Anexo:Lista de celebridades instantâneas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste anexo necessitam de formatação (desde outubro de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
NoFonti.svg
Este anexo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Emblem-question.svg
Este artigo ou seção pode conter texto de natureza não enciclopédica. (desde novembro de 2012)
Justifique o uso dessa marcação e tente resolver essas questões na página de discussão.

Uma "celebridade instantânea" é uma pessoa até então desconhecida que ganha certa notoriedade de maneira repentina, por vezes devido a algum escândalo, programa televisivo ou algum fato de grande cobertura na mídia, como o caso dos fenômenos da Internet[1] . Como a fama vem de maneira repentina, tais celebridades têm dificuldade de se manter na mídia durante muito tempo, muitas vezes voltando ao anonimato da mesma maneira que saíram dele[2] [3] .

Apesar de ser algo típico do fim do século XX e começo do XXI, o fenômeno em questão foi profetizado por uma frase de Andy Warhol, que na década de 1960 começou a pintar produtos norte-americanos famosos, como latas da sopa Campbell's e garrafas de Coca-Cola, ou ícones de popularidade, como Marilyn Monroe. Disse ele: "um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama" ao comentar obras próprias baseadas em acidentes automobilísticos, em especial o de uma ambulância[4] .

Este anexo lista pessoas que se enquadram nesse conceito, dividindo-as por país de origem e temática.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Participantes do Big Brother[editar | editar código-fonte]

Os participantes do reality show Big Brother (em suas inúmeras versões em cada país), durante o período em que estão confinados na casa do programa, tornam-se celebridades instantâneas, tendo vários aspectos de suas vidas acompanhados por perto por boa parte da população do país. Entretanto, quando o programa termina, são poucos os que conseguem continuar recebendo a mesma quantia de destaque na grande mídia. No Brasil os notórios foram as atrizes Grazi Massafera, Juliana Alves, as apresentadoras e atrizes, Íris Stefanelli e Sabrina Sato, o apresentador Diego Gasques e o deputado federal pelo Rio de Janeiro, Jean Wyllys

Passistas e musas do carnaval[editar | editar código-fonte]

Realiza-se anualmente no Brasil o "Carnaval", e ano após ano ganham destaque na mídia especializada modelos que obtêm certo destaque durante os desfiles das escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro, podendo citar-se:

"Mulheres-fruta" e dançarinas de funk[editar | editar código-fonte]

Mulheres-fruta é a designação dada a um fenômeno do funk carioca surgido na primeira década do século XXI, quando uma série de dançarinas começou a ganhar destaque no cenário do funk brasileiro.[6] O sucesso logo se espalhou para outras mídias, sendo citadas desde a página da Academia Brasileira de Letras[7] , músicas[8] [9] , participações no Carnaval no Rio de Janeiro[10] até a chamada mídia erótica, com inúmeras capas de revistas publicadas num curto período.[11]

Outras celebridades instantâneas[editar | editar código-fonte]

Marcelo Nascimento da Rocha[editar | editar código-fonte]

Marcelo Nascimento da Rocha é um paranaense e ficou famoso como um estelionatário que conseguiu se passar por outras pessoas, bem como aplicar os mais diversos tipos de golpe. Sua maior proeza foi conseguir se passar por filho do dono da companhia GOL Transportes Aéreos. Durante 4 dias, participou do Recifolia, um carnaval fora de época, deu entrevistas, e participou de festas onde fora tratado como celebridade. Suas façanhas foram contadas no livro Vips: Histórias Reais de um Mentiroso[12] e no filme VIPs, lançado em 2011.

Rodrigo Rothen[editar | editar código-fonte]

Rodrigo Bezerra Rothen (Manaus, 16 de dezembro de 1987), conhecido pelo nome de Rodrigo Rothen, é um modelo brasileiro que se tornou conhecido por ter aparecido nu em um desfile da grife Rosa Chá, durante a edição Primavera-Verão do São Paulo Fashion Week, em 2008.

