André 3000

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Andre 3000
Andre 3000 na Comic-Con International de 2007, em São Diego, Califórnia.
Informação geral
Nome completo André Benjamin
Nascimento 27 de maio de 1975
Atlanta, Geórgia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Hip hop
Ocupação(ões) Rapper, produtor musical e ator
Instrumento(s) Vocal
Afiliação(ões) Outkast, Big Boi

André 3000 ou André Benjamin (Atlanta, 27 de maio de 1975) é um rapper, produtor de hip hop e actor americano. Junto com o rapper Antwan "Big Boi" Patton, forma uma das duplas mais respeitadas do hip hop, Outkast. Em 2006, lançou sua série de desenho animado, Class of 3000, exibida pelo Cartoon Network.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância e adolescência[editar | editar código-fonte]

Benjamin nasceu em Atlanta, Geórgia, filho de Sharon Benjamin Hodo, mãe solteira que trabalhava como corretora de imóveis, e Lawrence Walker. Sendo filho único e crescendo em East Point, Decatur e Buckhead, Benjamin viu diversos estilos de vida (de vestuário e de música), os quais foram combinados em sua carreira. Ele frequentou a Sutton Middle School e a Tri-Cities High School, onde uma professora de orquestra, Sra. Natalie Colbert, o ensinou a tocar violino.

Carreira[editar | editar código-fonte]

No ginásio, Benjamin (que adotara o nome artístico de "Dre") conheceu Antwan "Big Boi" Patton e, após algumas batalhas de rap, os dois se juntaram para formar oOutkast. Logo após a formatura da escola, a dupla assinou um contrato com uma gravadora de Atlanta, a LaFace, e lançaram seu primeiro álbum Southernplayalisticadillacmuzik em 1994. Impulsionado pelo sucesso da faixa "Playa's Ball", ganharam disco de platina ao final do mesmo ano e o Outkast foi nomeado Melhor Novo Grupo de Rap do Ano no Source Awards de 1995.

Em seus dois álbuns seguintes, ATLiens e Aquemini, o Outkast fez experiências como adicionar elementos sonoros de trip-hop, soul, e jungle. As letras de Benjamin receberam um tom mais surreal. Nessa época, Benjamin começou a aprender a tocar violão e a pintar e se envolveu com a cantora de neo-soul Erykah Badu.

O quarto álbum do Outkast, Stankonia, viu Benjamin adotar o novo nome de Andre 3000 (principalmente para não ser confundido com Dr. Dre) e aumentou o sucesso do grupo com o sucesso Ms. Jackson, que chegou à primeira posição da prestigiada lista Billboard. A música fora escrita logo após o término do relacionamento de Benjamin com Badu e era uma versão metafórica da desintegração do relacionamento.

Em 2001, o Outkast lançou um álbum de maiores sucessos, Big Boi and Dre Present… OutKast, com algumas novas faixas. Uma delas, "The Whole World", ganhou um Grammy de Melhor Performance de Rap por uma Dupla ou Grupo.

Em 2003, o Outkast lançou Speakerboxxx/The Love Below, um disco duplo que destacava as diferenças nos estilos musicais dos dois integrantes do grupo. A metade de Andre do álbum, "The Love Below", foi a que chamou mais atenção do público, com os hits "Hey Ya!" e "Roses".

Andre entrou na indústria cinematográfica e apareceu em séries de televisão. Atualmente, está gravando um longa-metragem com Big Boi para a HBO. Andre lançou a sua própria linha de roupas, a "Benjamin Bixby", no começo de 2008.

Ele voltou ao rap em 2007 após um longo tempo, participando em vários remixes. Recentemente participou também do single "Royal Flush", de Big Boi. Benjamin declarou recentemente que está gravando um álbum solo de rap e que sua motivação para tal foi a reação do público aos seus remixes.

Recentemente fez uma participação na música 'Party' de Beyoncé, no álbum 4.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Benjamin é um vegetariano rígido. Em 2004, ao lado de Alicia Silverstone, Andre foi eleito 'Celebridade Vegetariana Mais Sexy' pela PETA. Ele tem um filho com sua ex-mulher, Erykah Badu, chamado Seven Sirius Benjamin.

Um de seus trabalhos mais recentes é sua participação no filme All Is By My Side, onde fará o papel principal. Interpretará o cantor, compositor e maior guitarrista da história do rock, Jimi Hendrix.

Pseudônimos[editar | editar código-fonte]

Andre tem um considerável número de codinomes:

  • "Cupid Valentino" (Cupido Valentino) - da música "Happy Valentine's Day" ("Feliz Dia dos Namorados")
  • "Dre" (seu nome artístico original)
  • "Ice Cold"
  • "Possum Aloysius Jenkins"
  • "Dookie (Blossumgame III)"
  • O nome ao contrário, "Benjamin André"
  • "Love Pusher"
  • "Binhamin"
  • "Johnny Vulture"(Johnny Urubu)
  • "Funk Crusader"
  • "Chamelio Salamander"
  • "3 Stacks"
  • "Sunny Bridges"
  • "Andre 3k"

A maioria desses nomes aparece no clipe de "Hey Ya", onde ele e suas réplicas têm nomes diferentes ("Johnny Vulture", "Dookie", "André (Ice Cold) 3000", "Possum Jenkins" e "Benjamin André").

Quando um policial perguntou seu nome no programa Punk'd, ele respondeu "Bill Bixby".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre André 3000