Andaime

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Andaime é o termo utilizado para se designar a estrutura montada para dar acesso a algum lugar ou escorar algo. O andaime possui diversas denominações e tipos, podendo ser constituído por vários tipos de materiais, como: madeira, aço, alumínio, entre outros. Na construção civil, tem sua aplicação mais habitual geralmente em aço, se observando dois modelos mais comuns: os modulares tubulares - painéis que, montados dois a dois, formam torres com elementos de travamento apoiados sobre bases ou rodas - e os fachadeiros - constituídos de colunas, barras e pisos que, juntos, formam um painel, forrando uma determinada superfície, por exemplo uma parede, o que permite um trabalho contínuo.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Andaime" se origina do árabe ad-da'im.[1]

Legislação aplicada[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

As principais normas a tratar dos andaimes são a ABNT 6494 e a NR 18 [2] . Cada uma dessas normas possui um enfoque distinto.

A norma NR 18 destina-se à construção dos andaimes. Ela exige, dentre outras coisas, que o fabricante dos andaimes seja regularmente inscrita no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, com profissional legalmente habilitado pertencente ao seu quadro de empregados ou societário. Outra importante exigência da NR 18 é a necessidade da gravação nos painéis, tubos, pisos e contraventamentos dos andaimes, de forma aparente e indelével, da identificação do fabricante, referência do tipo, lote e ano de fabricação. Essa norma também apresenta os modelos e classificações existentes.

A ABNT NBR 6494, por sua vez, trata da montagem dos andaimes e determina os requisitos de segurança para que se possa trabalhar nessas estruturas de forma segura.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Andaime

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 116.
  2. Legislação aplicada aos Andaimes. Visitado em 30 de outubro de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre Engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.