Rodrigo era estudante do ensino médio e trabalhava como estagiário de informática quando foi descoberto por um olheiro em um shopping de Manaus, em 2005, quando tinha 17 anos[13] . No ano seguinte, ele foi o vencedor da etapa amazonense do concurso Tic Tac Mega Models e, mais tarde, venceu a edição nacional[14] [15] .

Mudou-se para São Paulo em 2006, porém sua carreira só veio a deslanchar em agosto de 2008. Escalado para desfilar para a Rosa Chá, Rodrigo foi o escolhido para fazer um breve desfile sob luz reduzida e, mais tarde, tomar banho em um chuveiro instalado ao lado da passarela e diante de uma plateia lotada. A atuação de Rodrigo serviu para substituir Naomi Campbell, que desfilaria pela grife, mas que, na última hora, cancelou sua participação[16] .

O episódio foi muito repercutido pela mídia[17] , o que contribuiu para a carreira do modelo, que, após o ocorrido, foi destaque em diversas revistas e sites de notícias, desfilou com exclusividade para a Dior durante a Semana de Moda de Paris e chegou a morar em Milão e Tóquio[18] .

Internet[editar | editar código-fonte]

Youtubers[editar | editar código-fonte]

Youtuber é o termo comumente utilizado na Internet para definir pessoas que obtiveram popularidade após terem algum trabalho publicado no site de vídeos YouTube, como canais de vlogs, gameplays, ou qualquer tipo de conteúdo frequentemente postado.

VenomExtreme[editar | editar código-fonte]

Eduardo Faria (Teresópolis, 10 de julho de 1982) mais conhecido como VenomExtreme ou Venom, é um Youtuber que ganhou popularidade através do seu canal de vídeos homônimo, onde vídeos de jogos e vlogs são frequentemente postados por Eduardo.[19] Venom morou em Portugal por 10 anos, quando em 2012 retornou ao Brasil e anunciou que iria abrir uma empresa de produção de conteúdo, juntamente com outros dois Youtubers, Bruno "Monark" Aiub e Leon Martins. Em 2014, seu canal no YouTube chegou aos 3 milhões de inscritos, tornando-se o primeiro canal brasileiro de jogos eletrônicos a alcançar tal marca.

Famosos por Vídeos Virais na Internet[editar | editar código-fonte]

Oliver[editar | editar código-fonte]

Luisa Marilac

Luísa Marilac (Além Paraíba, 6 de maio de 1979) é uma Transsexual brasileira que ficou famosa por um vídeo na internet.

Nascida na cidade de Além Paraíba, em Minas Gerais, a transsexual Luisa Marilac trabalhou com prostituição desde a adolescência. Mudou-se para a Europa após levar sete facadas nas costas em um bar em Guarulhos, fato que a deixou em coma durante dois dias e sem um dos pulmões. Na Itália, continuou trabalhando com prostituição até 2008.

Ficou conhecida em 2011, quando um vídeo amador, filmado por ela mesma em junho de 2010, teve mais de 2,5 milhões de acessos no site YouTube. A gravação era uma vingança de Luisa para um ex-namorado italiano. Segundo ela, o casal morou durante dois anos em Roma e foi para Madri para se casar. Ao chegar na Espanha, seu namorado havia fugido com dinheiro, documentos e cartões de crédito[20] . No vídeo, Luisa diz:

Cquote1.svg Neste verão, eu decidi fazer algo de diferente. Decidi ficar na minha casa, na minha piscina, tomando meus "bons drink", curtindo esse verão maravilhoso na Europa … E teve boatos de que eu estava na pior... Se isso é estar na pior, o que quer dizer estar bem? Cquote2.svg
Luísa Marilac

As frases ditas por Luisa no vídeo, tais como "Nesse verão, eu decidi fazer algo de diferente" e "Ainda teve boatos de que eu estava na pior", viraram bordões repetidos por várias pessoas em redes sociais, em vídeos na internet, programas de televisão, revistas em quadrinhos[21] e até em novelas[22] , além de servir de tema para paródias. De volta ao Brasil, Luisa fez presença VIP em várias festas e apareceu em diversos programas de televisão, tais como Eliana, Casos de Família, Provocações, Pânico na TV, Superpop, TV Fama, CQC, Ex-Tricô, entre outros, além de ser convidada especial do VMB 2011 e participar do comercial da Skoll.[23] [24] Seu bordão apareceu até na novela global Insensato Coração e no gibi da Turma da Mônica, personagem de Maurício de Souza.[25] Chegou-se, inclusive, a cogitar a produção de um filme narrando a biografia de Luisa Marilac.[26]

