Ana Paula Araújo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ana Paula Araújo
Nascimento 15 de abril de 1972 (42 anos)
Rio de Janeiro, (RJ)
 Brasil
Nacionalidade Brasileira
Ocupação Jornalista
Principais trabalhos RJTV, Jornal Nacional
Prémios Emmy Awards

Ana Paula Araújo (Rio de Janeiro, 15 de abril de 1972) é uma jornalista brasileira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. E mesmo antes disso, já era possível ouvir a voz da atual apresentadora do RJTV em uma rádio de Juiz de Fora, cidade onde foi criada desde bebê, apesar de nascer no Rio. Ana Paula Araújo começou sua graduação em comunicação na faculdade de Comunicação Social (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora aos 16 anos, mas ao conseguir um estágio na Rádio Globo e CBN, mudou para o Rio de Janeiro, sua cidade natal, onde terminou o curso na Universidade Federal Fluminense. Teve 3 anos de experiência na Rede Record antes de apresentar o programa Rio em Manchete [1] , na extinta TV Manchete RJ, entre 1994 e 1996,onde também apresentou o Jornal da Manchete, de abrangência nacional, e um jornal local. Quando mudou-se para a Rede Globo, em setembro de 1999, apresentou o primeiro telejornal como titular, o Bom Dia Rio. Pouco depois, em janeiro de 2000, estreou no RJTV fazendo dupla com Márcio Gomes. Trabalharam juntos até 2006, quando Ana Paula ausentou-se para dar à luz sua primeira filha. Voltou ao trabalho, após a licença-maternidade, como repórter. Nessa epóca começou a apresentar eventualmente o Bom Dia Brasil. Em 2008 começou a fazer plantões no Jornal Hoje, aos sábados.

De 2009 à 2013 voltou a apresentar o RJTV, em um novo formato do telejornal regional, obtendo sucesso na função e sendo chamada para fazer grandes coberturas, como a da ocupação do Complexo do Alemão.

Emmy[editar | editar código-fonte]

Destacou-se em novembro de 2010, quando a polícia ocupou a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão: ficou cerca de oito horas seguidas no ar transmitindo ao vivo os acontecimentos. Um ano depois, em setembro de 2011, esta a cobertura deu à equipe da Globo o prêmio Emmy Internacional, o Oscar da televisão mundial. [2]

Destaque na Globo[editar | editar código-fonte]

O Emmy colocou Ana Paula entre os principais nomes do jornalismo da globo e passou a cobrir os fins de semanas, as folgas e até as férias dos apresentadores do Jornal Nacional e também passou a cobrir as férias de Renata Ceribelli no Fantástico . Manteve-se também como apresentadora do RJTV, apresentadora eventual no Bom Dia Brasil [3] e repórter especial no Jornal Nacional.

Em 2013, assume a bancada do Bom Dia Brasil, ao lado de Chico Pinheiro[4] [5] . Sendo sucessora de Renata Vasconcellos que foi para o Fantástico. No RJTV 1º Edição foi substituída por Mariana Gross[6] .

Referências

Precedido por
Renata Vasconcellos
Apresentação do Bom Dia Brasil
2013-
Sucedido por
atual
Precedido por
Renata Capucci
Apresentação do RJTV 1ª Edição
2009-2013
Sucedido por
Mariana Gross