruno sempre defende os direitos de seus companheiros pescadores e também defende Mathias e Amy das críticas do povo. Está apaixonado pela professora Alma mas não se atreve a confessar, pois tem medo de ser rejeitado por não ter terminado o primário.

Emilia Álvarez (Nora Salinas) Médica do povoado, dirige a clínica fundada por seu pai. É muito carinhosa e sempre se preocupa com seus pacientes. Emilia se apaixona por Otávio e luta para que seu amor possa se concretizar.

Minerva Camargo(Alejandra Procuna) Empregada do conselho tutelar, vive ressentida com a vida. É órfã e foi muito maltratada por Carlota. Os pais de Minerva morreram quando ela ainda era mocinha. Perdeu sua infância, transformando-se em uma mulher amargurada, ressentida e ambiciosa. Minerva tenta separar Amy de Mathias para ficar bem com Carlota.

Sebastião (David Ostrosky) Marido de Angélica e pai de Carolina e Raúl, é um mecânico que esta na cidade consertando um locomotiva abandonada, sofre um acidente onde fica paralítico em uma cadeira de rodas.

Angélica Hinojosa (Sharis Cid) Esposa de Sebastião e mãe de Carolina e Raúl. Angélica é uma mãe dedicada e disciplinadora, apesar de Sebastião pedir para ela não ser tão dura. Ama os filhos e o marido e faria qualquer coisa por eles. Quando o marido fica paralítico ela vai trabalhar para sustentá-los e para arrumar dinheiro para a cirurgia de Sebastião.

Ivaldoviti Petroviti "Tritão" (Manuel Landeta) (Vilão Principal) Homem mau, egoísta e sem sentimentos, não tinha pena de ninguém, não tinha sentimentos e nem emoções, era dono de um circo que estava ali no povoado, na realidade ele se chamava Tritão e era um homem peixe que foi expulso do mar, por ser um peixe muito malvado, desde então quer regressar ao mar, recuperar seus poderes e se vingar de todos os seres marinhos.

Capitão Barracuda (Alejandro Villeli) Capitão, amigo de Matias, um homem muito sabio, que tinha respostas pra quase tudo na vida, era o unico que sabia de todos os segredos de Matias, e era o unico que sabia que Amy, não era sua verdadeira filha.

Virginia Castro (María Luisa Alcalá) Dona do restaurante de Porto Esperança. Virginia é simpática e sempre está atenta a tudo. É uma mulher de caráter, sempre apoiou Manuel e seus netos. É apaixonada por Mathias.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Amy, la niña de la mochila azul é uma adaptação do filme La niña de la mochila azul, escrito por Rubén Galindo Aguilar, produzido em 1978, e protagonizado por María Rebeca e Pedro Fernández.
  • Foi reprisada pela primeira vez pelo canal pago TLN, em 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]