Aneides lugubris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAneides lugubris
Aneides lugubris.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Lissamphibia
Ordem: Caudata
Família: Plethodontidae
Género: Aneides
Espécie: A. lugubris
Nome binomial
Aneides lugubris
(Hallowell, 1849)
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies

Aneides lugubris (popularmente conhecida como salamandra arbórea) é uma espécie de anfíbio caudado pertencente à família Plethodontidae. Tem entre 5,1 cm e 8,1 cm de comprimento e pode ser encontrada nas florestas da Califórnia. Possui cauda preênsil, o que dá a esta espécie uma ótima habilidade de escalar árvores. É um animal noturno. As larvas desta espécie assemelham-se a adultos de outras espécies próximas, uma vez que passa por um processo de hiperossificação e aumento da sua agressividade, por peramorfose.[2]

Referências

  1. (em inglês) Gabriela Parra-Olea, David Wake, Geoffrey Hammerson (2008). Aneides lugubris. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2009. IUCN 2009. Obtido em 5 de Janeiro de 2010.
  2. David B. Wake. (2009). "What Salamanders Have Taught Us About Evolution". Annual Review of Ecology, Evolution, and Systematics 40: 333–52. DOI:10.1146/annurev.ecolsys.39.110707.173552.
Ícone de esboço Este artigo sobre anfíbios é um esboço relacionado ao Projeto Anfíbios e Répteis. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.