Anacruse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Anacruse, BWV 736 Loudspeaker.svg? Play

Anacruse é o nome que se dá à nota ou sequência de notas que precedem o primeiro tempo forte do primeiro compasso de uma música. Os guias de estilo ocidentais de notação musical costumam incluir a recomendação de que, quando a música se inicia com anacruse, o compositor (ou copista) deve remover um número correspondente de tempos do último compasso da partitura para manter o número de compassos da peça em um número inteiro.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Podemos ter, por exemplo, uma música em tempo quaternário simples (4/4) cujo primeiro compasso possui somente 1, 2 ou 3 tempos. Os tempos ausentes (inexistentes no primeiro compasso) podem surgir no final da frase musical ou no último compasso da própria música, ou ainda, não serem compensados. É importante não confundir com compassos acéfalos ou téticos (onde a música inicia-se ou não com pausa, mas o compasso é completo em tempos)....

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.