André Rieu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
André Rieu
Andre Rieu 2011.jpg
André Rieu em 2011.
Informação geral
Nome completo André Léon Marie Nicolas Rieu
Nascimento 1 de outubro de 1949 (64 anos)
Origem Maastricht
País Países Baixos
Gênero(s) Valsa
Instrumento(s) Violino
Modelos de instrumentos Stradivarius 1667
Período em atividade 1978 - atualmente
Gravadora(s) Denon Records, Philips
Página oficial www.andrerieu.com

André Marie Nicolas Leon Rieu (Maastricht, Países Baixos, 1 de outubro de 1949) é um violinista e regente dos Países Baixos.

Conhecido como o "Embaixador das valsas", divide o topo das paradas classica da Alemanha, França e Holanda, junto a nomes como Celine Dion, Madonna, Britney Spears e Michael Jackson. Além disso, suas performances primorosas e modernas valeram-lhe os melhores postos das paradas clássicas da Billboard. O resultado são dez milhões de discos vendidos e uma carreira de sucesso em mais de trinta países.

André é filho de um diretor de orquestra que fez dos seis filhos músicos, André já tocava violino aos cinco anos. Mas foi só quando tocou sua primeira valsa, enquanto estudava no conservatório, que a paixão pela música surgiu. Como violinista da Orquestra Sinfônica de Limburg, ele mantinha atividades musicais paralelas, gravando discos independentes. O CD Strauss & Co, lançado em 1994, chegou aos EUA com o título "Da Holanda, com Amor", e na França, Espanha e Brasil como "Valsas". Os vários nomes não atrapalharam em nada a trajetória do álbum que transformou o artista em um fenômeno de crítica e vendas, com repercussão em seus trabalhos seguintes, como "The Vienna I Love", "André Rieu In Concert" e "The Christmas I Love", "Love Around the World", entre muitos outros.

Ele fala com fluência neerlandês, inglês, alemão, francês, italiano e espanhol, atualmente está a frequentar aulas de português (porém acha difícil as vogais anasaladas da língua portuguesa).

Em 2009 foi lançado no Brasil o CD DVD André Rieu Live in Austrália, com os melhores momentos do espetáculo.

Os espetáculos de André são exibidos no Brasil através da Rede Vida de televisão. A última apresentação de Andre e sua orquestra aconteceu no Domingão do Faustão. Nessa oportunidade, o músico inovou e surpreendeu o público brasileiro ao tocar e cantar com seu coral a música "Ai se eu te pego", de Michel Teló. André fará 22 apresentações no Brasil a partir do dia 29/05/12, sendo a primeira em São Paulo, no ginásio do Ibirapuera.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

André Rieu é casado com Marjorie desde 1975 e tem dois filhos, Marc (nascido em 1977) e Pierre (nascido em 1981).

Tem ainda três netos: Ivan e as gêmeas Linde e Lieke.


Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.