Andrónico IV Paleólogo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Andrônicos IV Paleólogo
Imperador bizantino
Governo
Reinado 12 de agosto de 1376 – 1 de julho de 1379
Consorte Keratsa da Bulgária
Sucessor João V Paleólogo
Dinastia Dinastia paleóloga
Vida
Nome completo Andronikos IV Palaiologos
Ἀνδρόνικος Δ' Παλαιολόγος
Nascimento 2 de abril de 1348
Constantinopla, Império bizantino
Morte 28 de junho de 1385
Silivri, Império Bizantino
Filhos João VII Paleólogo
duas filhas
Pai João V Paleólogo
Mãe Helena Kantakouzene

Andrónico IV Paleólogo (em grego: Ανδρόνικος Δ' Παλαιολόγος) (2 de Abril de 134828 de junho de 1385 (37 anos)), foi imperador bizantino entre 1376 e 1379.

Vida[editar | editar código-fonte]

Andrónico IV era o filho mais velho do imperador João V Paleólogo e da sua esposa Helena Cantacuzena, filha do imperador João VI Cantacuzeno. Apesar de ter sido associado como co-imperador pelo seu pai no início da década de 1950 de 1300, Andrónico IV revoltou-se quando o sultão otomano Murad I obrigou João V a tornar-se seu vassalo em 1373. Andrónico aliara-se ao filho de Murad, em revolta contra o seu próprio pai, mas quer uma quer outra rebelião fracassaram. Murad I mandou cegar o seu filho e exigiu que João V fizesse o mesmo a Andrónico, mas o imperador bizantino vazou apenas um olho do seu filho.

Em 1376 os Genoveses ajudaram Andrónico a fugir da prisão e a tomar o controlo de Constantinopla. No entanto, foi imediatamente atacado pelos inimigos dos Genoveses, os Venezianos, e foram estes que o derrubaram em 1379, repondo João V no trono. Andrónico IV foi autorizado a conservar o título de co-imperador e foi-lhe atribuída a cidade de Selímbria (atual Silivri) como senhorio pessoal, onde veio a morrer em 1385.

Família[editar | editar código-fonte]

Com a sua mulher Keratsa (Maria) da Bulgária (nome monástico Mathissa), filha do rei João Alexandre da Bulgária e de Teodora da Valáquia, Andrónico IV teve vários filhos, dos quais se conhece somente:

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Oxford Dictionary of Byzantium, 1991.
Precedido por
João V Paleólogo
Imperador bizantino
1376 - 1379
Sucedido por
João V Paleólogo