Anexo:Coleções e compilações de Final Fantasy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Square Enix lançou várias coleções de jogos de Final Fantasy, além de compilações para outras plataformas e remakes modernos.

Final Fantasy I-II[editar | editar código-fonte]

Lançado para NES contendo os dois primeiros jogos da série: Final Fantasy e Final Fantasy II.

Final Fantasy Collection[editar | editar código-fonte]

Uma coleção de jogos da série Final Fantasy lançada para PlayStation, composta por Final Fantasy IV, Final Fantasy V e Final Fantasy VI[1] . Os três jogos foram lançados pela Square originalmente para o Super Nintendo Entertainment System e lançados no Japão como ports individuais anteriormente. Os jogos apresentam poucas diferenças de suas versões originais, mas alguns extras foram adicionados, como galerias de arte, bestiários e cenas em computação gráfica, bem como correção de alguns bugs.

A revista Famitsu deu a Final Fantasy Collection 54 de 60 pontos marcados por um júri de seis críticos, dois dos quais deram ao jogo o máximo de 10 pontos.[2]

Final Fantasy Origins[editar | editar código-fonte]

Final Fantasy Origins é um relançamento para PlayStation dos jogos Final Fantasy e Final Fantasy II do NES.

Essa edição vem acompanhada de extras como raras ilustrações, além de duas animações novas no começo de cada jogo.

Final Fantasy Anthology[editar | editar código-fonte]

Uma compilação de dois jogos da série Final Fantasy para PlayStation. A edição americana trazia os jogos Final Fantasy V e Final Fantasy VI[3] , enquanto a européia apresentou Final Fantasy IV e Final Fantasy V[4] .

Final Fantasy Chronicles[editar | editar código-fonte]

Uma coletânea para PlayStation lançada nos Estados Unidos com ports dos jogos Final Fantasy IV e Chrono Trigger[5] , jogos lançados pela Square originalmente para o Super Nintendo Entertainment System. Chrono Trigger apresentou cenas em estilo Anime elaboradas por Akira Toriyama e um modo de "extras", com databases com um bestiário e galerias da arte criada para o jogo. Até 9 de fevereiro de 2013, o jogo tinha vendido 520 mil cópias em todo o mundo.[6]

Final Fantasy I & II: Dawn of Souls[editar | editar código-fonte]

Final Fantasy I e II: Dawn of Souls é um jogo de RPG desenvolvido pela Square-Enix para o Game Boy Advance, lançado em 2004.

É uma compilação dos dois primeiros jogos da série, Final Fantasy e Final Fantasy II, com os gráficos vistos nos remakes para o WonderSwan Color, e conteúdo adicional. Calabouços secretos com chefes dos jogos entre Final Fantasy III e VI são encontrados em Final Fantasy I, e II tem o modo "Soul of Rebirth", onde é possível jogar com os personagens mortos durante o jogo principal após o término do mesmo, em um jogo paralelo ao jogo principal.

As versões de Dawn of Souls serviram de base para novos remakes, lançados inicialmente para o PlayStation Portable em 2007 para celebrar o vigésimo aniversário da série.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Final Fantasy Collection. Square Enix. Página visitada em 07 de Outubro de 2012.
  2. Final Fantasy Collection Coming. IGN.com. Página visitada em 21 de dezembro de 2012.
  3. Final Fantasy Anthology. MobyGames. Página visitada em 07 de Outubro de 2012.
  4. Final Fantasy Anthology: European Edition. MobyGames. Página visitada em 07 de Outubro de 2012.
  5. Final Fantasy Chronicles. IGN. Página visitada em 07 de Outubro de 2012.
  6. Final Fantasy Chronicles. VGChartz. Página visitada em 21 de fevereiro de 2013.