André de Cesareia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Andreas de Cesareia)
Ir para: navegação, pesquisa

André de Cesareia (em grego: Ἀνδρέας Καισαρείας; transl.: Andréas Kaisareías) foi um teólogo grego e bispo de Cesareia. Krumbacher acredita que ele tenha vivido no século VI, mas há acadêmicos que o colocam entre o século V e IX.

Obras[editar | editar código-fonte]

Sua principal obra é um comentário sobre o Apocalipse (Patrologia Graeca 106, colunas 215-458 e 1387–94), que é o mais antigo comentário grego patrístico sobre este livro da Bíblia. O primeiro comentário sobre o livro é pouco anterior à obra de André e é atribuído a Oecumênio, que não é reconhecido como um Padre da Igreja. A maioria dos comentaristas orientais sobre o Apocalipse se influenciaram fortemente pela obra de André e seu comentário está preservado em mais de cem manuscritos gregos completos, além de traduções para o armênio e o eslavônico. A grande contribuição de André foi ter preservado diversas tradições orientais associadas com o Apocalipse, escritas e orais, e seu comentário se tornou tão importante que é definido como tipo especial dentre os feitos sobre o Apocalipse, o "tipo André".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.