Luíza Rabello[editar | editar código-fonte]

Luíza Rabello

Luíza Rabello (João Pessoa, 11 de agosto de 1994) é uma estudante que ficou conhecida na internet após a veiculação de um anúncio sobre o lançamento de um prédio residencial na Paraíba. Na propaganda, Gerardo Rabello, pai de Luíza e colunista social de João Pessoa, fala sobre o empreendimento e cita que convidou toda a família para falar da novidade, menos Luíza, de 17 anos, que estaria no Canadá, fazendo intercâmbio. Segundo Gerardo, os produtores do comercial colocaram a frase porque a Família Rabello é muito conhecida na Paraíba e os telespectadores perceberiam a ausência da adolescente. Assim que a propaganda começou a ser veiculada, no dia 11 de janeiro de 2012, o assunto foi o mais comentado no Twitter, liderando os Trending Topics do Brasil com a hashtag "#LuizaEstanoCanada", além de diversas montagens que foram veiculadas no Facebook.

A repercussão foi tão grande que, em um show realizado em João Pessoa, o cantor Lenine brincou no palco agradecendo ao público, menos a Luíza que está no Canadá[27] [28] [29] . De volta ao Brasil, Luíza, que recebeu da mídia o apelido de "Luíza do Canadá", fez campanhas publicitárias para o mesmo condomínio residencial que a projetou para a fama repentina[30] , para a rede de varejo Magazine Luiza e para a fabricante de veículos Chevrolet[31] , passou a fazer presença VIP em eventos, entre eles o Festival de Verão de Salvador[32] e foi convidada para assistir ao São Paulo Fashion Week[33] . Luíza ainda deu entrevistas aos programas Jornal Hoje, TV Fama, Muito+, Bom Dia Brasil, Hoje em Dia[34] , entre outros, além de fazer participações em programas como Mega Senha[35] e Eliana[36] . Toda a repercussão gerou a emancipação da adolescente.[37]

No Reino Unido[editar | editar código-fonte]

Cornelius Horan[editar | editar código-fonte]

Cornelius Horan é um ex-padre irlandês, que invadiu a pista da prova da Maratona das Olimpíadas de Atenas (2004), agarrando o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, que detinha a primeira colocação na prova até aquele momento.[38] Horan foi condenado a 1 ano de prisão, mas pagou uma multa de 3 mil euros (equivalente a 10 mil reais) para sair livre.[39] [40] Anteriormente, ele também havia invadido o circuito de Silverstone no Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1, em 2003, vencida pelo piloto brasileiro Rubens Barrichelo com a frase "Leia a Bíblia, ela está sempre certa".

Mark Roberts[editar | editar código-fonte]

Mark Roberts[41] (nascido em 12 de dezembro de 1964 em Liverpool, Inglaterra) é uma celebridade instantânea britânica, famoso por correr nu durante vários eventos internacionais. No Super Bowl XXXVIII, em Houston, após as apresentações de intervalo, Robert atravessou o campo de jogo.

