Análise quantitativa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Em química analitica, análise quantitativa é o estudo de métodos para separação e determinação da quantia de um componente em uma mistura ou solução. Utiliza-se de diversas técnicas e recursos, possuindo amplo emprego no setor agronomo, setor farmaceutico, amostragem industrial, diagnosticos médicos, áreas de pesquisas como química, bioquímica, biologia, geologia e inúmeras outras ciências.

Metodos Empregados[editar | editar código-fonte]

Diferente de uma análise qualitativa, onde o objetivo é determinar a natureza do composto em uma amostra, a química quantitativa se baseia em determinar a concentração, a massa ou o peso molar da amostra em estudo, chamada de analito. Para isso normalmente usa-se de reações químicas conhecidas e bem compreendidas, onde um dos reagentes é o analito. Pode-se empregar então diversos instrumentos para determinação das quantidades gastas durante as reações, normalmente usando-se relações molares já conhecidas. Dois processos de análise são amplamente utilizados em laboratórios atualmente, sendo eles a gravimetria e a titrimetria. Com o avanço tecnológico na fabricação de instrumentos de pesagem e as atuais balanças analiticas com altos graus de precisão, a gravimetria constitui um dos métodos mais precisos em análise quantitativa, sendo, no entanto, mais demorada e complexa em comparação a titulações, que embora menos exatas em seus resultados finais, são mais convenientes e facilmente automatizadas, sendo muito empregadas em análises de rotina em laboratorios e industrias.[1]

Gravimetria[editar | editar código-fonte]

Titrimetria[editar | editar código-fonte]

Titulação Volumetrica[editar | editar código-fonte]

Os métodos volumétricos utilizados em análise quantitativa são: acidimetria, alcalimetria, argentometria, iodometria e permanganometria.

Titulação Gravimetrica[editar | editar código-fonte]

Titulação Coulometrica[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Skoog, Douglas A.; West, Donald M.; Holler, F. James; Fundamentals of Analytical Chemistry, 7th Ed., Orlando: Saunders College Publishing,1997. 976p.