Análise do valor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde dezembro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Análise do valor é uma metodologia utilizada para a identificação de funções e o relacionamento com os custos para realizar cada função visando identificar e eliminar custos desnecessários. É eficaz na melhoria dos desempenhos funcionais e na consideração dos recursos necessários para obter cada função. Originalmente criada por Lawrence D. Miles em 1942 na GE americana, denominada de "Value Analysis", a Análise do Valor propõe a utilização de uma metodologia com ênfase na análise das funções de um produto, projeto, processo ou serviço visando mensurar o valor de cada função com a finalidade de desenvolver alternativas para otimizar a relação benefício x custo de cada função (PEREIRA FILHO, 1998). Na década de 1990 diversas aplicações foram pesquisadas pelo Independent Project Analysis (IPA) que passou a recomendar a aplicação desta metodologia, chamando-a de Value Improving Practices (Práticas de Melhoria do Valor) (IPA, 2005)

As aplicações da Análise do Valor ultrapassaram o domínio dos produtos para abranger também os serviços, os projetos e os procedimentos administrativos.

Referências[editar | editar código-fonte]

CSILLAG, J. M. (1995). Análise do Valor, metodologia do valor, engenharia do valor, gerenciamento do valor, redução de custos, racionalização administrativa Ed. Atlas, 367 p. São Paulo INDEPENDENT PROJECT ANALYSIS (2005). A Guide TO VIP. PEREIRA FILHO, Rodolfo Rodrigues (1998). Análise do Valor: Prática de Melhoria Contínua. São Paulo: Nobel. SARTORI, Eloi.(2008).Gestão pelo Valor moldando a Estratégia.