Andrei Chesnokov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Andrei Chesnokov
Nascimento 2 de fevereiro de 1966 (58 anos)
Moscovo
Residência Moscovo
Cidadania União Soviética, Rússia
Estatura 188 cm
Ocupação tenista, treinador de ténis
Prêmios
  • Ordem da Coragem

Andrei Eduardovich Chesnokov (Moscou, 2 de fevereiro de 1966) é um ex-tenista russo.

Iniciou no tênis profissional em 1985. As maiores vitórias da carreira de Chesnokov foram o Monte Carlo Masters em 1990 e o Canada Masters em 1991, que o levou a alcançar o 9º lugar no ranking da ATP. Em torneios do Grand Slam teve como melhor resultado a semifinal de 1989, quando foi eliminado por Michael Chang, que seria campeão.

Participou sob a bandeira da União Soviética na Olimpíada de Seul 1988 e da Equipe Unificada em Barcelona 1992. Encerrou a carreira em 1999.

Atualmente é treinador da tenista Elena Vesnina.

Legado[editar | editar código-fonte]

Chesnokov sempre falou abertamente sobre o sistema soviético como uma razão crucial para sua carreira menos triunfante.[1][2] Em fevereiro de 2021, considerando o fato de um maior nível de disponibilidade do tênis para o público geral dos cidadãos da URSS, se comparado à Rússia moderna, ele afirmou: "Formalmente era mais disponível. Mas não tínhamos nada. Sem bolas, sem raquetes, sem tênis. Você poderia contar as quadras cobertas em uma mão. Quando adolescente, eu treinava na quadra apenas 3 horas por semana e no inverno jogava principalmente hóquei. Acho que, se não tivesse nascido na URSS Eu teria conquistado mais no tênis."[3] Em setembro de 2021, ele continuou declarando que não havia absolutamente nada de bom no domínio soviético.[4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Perfil de Andrei Chesnokov na ATP

Ícone de esboço Este artigo sobre tênis/ténis ou tenista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.