Ana Maria Magalhães (escritora)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ana Maria Magalhães (escritora)
Nacionalidade Portugal Portuguesa
Data de nascimento 14 de Abril de 1946 (68 anos)
Local de nascimento Lisboa
Gênero(s) Infanto-juvenil, aventura
Ocupação Professora
Obra(s) de destaque Colecção Uma Aventura
Cônjuge Zeferino Coelho
Filhos Tiago Filipe de Oliveira Martinho Cabral de Magalhães

Mariana de Oliveira Martinho Cabral de Magalhães

Parentes Maria Teresa Guerra Bastos Gonçalves (mãe)

Tozé Martinho (irmão)

Manuel Maria Gonçalves de Oliveira Martinho (irmão)

Matilde Cabral de Magalhães Aguiar (neta)

Leonor Cabral de Magalhães Aguiar (neta)

Ana Maria Gonçalves de Oliveira Martinho de Magalhães (Lisboa, 14 de Abril de 1946) é uma escritora portuguesa, principalmente direccionada para a literatura infanto-juvenil.

É principalmente conhecida por ter escrito a colecção Uma Aventura, em dupla com Isabel Alçada, ex-Ministra da Educação. Conheceu Isabel em Outubro de 1976, no primeiro dia do ano lectivo, na sala de professores da Escola Básica Fernando Pessoa, em Lisboa. Ambas docentes de Língua Portuguesa nessa escola, publicaram o primeiro livro da saga em 1982, Uma Aventura na Cidade. O número mais recente foi escrito e publicado em 2010.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Ana Maria Magalhães, baptizada como Ana Maria Gonçalves de Oliveira Martinho, nasceu numa família estável que a marcou positivamente durante a infância. É irmã do ator e escritor Tozé Martinho, ambos filhos do médico António Caetano de Oliveira Martinho e de sua mulher Maria Teresa Guerra Bastos Gonçalves, nascida em, conhecida actriz, com o nome artístico de Tareka, e de Manuel Maria Gonçalves de Oliveira Martinho.

Foi casada com António Manuel Cabral de Magalhães, filho de Virgílio Manuel dos Anjos de Magalhães e de sua mulher Maria Antonieta Portela Cabral, meia-sobrinha-bisneta do 1.º Visconde da Amoreira da Torre, pai do seu filho Tiago Filipe de Oliveira Martinho Cabral de Magalhães, casado, e da sua filha Mariana de Oliveira Martinho Cabral de Magalhães, casada com Jorge Manuel Correia Aguiar (Nordeste, Nordeste, 5 de Janeiro de 1968) e mãe das suas duas netas, Matilde Cabral de Magalhães Aguiar (Ponta Delgada, 13 de Dezembro de 2001) e Leonor Cabral de Magalhães Aguiar (Ponta Delgada, 18 de Junho de 2004). Divorciada deste, é actualmente casada com Zeferino Coelho, diretor da Editorial Caminho, editora que publica desde o início a coleção Uma Aventura. Foi aluna do Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Lisboa, tendo lá concluído o antigo 7o Ano do Curso Geral dos liceus.

ligações internas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.