Ana d'Este

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ana d'Este
Duquesa consorte de Nemours
duquesa consorte de Guise
Retrato de Anna d'Este por um artista desconhecido, segunda metade do século XVI, óleo sobre madeira. Versalhes, Musée du Château
Marido Francisco, Duque de Guise
Jaime de Saboia-Nemours
Descendência
Por Francisco de Lorraine
Henrique I de Guise
Catarina, duquesa de Montpensier
Carlos de Guise, Duque de Mayenne
Luis II, cardeal de Guise
Por Jaime de Savoie
Carlos-Emanuel de Saboia-Nemours
Henrique II de Saboia-Nemours
Nome completo
Anne d'Este (em francês)
Anna d'Este (em italiano)
Casa Real Casa de Este (de nascimento)
Casa de Guise (de casamento)
Pai Hércules II de Ferrara
Mãe Renata de França
Nascimento 16 de novembro de 1531
Ferrara
Morte 17 de maio de 1607 (75 anos)
Paris, França

Ana d'Este (nascida Anna d'Este; Ferrara, 16 de novembro de 1531 - Paris, 17 de maio de 1607) foi uma princesa importante, com influência considerável na corte da França e uma figura central das Guerras religiosas na França. Em seu primeiro casamento, ela foi duquesa de Aumale, depois de Guise, em seu segundo casamento foi duquesa de Némours e Genevois.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ana d'Este nasceu em 16 de novembro 1531, e era a filha mais velha do duque de Ferrara, Hércules II e de Renata de França. Ela cresceu em Ferrara, onde recebeu uma excelente educação. Ela também estudou música, canto, dança, história e pintura. A futura escritora e estudiosa Olympia Fulvia Morata foi escolhida como uma de suas companheiras na corte.[1]

Casou em 1549 com Francisco I de Lorena-Guise (nascido no castelo de Bar em 17 de fevereiro de 1519 e morto em 24 de fevereiro de 1563 em Saint Mesmin), marquês de Mayenne, príncipe de Joinville, segundo Duque de Guise em 1550. Ana d´Este considerava o almirante de Gaspar II de Coligny responsável pela morte do marido, e sua entrevista com ele, em Moulins, foi somente de aparente reconciliação.

Casou depois em 1566 com Jaime ou Jacques de Savóia (Vauluisant 1531-1585 Annecy), Duque de Nemours, viúvo de Françoise de Rohan, filho de Filipe de Nemours (1490-1533) e de Charlotte de Longueville, em quem se extinguiu a linha masculina Savóia-Nemours, em 1651.

Assistiu à extinção de sua família e da Casa d’Este, ao morrer seu irmão Afonso II d´Este, quinto duque de Ferrara, e depois da morte de seus próprios filhos, o Duque Henrique de Guise e o Cardeal de Guise, assassinados no castelo de Blois.

«Grande rei», teria ela exclamado diante da estátua de Luís XII, «por que construiu este castelo para que os filhos de sua neta nele perecessem!»

Ronsard cantou seus louvores:

Venus la sainte en ses grâces habite
Tous les amours logent en ses regards
Pour ce, a bon droit, telle dam mérite
D'avoir été femme de notre Mars.

Tiveram sete filhos, entre os quais:

Referências

  1. Robin, Larsen e Levin. p. 269.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Severin Bertrand: Oraison funebre sur le trespas de tres-haulte, tres-illustre et tres-vertueuse Princesse Anne d'Est', Duchesse de Chartres, de Guyse, Nemours, Genevois, &c. Paris 1607.
  • Le sieur de La Palud: Discour funebre sur la mort de tres-Illustre Princesse Anne D'est Duchesse de Genevois, Nemours, Chartres, &c. Chambéry (1609).
  • Francesco Agostino della Chiesa: Theatro delle donne letterate, con vn breve discorso della preminenza, e perfettione del sesso donnesco, Mondovi 1620.
  • Hilarion de Coste: Anne d'Est ou de Ferare, Duchesse de Guise & de Nemours. In: Id.: Les éloges et vies des reynes, princesses, dames et damoiselles illustres. Paris 1630, p. 32–37.
  • Robin, Diana Maury; Larsen, Anne R. e Levin, Carole. Encyclopedia of women in the Renaissance: Italy, France, and England (em inglês). [S.l.]: ABC-CLIO, Inc, 2007.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ana d'Este