Anastasia (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Anastasia
Anastásia (PT)
Anastasia (BR)
 Estados Unidos
1997 • cor • 94 min 
Direção Don Bluth
Gary Goldman
Roteiro Susan Gauthier
Bruce Graham
Bob Tzudiker
Noni White
Eric Tuchman
Elenco Meg Ryan
John Cusack
Kelsey Grammer
Christopher Lloyd
Angela Lansbury
Género Animação
Idioma Inglês
Lançamento 28 de novembro de 1997Brasil
27 de março de 1998 Portugal
Página no IMDb (em inglês)

Anastasia (Em Portugal, Anastásia) é um filme norte americano de animação musical, do gênero aventura e drama, produzido e dirigido por Don Bluth e Gary Goldman. Foi o primeiro filme a ser lançado pela Fox Animation Studios. O filme apresenta as vozes de Meg Ryan, John Cusack, Kelsey Grammer, Christopher Lloyd, Hank Azaria, Bernadette Peters, e Angela Lansbury, baseado na lenda urbana de que a princesa Anastásia Romanova teria escapado ao assassinato de sua família.

Anastasia estreou nos Estados Unidos no dia 21 de novembro de 1997 e, apesar das objeções de alguns historiadores, teve uma recepção positiva de muitos críticos. Além disso, embora o orçamento do filme tenha sido composto por apenas 53 milhões de dólares, ele arrecadou $ 139.804.348 em uma escala global, tornando Anastasia um sucesso de bilheteria. Por último, mas não menos importante, Anastasia também recebeu indicações para vários prêmios, incluindo, a dois cobiçados Oscars de Melhor Canção Original (pela música "De Volta ao Passado") e Melhor Musical.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme começa na Rússia em 1916, e mostra a pequena e rica Anastasia, juntamente com a avó, tentando escapar de uma multidão revolucionária em guerra, e do maldoso Rasputin, que começou a Revolução com um poderoso feitiço, já que na época a Rússia estava em guerra. Ambas saem por meio de uma passagem secreta na parede do palácio ajudadas por um menino que era um dos criados e correm para a estação de trem. Cercadas de aristocratas e da elite social que estavam a tentar fugir das forças bolcheviques que se tinham apoderado de São Petersburgo, Anastásia separa-se de sua avó, mas corre para alcançá-la já no trem em movimento, acaba sendo derrubada pelas pessoas e bate com a cabeça nos ferros do trilho do trem, perdendo a memória e indo parar num orfanato. Sua avó se desespera e tenta ir lá buscá-la, mas não consegue sair do trem em movimento. A partir daí, a vida da rica e poderosa, mas doce e simples Anastácia mudará radicalmente.

Aos dezoito anos ela é convidada a deixar o orfanato e com o desejo de reencontrar sua família, volta a São Petesburgo e lá conhece Dimitri e Vladímir, dois sujeitos que tem por objetivo levar uma impostora como sendo a verdadeira Anastácia para Paris a fim de receber a recompensa que a avó da menina estava oferecendo, pois há anos a avó procura a neta desaparecida. Anastácia é pobre, passa dificuldades e não se lembra de ninguém de sua família, e pensa que sempre morou no orfanato, mas quer conhecer a família de sangue. Num dado momento da história Dimitri percebe que a moça é a verdadeira herdeira do trono russo, mas a essa altura ele já está apaixonado por Anastácia e vai enfentar alguns problemas para provar a avó dela que se trata da verdadeira desaparecida e provar a ela seu amor. Ele se lembra que era o criado da avó de Anastácia quando ela era pequena e aos poucos, revela o passado dela a Anastácia.

