Ana Salazar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ana Salazar GOIH (Lisboa, 19 de Julho de 1941) é uma estilista[1] portuguesa.

Carreira[editar | editar código-fonte]

No princípio da década de 70 revolucionava a moda em Portugal apresentando vestuário de vanguarda em eventos, "acontecimentos de moda", como a própria denominava, em locais inusitados e para audiências de milhares de pessoas. Foi considerada pela imprensa nacional e internacional como a pioneira da moda em Portugal.

A partir de 1978 e como consultora de moda interessa-se pelo trabalho e divulgação de novos talentos emergentes. Em 1985 abre loja e base comercial em Paris para internacionalizar a marca nos principais mercados de moda de autor, como Milão, Nova Iorque e Tóquio, passando a comercializar a mesma nestes países. A loja foi considerada por várias publicações, entre elas a Marie Claire francesa, como um dos cinco mais importantes templos da moda.

Participou em várias exposições temáticas em Portugal e no estrangeiro, designadamente "La mode au XXéme siècle" no Museu do Louvre em Paris e no Museu Nacional do Traje em Lisboa; "Traje, um objeto de arte" da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa; "Moda e design de objectos" da Europalia em Bruxelas; "Variations Gitanes" do Museu do Louvre em Paris; "Histoire de mode d'hier et d'aujoud'hui" do Musée des arts de la mode" em Paris.

Ao longo da sua carreira tem vindo a criar em regime de licenciamento perfumes, azulejos, óculos e uma linha de têxteis para casa.

Em 2003 é lançado o livro "Ana Salazar, uma biografia ilustrada". Nesse mesmo ano cria a nova linha de vestuário dos CTT Correios de Portugal.

Ao longo da sua carreira tem sido galardoada com inúmeros prémios, entre os quais se destacam o Globo de Ouro, o Troféu Sena da Silva do Centro Português de Design, e a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pelo então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

Em 2012 é convidada a participar no Museu do Design e da Moda (MUDE) "Diz-me do que gostas… Dir-te-ei quem és". Nesse mesmo ano completa 40 anos de carreira, sendo homenageada no Baile da Rosa, no Portugal Fashion e nos Fashion TV Awards.

Em 2013 lança a sua nova marca Ana by Herself, com a apresentação de acessórios, a qual é alargada em 2014 com peças exclusivas de edição limitada e de pronto-a-vestir.

Prémios[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Mulher Portuguesa. Mulherportuguesa.com.
  2. Remade Ana Salazar. Remadeinportugal.pt.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.