Andrew Holleran

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Andrew Holleran na edição de 2007 do Festival Literário do Arkansas

Andrew Holleran é o pseudónimo de Eric Garber (nascido em 1944), um escritor e ensaísta norte-americano, mais conhecido pela sua novela Dancer from the Dance, publicada em inglês em 1978.

Holleran é um proeminente romancista da literatura gay pós-Stonewall. Foi membro do The Violet Quill, um grupo de escritores gay que se juntou por um breve período nos anos 1980-81, e que contava com Edmund White e Felice Picano, entre outros.

Dancer from the Dance, o seu primeiro romance, foi publicado em 1978. A história passa-se nas discotecas de Nova Iorque e Fire Island, embora seja esta última que, sendo ilha, proporciona o cenário principal, pelo seu maior isolamento, para o desenrolar da novela. Dancer partilha muitos dos locais e temas do romance satírico, mais ácido, de Larry Kramer, Faggots, publicada no mesmo ano. Os dois romances possibilitam uma comparação fascinante: enquanto Holleran é contido, literato, e sonhador, Kramer é satírico, contundente e humorístico. O mais recente romance de Holleran Grief: a Novel recebeu em 2007 o Stonewall Book Award.

Holleran é professor de escrita criativa na American University em Washington, DC e continua a publicar contos em colectâneas de literatura gaym como M2M: New Literary Fiction, e publica com frequência artigos na The Gay and Lesbian Review

Obra[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]