Anck-Su-Namun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Anck-Su-Namun
Personagem de A Múmia
Língua original Hieróglifos
Outro(s) nome(s) Anchesenamon (no filme de 1932)
Morada Palácio em Hamunaptra, Palácio em Tebas, Egito
Nascimento Século XX a.C./Séc. XX (quando retorna dos mortos)
Falecimento Século XX a.C./Séc. XX (quando retorna dos mortos)
Origem Egito Egípcio
Sexo feminino
Espécie humana
Cabelo negros
Olhos negros
Características Não é confiável, psicopata, sedutora e bonita
Actividade(s) Noiva, amante, guarda-costas do Faraó
Especialidade(s) Armas e luta
Poder(es) Nenhum
Afiliações Imhotep, Seti I
Família Seti I, o noivo, Nefertiti, a afilhada
Amigo(s) Imhotep
Inimigo(s) Evelyn Carnahan
Filme(s) A Múmia (filme de 1932,
Primeira aparição A Múmia (filme de 1932)
Última aparição O Retorno da Múmia
Interpretado por Zita Johann
Patricia Velásquez
Projecto Cinema  · Portal Cinema

Anck-Su-Namun é um dos antagonistas da série cinematográfica "A Múmia", foi interpretada pela atriz Zita Johann no filme de 1932 e por Patricia Velásquez no remake de 1999 e na sequência O Retorno da Múmia[1] .

A personagem é inspirada em Anchesenamon, esposa de Tutancâmon[2]

Referências

  1. Susan D. Cowie,Tom Johnson. The Mummy in Fact, Fiction and Film. [S.l.]: McFarland, 2007. ISBN 9780786431144.
  2. The Film journal, Volume 2,Edições 2-4. [S.l.]: Film journal, 1973.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

A Verdade de Anck Su Namun

          Realmente há historicamente uma grande diferença da verdadeira Anck Su Namun do filme com a verdadeira mulher do Faraó do egito antigo Ankehesamun. Pela história não havia realmente uma mulher egípcia chamada Anck-su-Namun, pelo menos em partes já que alguns defende que existia e outros não. Fatos comprovam que existiu e ela era Ankhesenamun. Ela foi, ironicamente, a filha da rainha Nefertiti esposa principal do faraó Amen-hotep IV, mais conhecido como Akhenaton.
         Aos 14 anos, ela casou com o rei Tutancâmon. Rei Tutancâmon morreu quando ele tinha apenas 18 anos. Muitos dizem que Ankhesenamun era na verdade irmã de Tutancâmon.
         Caçando aves. Tutankhamon com um arco e flechas. Ankhesenamun aos seus pés passando-lhes mais flechas. Esta é a imagem também é do interior tumba do faraó.
         Ankhesenamun e Tutankhamon não tiveram filhos sobreviventes. As múmias de duas meninas foram encontrados na tumba de Tutankamon, e alguns acreditam que eles eram seus filhos, possivelmente natimortos (feto nascido morto).
         Depois da morte de Tutankhamon, Ankhesnamun estava noiva de um príncipe hitita, mas ele foi assassinado durante a viagem para o Egito. Ela casou-se com um homem chamado Ay. Ay presidia os ritos funerários do faraó, que lhe deu um crédito tênue para o trono, e ao se casar com a viúva do jovem faraó, ele cimentou essa reivindicação. Assim, tornou-se o faraó Ay próximo do Egito.
        Há alguma evidência conclusiva que Tut morreu de uma pancada na cabeça. É tentador ler uma trama de assassinato antiga para isso, talvez até um envolvendo Ay si mesmo, mas é claro que tais pensamentos são tudo especulação. Ainda assim, é uma possibilidade intrigante de que talvez os Ankhesnamun histórico teve alguns dos mesmos problemas que o seu homólogo cinematográfica.
         O romancista e egiptólogo Christan Jacq diz em sua série Ramsés que Ankhesenamon foi uma das seis filhas herege do faraó Akhenaton. Jacq diz que mais tarde foi executada por suas relações com os hititas, mesmo que seu objetivo era a proteção do trono do Egito. Akhenaton foi um faraó impopular no momento, porque ele pediu o seu povo a abandonar suas crenças politeístas em favor de adorar somente o deus Aton.
         Anck-Su-Namun é um dos antagonistas da série cinematográfica A Múmia vivida pela atriz Patrícia Velasquez. Anck-Su-Namum é o grande amor do sacerdote Imhotep e também a concubina do faraó Seti I. Quando percebe que seu amor está prestes a ser descoberto, mata o faraó e depois comete suicídio, fazendo com que seu amado perca a vontade de viver. Imhotep desiste de seus sonhos e é preso pela corte faraônica, sendo alvo da mais terrível das maldições egípcias.
         Patricia Carola Velásquez Semprún, nascida em Gajira na localidade de Barquisimeto em 31 de janeiro de 1971. É uma modelo e atriz venezuelana. Como modelo, fez inúmeros trabalhos para grandes grifes. Como atriz, participou de alguns seriados de televisão e de alguns filmes como A Múmia e O Retorno da Múmia.


Textos Relacionados: Wikipedia / Site Oficial Patricia Velasquez