Anexo:Lista das maiores palavras de cada língua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta é uma lista das maiores palavras de cada idioma falado no mundo.

Maiores palavras[editar | editar código-fonte]

Alemanha Alemão[editar | editar código-fonte]

Com 80 letras, a palavra Donaudampfschifffahrtselektrizitätenhauptbetriebswerkbauunterbeamtengesellschaft é a maior da língua alemã. A palavra foi incluída no Guinness World Records de 1996 e é composta por vários substantivos ("Donau" - "dampfschifffahrts" - "elektrizitäten" - "haupt" - "betriebs" - "werkbau" - "unterbeamten" - "gesellschaft" ). Em português, significa "Associação dos Funcionários Subordinados da Construção da Central Elétrica da Companhia de Barcos a Vapor do Danúbio".

Croácia Croata[editar | editar código-fonte]

Na língua croata, temos como maior palavra prijestolonaslijednikovica,[carece de fontes?] com 26 letras, que significa: a esposa de um herdeiro ao trono.

Espanha Espanhol[editar | editar código-fonte]

As duas maiores palavras em espanhol contém 23 letras, electroencefalografista (a pessoa que estuda e pratica a Eletroencefalografia) e anticonstitucionalmente (ato praticado em contrariedade à constituição).[1] Mas superextraordinarísimo é popularmente considerada como a maior palavra em espanhol, com 22 letras, que significa "muito extraordinário".[1]

França Francês[editar | editar código-fonte]

A maior palavra da língua francesa contém 25 letras.[carece de fontes?] Essa palavra é anticonstitutionnellement que significa: anticonstitucionalmente, isto é, algo que esteja de forma contrária à constituição.

Grécia Grego[editar | editar código-fonte]

A maior palavra da língua grega, bem como a maior do mundo, é λοπαδο­τεμαχο­σελαχο­γαλεο­κρανιο­λειψανο­δριμ­υπο­τριμματο­σιλφιο­καραβο­μελιτο­κατακεχυ­μενο­κιχλ­επι­κοσσυφο­φαττο­περιστερ­αλεκτρυον­οπτο­κεφαλλιο­κιγκλο­πελειο­λαγῳο­σιραιο­βαφη­τραγανο­πτερύγων, que, ao ser transliterada, pode ser escrita da seguinte forma: Lopado­temacho­selacho­galeo­kranio­leipsano­drim­hypo­trimmato­silphio­parao­melito­katakechy­meno­kichl­epi­kossypho­phatto­perister­alektryon­opte­kephallio­kigklo­peleio­lagoio­siraio­baphe­tragano­pterygon. A palavra possui 170 letras no alfabeto grego, mas com a transliteração, passa a ter 182 letras. O nome é mencionado na comédia As Mulheres na Assembleia, escrita por Aristófanes (447-385 a.C.)[2]

Hungria Húngaro[editar | editar código-fonte]

A maior palavra do idioma húngaro é megszentségtelenithetetlenségeskedéseitekért,[carece de fontes?] que significa por suas atitudes improfanáveis. Ela contém 44 letras.

Reino Unido Inglês[editar | editar código-fonte]

Com 45 letras, a palavra pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis é a maior da língua inglesa.[3] Foi criada por Everett M. Smith, presidente da National Puzzlers' League, para ser a mais longa palavra de língua inglesa. A sua tradução para português, é "Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose".

Islândia Islandês[editar | editar código-fonte]

A maior palavra da língua islandesa contém 30 letras e é hæstaréttarmálaflutningsmaður[carece de fontes?] que significa: advogado de suprema corte.

Itália Italiano[editar | editar código-fonte]

A maior palavra da língua italiana é precipitevolissimevolmente.[carece de fontes?] Ela contém 26 letras e significa: tão rápido quanto possível.

Japão Japonês[editar | editar código-fonte]

A maior palavra da língua japonesa possui 58 letras. É ニューモノウルトラマイクロスコーピックシリコヴォルケーノコニオシス[carece de fontes?] (katakana) "Nyuumonourutoramaikurosukoupikkushirikoburukeinokonioshisu" (Rōmaji). A sua tradução para português é "Pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiótico".

Lituânia Lituano[editar | editar código-fonte]

A maior palavra em Lituano é nebepasikiškiakopūsteliaujančiuose,[carece de fontes?] que quer dizer: naqueles de gênero masculino, que não estão mais juntando madeira.

Países Baixos Neerlandês[editar | editar código-fonte]

Em neerlandês, a maior palavra já registrada é kindercarnavalsoptiochtlvoorbereibdingswerkzaamheden,[carece de fontes?] com 49 letras é uma atividade que prepara as crianças para o desfile de carnaval.

Polónia Polaco[editar | editar código-fonte]

A língua polaca possui a palavra najcharakterystyczniejszego,[carece de fontes?] de 27 letras, que é a forma no genitivo para o adjetivo "o mais característico".

Portugal Português[editar | editar código-fonte]

A maior palavra da língua portuguesa, registada num dicionário, é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, com 46 letras, uma palavra composta que é uma amalgama de síndromes. É de referir, que não é muito comum um dicionário efetuar registos deste tipo de palavras, pois se consultarmos livros técnicos, existem muitas outras maiores do que esta na nossa língua. A palavra ganhou registro oficial pela primeira vez em 2001, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e aparece descrita como uma doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas,[4] é de referir que o nome cientifico desta doença é silicose.

A palavra de 29 letras anticonstitucionalissimamente é considerada a maior palavra portuguesa não técnica, e descreve algo que é efectuado de maneira muito anticonstitucional, ou seja, que é oposto à constituição.[5]

Rússia Russo[editar | editar código-fonte]

A maior palavra do idioma russo é ryentgyenoelyektrokardiografichyeskogo (рентгеноэлектрокардиографического).[carece de fontes?] Ela contém 33 letras no alfabeto cirílico, 38, depois de transliteradas. Esta, significa: pertence ao raio X eletrocardiográfico.

Suécia Sueco[editar | editar código-fonte]

Segundo o Livro Guinness dos jjzkzz, a maior palavra registrada da língua sueca é nordöstersjökustartilleriflygspaningssimulatoraeistoa do anläggningsmaterielunderhållsuppföljningssystemdiskussionsinläggsförberedelsearbeten,[carece de fontes?] com 130 letras, querendo dizer: trabalho preparatório de contribuição para a discussão sobre o sistema de manutenção de suporte do material do dispositivo de inspeção do simulador de aviação da artilharia de costa do norte do Mar Báltico.
Segundo o Dicionário de língua sueca da Academia Sueca (SAOL), a maior palavra aí registada é realisationsvinstbeskattning, com 28 letras, significando "impostos sobre lucro realizado". [6]

Referências