Ana Comnena Angelina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ana Comnena Angelina (ca. 11761212 (36 anos)) era filha do imperador bizantino Aleixo III Ângelo e de Eufrósine Ducaina Camaterina.

História[editar | editar código-fonte]

O seu primeiro casamento foi com o sebastokratōr Isaac Comneno, um sobrinho-neto do imperador Manuel I Comneno. Tiveram uma filha, Teodora Angelina, que se casou com Ivanko da Bulgária. Pouco depois de o pai de Ana se ter tornado imperador, em 1195, Isaac Comneno foi enviado para combater a Revolta da Valáquia e da Bulgária. Foi capturado, transformado em peão entre as facções rivais valáquias e búlgaras, e morreu posto a ferros.

O seu segundo casamento foi com Teodoro Láscaris, que viria a tornar-se imperador de Niceia, e foi celebrado como duplo casamento no início do ano de 1200 (o outro casal de noivos era a irmã de Ana, Irene, e Aleixo Paleólogo). Ana e Teodoro tiveram três filhas e dois filhos:

  1. Nicolau Láscaris (m. ca. 1212)
  2. João Láscaris (m. ca. 1212)
  3. Irene Lascarina, que se casou primeiro com o general Andrónico Paleólogo e posteriormente com João III Ducas Vatatzes, imperador de Niceia
  4. Maria Lascarina, que se casou com o rei Bela IV da Hungria
  5. Eudóxia Lascarina, prometida a Roberto de Courtenay, mas que se casou antes de 1230 com Anseau de Cayeux, o governador latino da Ásia Menor

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • K. Varzos, I genealogia ton Komninon (Tessalónica, 1984).
  • O city of Byzantium: annals of Niketas Choniates tr. Harry J. Magoulias (Detroit: Wayne State University Press, 1984) em especial as páginas 255–258 e 280.