André-Jacques Garnerin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Descida de Jacques Garnerin em pára-quedas (1797)

André-Jacques Garnerin (Paris, 31 de janeiro de 1769 - Paris, 18 de agosto de 1823), foi um engenheiro francês, inventor do pára-quedas.

Garnerin, Berlin 1803.1

As suas primeiras experiências basearam-se em aparelhos com a forma de sombrinha. Durante a primeira fase das Guerras Napoleónicas, é capturado pelas tropas britãnicas, sendo entregue aos austríacos e feito prisioneiro em Buda, na Hungria, durante três anos.

Após ser solto, Garnerin toma contacto com os voos de balão. Efectua o primeiro salto de pára-quedas com um feito de seda, em 22 de Outubro de 1797, saltando sobre o parque de Monceau, em Paris. Depois de uma descida de 1.000m, aterra junto de uma imensa multidão que assistia ao seu feito. Em 1803, entre o dia 3 e 4 de Outubro, Garnerin faz um voo de balão, entre Paris e Clausen, percorrendo cerca de 395km.

A sua esposa, Jeanne-Geneviève, que acompanhou Garnerin em muitos dos seus saltos, tornou-se a primeira mulher a saltar de pára-quedas. Garnerin morre em Paris, a 18 de Agosto de 1823, enquanto construía um balão.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Bericht des Christian Friedrich August Reinhardt über die 33. Luftreise des französischen Luftfahrtpioniers André Jacques Garnerin und seiner Ehefrau. Berlin 1803
  • Michel Poniatowski, Garnerin : le premier parachutiste de l'histoire, Albin Michel, Paris, 1983.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.