Andros (Bahamas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Andros
Andros está localizado em: Bahamas
Andros
Localização nas Bahamas
Coordenadas: 24° 26' N 77° 57' O
Geografia física
País  Bahamas
Área 5 957  km²
Geografia humana
População 7 490 (2010)
Densidade 1,3  hab./km²
Principal povoação Andros Town

Praia em South Andros

Andros é um subarquipélago do arquipélago das Bahamas, considerado em geral como uma só ilha devido à sua particularidade de ser composto por centenas de pequenos ilhéus e cays ligados por manguezais e pântanos de maré, em conjunto com três ilhas maiores (North Andros, Mangrove Cay, and South Andros).

Tem 7490 habitantes (2010), e a sua capital é Andros Town, que tinha em 2010 apenas 59 residentes. Com 5957 km2 de área, tendo 160 km de norte a sul e cerca de 72 km de leste a oeste, é maior que todas as outras ilhas das Bahamas juntas. A sua costa oriental é o terceiro maior recife de coral do mundo.

Andros tem grandes extensões de praias desertas e lagoas de água doce, palco para inúmeras espécies de animais selvagens, vida marinha, flora e fauna.[1] A presença da barreira de coral e da Língua do Oceano conferem à ilha uma biodiversidade excecional.[2] Dispõe também de vários buracos azuis, populares para mergulho.

Os Lucaios, subgrupo dos Taínos, eram povos indígenas das Bahamas à data dos primeiros encontros com os europeus. Artefactos arqueológicos e vestígios desse povo foram encontrados em Morgan's Cave na ilha North Andros, e no buraco azul Stargate Blue Hole on South Andros.[3] A população das Bahamas era estimada em cerca de 40000 Lucaios-Taínos à data da chegada dos espanhóis.

Referências

  1. «Andros | The Official Site of The Bahamas» 
  2. Randolph, PhD, Logan (1994). An Ethnobotanical Investigation of Andros, Island, Bahamas,. [S.l.: s.n.] pp. 3–4 
  3. «First Ever Lucayan Canoe Found in Bahamas». The Roue Holes Foundationb Palmer Bl 
Ícone de esboço Este artigo sobre as Bahamas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.