Lista das cantatas de Johann Sebastian Bach

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta é a lista das cantatas de Johann Sebastian Bach por ordem do catálogo BWV (de acordo com a compilação feita por Wolfgang Schmieder das obras do compositor). O catálogo não está em ordem cronológica. A cantata mais antiga existente de Bach, por exemplo, não é nem a BWV 150 (Nach dir, Herr, verlanget mich), ou a BWV 131 (Aus der Tiefe rufe ich, Herr, zu dir). Além disso, visto que Schmieder fez a sua lista antes de qualquer outra, muitas composições que haviam sido acreditadas a Bach por ele foram descobertas posteriormente como de autoria de outros compositores e não de J. S. Bach.

Numeração alternativa das cantatas de Bach[editar | editar código-fonte]

  • Philippe e Gérard Zwang fizeram uma lista cronológica de ambas as cantatas litúrgicas (i. e. sacras) e das seculares (a lista inclui somente de BWV 1 à 215 e mais 248 à 249). A numeração deles precede com a letra "Z", como referência ao sobrenome deles, Zwang. Veja a lista em: http://infopuq.uquebec.ca/~uss1010/catal/bacjs/corrbwvz.html

Esta lista foi publicada em 1982, em Paris, como Guide pratique des cantates de Bach (Guia prático das cantatas de Bach) ISBN 2-221-00749-2.

Cantatas de Bach, por númeração BWV[editar | editar código-fonte]

Títulos em Língua alemã