Anexo:Bandeiras com o Cruzeiro do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Bandeiras com o Cruzeiro do Sul são bandeiras que possuem em seu desenho a representação da constelação Crux, ou cruzeiro do sul, uma constelação visível no hemisfério sul. A mesma constelação é também retratada em brasões de armas de diversos países e entidades sub-nacionais.

Esta constelação é a mais representada em bandeiras ao redor do mundo. Por ser visível no hemisfério sul, seu uso está sempre associado a países austrais ou suas subdivisões. Austrália, Brasil, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné e a Samoa são países que utilizam o Cruzeiro do Sul em suas bandeiras1 . O Mercosul também o usa em sua bandeira. Outras entidades político-administrativas que o utilizam na bandeira são os estados australianos de Victoria, Território da Capital da Austrália e Território do Norte e o estado brasileiro do Paraná.

Bandeira Internacionais[editar | editar código-fonte]

Bandeiras de Países da América[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

Atualmente o Cruzeiro esporte Clube é pertencente a essa lista. Na bandeira brasileira as estrelas foram posicionadas como se estivessem sendo vistas por um observador desde o espaço cósmico e de fora da esfera celeste, por tal razão, o céu da bandeira brasileira aparece invertido em relação à nossa visão aqui da Terra, o que já não acontece em outros casos, como nas bandeiras da Austrália e Papua Nova Guiné, por exemplo, em que as estrelas do Cruzeiro do Sul aparecem em sua posição real como se estivessem sendo vistas de dentro da esfera celeste.2 3 Além disso, as estrelas possuem dimensões que estão relacionados à sua magnitude.3

Argentina[editar | editar código-fonte]

Chile[editar | editar código-fonte]

Bandeiras de Países da Oceania[editar | editar código-fonte]

Austrália[editar | editar código-fonte]

Esta constelação pode ser vista de todos os estados e territórios da Austrália. O conjunto de cinco estrelas na metade direita da face desta bandeira mostra o Cruzeiro do Sul, enquanto a estrela no canto esquerdo inferior não tem relação com a Astronomia. Ela é a Estrela da Federação ("Star of Federation") e suas sete pontas representam os 7 estados e territórios da Federação.4 Em todas as bandeira subnacionais, de dependências ou bandeiras estatais australianas em que aparece o cruzeiro do sul, seu desenho é semelhante ao encontrado na Bandeira Nacional, ou seja, as estrelas possuem sete pontas. Somente a central (Epsilon Crucis) possui cinco pontas.

Nova Zelândia[editar | editar código-fonte]

Em todas as bandeira subnacionais, de dependências ou bandeiras estatais neozelandesas em que aparece o cruzeiro do sul, seu desenho é semelhante ao encontrado na Bandeira Nacional, ou seja, as estrelas possuem cinco pontas e a estrela Epsilon Crucis é omitida.

Papua Nova Guiné[editar | editar código-fonte]

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Galeria de bandeiras por semelhança

Referências