André Luiz Chapéu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de André Luiz "Chapéu")
André Luiz Chapéu
Informação geral
Nome completo André Luiz Camargo Ribeiro
Nascimento 11 de dezembro de 1940
Salvador, BA
Nacionalidade brasileiro
Morte 20 de agosto de 1991 (50 anos)
Salvador, BA
Ocupação
Período de atividade na dublagem 1960-1990
IMDb: (inglês)

André Luiz Camargo Ribeiro, mais conhecido como André Luiz "Chapéu" (Salvador, 11 de dezembro de 1940 - Salvador, 20 de agosto de 1991) foi um dublador, estilista e ator brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

André Luiz nasceu em Salvador, no Estado da Bahia, onde estudou em escolas até se formar jornalista, onde foi contratado para ser locutor e representante do Repórter Esso na Bahia nos Anos 60.

Se mudou para cidade do Rio de Janeiro, tornando-se figurinista dos atores na TV Tupi do Rio de Janeiro, onde passou se interessar por moda dos Anos 70 e anteriores. Na época, a palavra estilista não existia, apenas se usava costureiro.

Nessa época, no Rio de Janeiro, ganhou apelido de Chapéu, que anos mais tarde passou se chamar de André Luiz Chapéu. No entanto, não se sabe ao certo esse apelido, mas há duas versões: primeiro veio por conta de confeccionar como assistente do carnavalesco Arlindo Rodrigues; segundo veio por conta de ter papagaio que vivia solto pela casa gritando: "Chapéu, Chapéu, café , café!". O apelido acabou sendo agregado ao seu nome pelos fãs.

Também nos Anos 70, começou a carreira de dublagem na Herbert Richers (no início da década), Telecine e Peri Filmes.

Com voz forte e engraçada, sempre dublava personagens d'Os Trapalhões e também alguns vilões nos filmes sempre fazia algum senhor ou treinador.

No auge da dublagem, durante os Anos 80, era considerado uns dos profissionais na área de dublagem dos atores de filmes e dar versão brasileira em diversos desenhos animados, geralmente de língua inglesa, requisitado em diversos estúdios brasileiros sediados no Rio de Janeiro. Dois exemplos de personagens marcantes e famosos: Tigrão do Ursinho Puff e Brutus do Popeye ganharam a voz de André Luiz. Esses dois desenhos animados eram dublados na Herbert Richers. Depois que André Luiz não queria mais dublar, Tigrão ficou com a voz de Isaac Bardavid e Brutus com a voz de Paulo Flores.

Era marca registrada principalmente nos desenhos e profissional ímpar, passando muito bem o que queria com sua ótima interpretação e a voz característica e marcante.

Afastamento[editar | editar código-fonte]

No início dos anos de 90, devido a problemas na saúde após início de infarto (pois não se tratou no início) foi obrigado a se afastar em definitivo da dublagem, substituído por Isaac Bardavid e Paulo Flores. Em seguida, volta para Salvador, Bahia, para viver com a família.

Morte[editar | editar código-fonte]

Meses depois de deixar dublagem e retornar para viver com familiares em Salvador, na Bahia, estado de saúde voltou a piorar e faleceu na mesma cidade.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Essa lista está parcial.[1]

Desenhos[editar | editar código-fonte]

Séries[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «André Luiz "Chapéu"». InfanTv. Consultado em 8 de dezembro de 2012 
  2. O personagem teve mais de um dublador, mas ainda é necessária a verificação da época em que cada dublagem foi feita para estabelecer em qual posição a voz de André Luiz está.
  3. Foi o último trabalho antes de se afastar.
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) dublador(a), integrado ao projeto sobre dublagem, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.