Juntos, depois, vão enfrentar Rasputin, que quer acabar de uma vez por todas com a última descendente dos Romanov, já que ele pensa ter conseguido matar a avó dela. No fim, após ouvir uma música que a avó põe numa caixinha de música, Anastácia se lembra completamente de seu passado; pois era essa a música que Anastácia ouvia sair da mesma caixinha de música da avó, quando era menor, para dormir. Assim fica provado que ela é uma das rainhas Russas, no entanto, ela foge com Dimitri, pois ela é uma princesa e ele um plebeu, e ninguém permitiria que uma princesa se casasse com um plebeu. No fim do filme, eles dançam em um barco e se beijam.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco
Personagem Ator Dublagem Brasil Dobragem Portugal
Anastasia Meg Ryan Mônica Rossi Isabel Ribas /Lúcia Moniz (canções)
Dimitri John Cusack Guilherme Briggs Carlos Macedo / Henrique Feist (canções)
Vladimir Kelsey Grammer Mauro Ramos Pedro Pinheiro
Grigori Rasputin Christopher Lloyd Jorgeh Ramos Paulo B. / José Jorge Duarte (canções)
Bartok Hank Azaria Oberdan Júnior André Maia
Maria Feodorovna Angela Lansbury Geisa Vidal Anna Paula
Sophie Bernadette Peters Sônia Ferreira Luísa Salgueiro / Isabel Campelo (canções)
Anastasia jovem Kirsten Dunst Érika Menezes Informação não disponível

Créditos da dublagem brasileira:

Estúdio (diálogos): Delart, RJ

Estúdio (canções): Double Sound

Direção de dublagem: Pádua Moreira

Direção Musical: Marcelo Coutinho

Tradução: Mário Menezes

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Anastasia: Original Soundtrack
Trilha sonora
Lançamento 28 de Outubro de 1997
Gênero(s) Pop
Idioma(s) Inglês
Espanhol
Formato(s) CD
Gravadora(s) Atlantic Records
Produção David Newman
Lynn Ahrens e Stephen Flaherty
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

  1. "A Rumor in St. Petersburg" – 3:25
  2. "Journey to the Past" (Liz Callaway) – 2:55
  3. "Once Upon a December" (Liz Callaway) – 2:48
  4. "In the Dark of the Night" (Jim Cummings) – 3:21
  5. "Learn to Do It" (Kelsey Grammer, Liz Callaway, Jonathan Dokuchitz) – 2:36
  6. "Learn to Do It [Waltz Reprise]" (Kelsey Grammer) – 1:45
  7. "Paris Holds the Key (To Your Heart)" (Bernadette Peters, Jonathan Dokuchitz) – 3:02
  8. "At the Beginning" (Donna Lewis and Richard Marx) – 3:40
  9. "Journey to the Past" (Aaliyah) – 4:04
  10. "Once Upon a December" (Deana Carter) – 3:34
  11. "Prologue" (David Newman) – 6:23
  12. "Speaking of Sophie" (David Newman)– 2:36
  13. "The Nightmare" (David Newman) – 3:05
  14. "Kidnap and Reunion" (David Newman) – 4:29
  15. "Reminiscing with Grandma" (David Newman) – 3:17
  16. "Finale" (David Newman) – 2:59
  17. "Viaje Tiempo Atrás" (Journey to the Past em Espanhol) (Thalía) – 3:07

Citações[editar | editar código-fonte]

  • "Rasputin!!! Iéééiiii!!!" - Rasputin, imitando Anastásia.
  • "Odeio trens! Não me deixe esquecer: nunca mais vou entrar em um trem!" - Dimitri, após o desastre do trem causado por Rasputin.
  • "Você comprou para mim uma… tenda!" - Anastasia, analisando o vestido que Dimitri havia comprado para ela.
  • "Já entendi! Já entendi: quem quebra, tem que pagar!" - Bartok, quase ameaçado por Rasputin de culpa por tentar destruir o relicário.
  • "Você acha que pode banir Rasputin? Pelos poderes escuros de que eu fui investido, eu é que vou banir você, com uma maldição! Guarde as minhas palavras: você e sua família vão morrer dentro de 15 dias, e NÃO vou descansar até eu ver o último dos Romanov cair para sempre!" - Rasputin.
  • "Se sobrevivermos, me lembre de lhe agradecer." - Dimitri e Anastásia imitando Dimitri.

Spin-offs[editar | editar código-fonte]

Devido ao sucesso de Anastasia 20th Century Fox Home Entertainment criou um spin-off diretamente para vídeo chamado Bartok the Magnificent (1999), estrelando o morcego albino de Rasputin. Kelsey Grammer, que dublou Vladimir em Anastasia, estrelou como Zozi o Urso.

Jogo eletrónico[editar | editar código-fonte]

Um jogo eletrónico baseado no filme, chamado Anastasia: Adventures with Pooka and Bartok, foi lançado pela Fox Interactive em 1997.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]