Andrei Kolmogorov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Andrei Kolmogorov
Andrei Kolmogorov
Conhecido(a) por Complexidade de Kolmogorov, Teste Kolmogorov-Smirnov, Teorema KAM
Nascimento 25 de abril de 1903
Tambov
Morte 20 de outubro de 1987 (84 anos)
Moscou
Nacionalidade Rússia Russo
Alma mater Universidade Estatal de Moscou
Prêmios Prêmio Stalin (1941), Prêmio Balzan (1962), Medalha Helmholtz (1975), Prêmio Wolf de Matemática (1980), Medalha Lobachevsky (1986)
Orientador(es)(as) Nikolai Luzin[1]
Orientado(a)(s) Vladimir Arnold, Sergei Artemov, Grigory Barenblatt, Roland Dobrushin, Eugene Dynkin, Sergei Fomin, Israel Gelfand, Boris Gnedenko, Leonid Levin, Anatoly Maltsev, Per Martin-Löf, Robert Minlos, Andrei Monin, Sergey Nikolsky, Alexander Obukhov, Yuri Prokhorov, Vladimir Abramovich Rokhlin, Albert Shiryaev, Yakov Sinai, Vladimir Tikhomirov, Vladimir Uspensky, Anatoli Vitushkin, Akiva Yaglom
Instituições Universidade Estatal de Moscou
Campo(s) Matemática
Tese 1925

Andrei Nikolaevich Kolmogorov (em russo: Андрей Николаевич Колмогоров; Tambov, 25 de abril de 1903Moscou, 20 de outubro de 1987) foi um matemático soviético.

Kolmogorov participou das principais descobertas científicas do século XX nas áreas de probabilidade e estatística, e em teoria da informação. Autor da principal teoria científica no campo das probabilidades: a teoria da medida, que revolucionou o cálculo de integrais, permitindo que as integrais fossem generalizadas para domínios "exóticos" (para além da integral de Riemann, a integral de Lebesgue).

Kolmogorov em 1973, durante o Simpósio Soviético sobre Teoria da Informação em Tallin

Um de seus principais trabalhos publicados foi "Grundbegriffe der Wahrscheinlichkeitsrechnung" ("Fundamentos de Teoria das Probabilidades"), em que ele lança as bases da axiomatização da teoria das probabilidades e esboça o que seria a teoria da medida.

Como grande cientista que era, Kolmogorov recebeu diversas honrarias ao longo de sua carreira. Em 1939 foi eleito para a Academia de Ciências da URSS. Ele recebeu um dos primeiros prêmios científicos dados pelo estado soviético em 1941, o prêmio Lenin de 1965, a Ordem de Lenin em seis ocasiões diferentes, a Medalha Lobachevsky em 1986, entre outros. Ele também foi eleito para inúmeras outras academias e sociedades científicas, como por exemplo a Sociedade Estatística Real de Londres em 1956.

Kolmogorov teve muitos interesses fora da matemática, em particular na forma e estrutura da poesia russa do autor Pushkin.

Referências

Ver também

Ligações externas


Precedido por
Jean Leray e André Weil
Prêmio Wolf de Matemática
1980
com Henri Cartan
Sucedido por
Lars Valerian Ahlfors e Oscar Zariski
Precedido por
Herbert Busemann
Medalha Lobachevsky
1986
Sucedido por
Friedrich Hirzebruch


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Andrei Kolmogorov