Ana de Hesse-Darmstadt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ana de Hesse e do Reno
Princesa de Hesse e do Reno
AnnaHessenMeSchw.jpg
Princesa Ana de Hesse-Darmstadt
Governo
Consorte Frederico Francisco II de Mecklemburgo-Schwerin
Casa Real Casa de Hesse
Vida
Nascimento 25 de Maio de 1843
Bessungen, Hesse-Darmstadt
Morte 16 de abril de 1865 (21 anos)
Schwerin, Mecklemburgo-Schwerin
Filhos Ana de Mecklemburgo-Shwerin
Pai Carlos de Hesse e do Reno
Mãe Isabel da Prússia

Ana de Hesse e do Reno (em alemão:Prinzessin Anna von Hessen und bei Rhein), (25 de maio de 1843 - 16 de abril de 1865) foi a consorte e segunda esposa de Frederico Francisco II, Grão-duque de Mecklemburgo-Schwerin.

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

A princesa Ana de Hesse e do Reno, terceira criança e única filha do príncipe Carlos de Hesse e do Reno e da sua esposa, a princesa Isabel da Prússia, nasceu em Bessungen, no Grão-ducado de Hesse.[1] O seu avô paterno era Luís II, grão-duque de Hesse e do Reno. A sua mãe era uma neta do rei Frederico Guilherme II da Prússia.

Ó seu irmão mais velho Luís casou-se em 1862 com a princesa Alice do Reino Unido, terceira criança e segunda filha da rainha Vitória.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Na adolescência, Ana foi considerada para noiva do futuro rei Eduardo VII do Reino Unido (conhecido por "Bertie" na família).[2] Enquanto a mãe dele, a rainha Vitória, foi a favor da união, a irmã mais velha de Bertie opôs-se a ela por acreditar que Ana tinha "uma convulsão perturbadora".[2] Contudo, à medida que o tempo passava, Vitória começou a ficar cada vez mais impaciente e tentou ignorar as pistas da filha que davam Ana como pouco adequada para o papel de princesa de Gales, declarando: "Estou muito satisfeita com os relatos sobre a princesa Ana (tirando as convulsões)".[3] No final foi escolhida a princesa Alexandra da Dinamarca.

No dia 4 de julho de 1864, Ana casou-se em Darmstadt com o grão-duque Frederico Francisco II de Mecklemburgo-Schwerin, filho do grão-duque Paulo Frederico I de Mecklemburgo-Schwerin.[1] Ana foi a sua segunda esposa. A primeira, a princesa Augusta de Reuss-Köstritz, tinha morrido em 1862. Juntos tiveram uma filha:

Morte[editar | editar código-fonte]

Ana morreu de febre puerperal uma semana depois de dar à luz a sua única filha e foi enterrada na Catedral de Schwerin.

Referências

  1. a b C. Arnold McNaughton, The Book of Kings, volume 1, page 416
  2. a b Pakula, p. 143
  3. Pakula, p. 144