Referências

  1. Internet vira fábrica de celebridades instantâneas Terra Tecnologia (24 de março de 2006).
  2. Prostituta vira celebridade instantânea Observatório da Imprensa.
  3. Garoto de milagre vira celebridade instantânea Ccr.org.br.
  4. Morto há 20 anos, Andy Warhol segue além dos "15 minutos de fama" G1 (22 de fevereiro de 2007).
  5. Felipe Campos Estevão de Freitas (11 de Fevereiro de 2010). Viviane Castro tira o tapa-sexo de 4 cm para a "Playboy" português Portalmaratimba.com. Visitado em 23 de Dezembro de 2010.
  6. Cultura: "Mulheres-fruta" roubam a cena no funk nacional Tribunaimpressa.com.br.
  7. Moacyr Scliar: A Glória da Melancia Machadodeassis.org.br.
  8. Mulher-Moranguinho e outras frutas ganham funk especial Ofuxico.terra.com.br.
  9. A funkeira Valeska Popozuda critica rivais' com funk 'Fruta estraga' Ego.globo.com.
  10. Globo: ‘Mulheres-fruta’ vão ser destaques no carnaval Carnaval.globo.com.
  11. Mulheres-fruta - Mulher-Melancia, Maça e outras musas Abril.com.br.
  12. Época - NOTÍCIAS (2 de Junho de 2005). Será tudo verdade? português Revistaepoca.globo.com. Visitado em 23 de Dezembro de 2010.
  13. Conheça o modelo que parou a SPFW ao tomar banho nu Ego.globo.com.
  14. Mãe de modelo diz que nudez foi apelação Lukaskywalkerr.blogspot.com.
  15. Rodrigo Rothen é vencedor amazonense e nacional do Tic Tac Models Portalamazonia.globo.com.
  16. Modelo nu substitui Naomi Campbell Colunistas.ig.com.br.
  17. Modelo fica nu em desfile da Rosa Chá Noticias.bol.uol.com.br.
  18. Rodrigo Rothen embarca para Tóquio Colunistas.ig.com.br.
  19. Os artistas improváveis dos games. revistaepoca.globo.com.
  20. Tem muita travesti talentosa', diz nova diva gay do YouTube G1.globo.com.
  21. Bordão de Luisa Marilac é citado em gibi da Turma da Mônica Portalflavour.com.
  22. Luisa Marilac agradece a Deborah Secco por usar seu bordão Diversao.terra.com.br.
  23. Redação (19 de dezembro de 2011). Luisa Marilac estrela vídeo da Skol nesse verão; assista! Celebridades — A Capa. Visitado em 16 de novembro de 2012..
  24. Travesti Luisa Marilac é o primeiro convidado especial do VMB 2011 Noticias.r7.com.
  25. Redação (14 de novembro de 2011). Jornal: Luisa Marilac ganha espaço em gibi da Turma da Mônica Site Terra — Gente. Visitado em 16 de novembro de 2012..
  26. Luisa Marilac gostaria de ser interpretada por Caio Castro no cinema Ofuxico.terra.com.br.
  27. Comercial vira hit na web com a expressão “Menos Luiza, que está no Canadá” Techtudo.com.br.
  28. Entenda o meme Luiza está no Canadá Techtudo.com.br.
  29. Luíza está no Canadá' vira hit na web e família antecipa volta dela ao Brasil G1.globo.com.
  30. Luíza, que estava no Canadá, substituirá o pai em comercial Exame.abril.com.br.
  31. Luiza do Canadá divide comercial com Fernanda Lima e negocia com o SBT Ofuxico.terra.com.br.
  32. Luíza do Canadá curte Festival de Salvador na Bahia com o namorado e descarta ensaio nu Caras.uol.com.br.
  33. Fenômeno da Internet, Luíza circula pelo Fashion Week e diz que não dará as costas para as oportunidades Caras.uol.com.br.
  34. Luiza volta do Canadá e concede entrevista ao programa Entretenimento.r7.com.
  35. Com Luíza do Canadá, Mega Senha atinge altos índices na RedeTV Natelinha.uol.com.br.
  36. Eliana entrevista Luíza que voltou do Canadá Diversao.terra.com.br.
  37. Já emancipada, Luíza do Canadá se esbalda no Carnaval de Salvador Extra.globo.com.
  38. Terra - Esportes (31 de Agosto de 2004). "Nunca mais farei isso", diz invasor da maratona português Esportes.terra.com.br. Visitado em 23 de Dezembro de 2010.
  39. http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u80538.shtml
  40. Bruno Landi (29/08/2014). Título não preenchido, favor adicionar Esportes.terra.com.br. Visitado em 5 de outubr de 2014.
  41. Jornal Olho Nu (de 2010). Nu em notícia português Jornalolhonu.com. Visitado em 23 de Dezembro de 2010.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]