Anel inguinal superficial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O anel inguinal superficial é uma imperfeição triangular alongada na aponeurose do músculo oblíquo externo. Ele se localiza na face medial inferior da parede abdominal anterior e é a abertura externa do canal inguinal.

Diferenças[editar | editar código-fonte]

O canal inguinal e o anel superficial são maiores em homens do que em mulheres:

Em homens, estruturas que passam entre o abdómen e o testículo passam através do canal inguinal e anel inguinal superficial.

Em mulheres, o ligamento redondo do útero passa através do canal inguinal e do anel superficial para se fundir com o tecido conectivo do lábio maior.

O anel inguinal superficial é superior a crista púbica e ao tubérculo púbico e à extremidade medial do ligamento inguinal:

Em homens, o anel inguinal superficial pode ser facilmente localizado seguindo-se o funículo espermático superiormente, em direcção à parede abdominal inferior - a fáscia espermática externa do funículo espermático é contínua com as margens do anel inguinal superficial.

Em mulheres, o tubérculo púbico pode ser palpado e o anel é superior e lateral ao tubérculo.