Anasarca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anasarca
Classificação e recursos externos
CID-10 R60.1
CID-9 782.3
DiseasesDB 9148
MedlinePlus 003103
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

Anasarca é um sintoma caracterizado por um inchaço distribuído pela pele de todo corpo devido ao derrame de fluido no espaço extracelular. Inclui também ascite. Embora por si só não leve à morte, a doença que a causa pode matar. Algumas das doenças mais graves com este sintoma incluem falência renal e insuficiência hepática que matam por não eliminar todas as toxinas do corpo humano e porque os órgãos não realizam suas funções adequadamente.

A hidropsia é a anasarca fetal. Quando o bebê já nasce edemaciado, inclusive a cabeça, já que o crânio ainda não fechou diz-se que está com hidropsia. As causas mais comuns são doenças maternas como a DHEG e o tabagismo, além de infecções na gestação como rubéola e toxoplasmose. O tratamento é muito variável mas geralmente são casos graves que necessitam de acompanhamento de perto e internação.

Tratamento

O tratamento incide sobre a doença subjacente, mas pode também ser de alívio de sintoma com diuréticos, diálise ou paracentese uma vez que o paciente pode sentir muito desconforto, às vezes até para respirar. A alimentação depende da doença base, por exemplo se for falência hepática não é recomendado a ingestão de proteínas porque sobrecarrega o fígado, se for renal não é recomendada a ingestão de sal, o que é consenso é a restrição da quantidade de líquidos ingeridos, nos casos graves não pode ultrapassar 1L de água por dia.

Ícone de esboço Este artigo sobre medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.