Anexo:Lista de compositores de música erudita por período

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta é uma lista de compositores de música erudita, classificada por período da história da música e em ordem cronológica da data de nascimento de cada compositor.
Compositor musical é aquele que escreve música. Letras de música, ou libretos não são considerados música, mas sim letras ou libretos.

Observação

Um libretista não é um compositor musical. O libretista, ou quem escreve letras de canções, ou poemas que se adaptam a música, deverá entrar numa lista de libretistas de música.
Se o compositor escreve letras de uma canção, ou um libreto, ele ainda é um compositor, mas quem escreve letras, poemas ou libretos, etc, sem escrever música, não é considerado músico compositor academicamente e não deve entrar nesta lista! O mesmo se aplica para um cantor, ou um instrumentista que não compõem. O fato dele tocar na banda musical não o dá mérito de ser chamado de compositor musical.
Esta é uma lista de compositor musical e segue o conceito da imparcialidade da Wikipédia. Este é o mesmo critério que se aplica imparcialmente para quem escreve, por exemplo, uma peça de teatro, ou um enredo de filme, o compositor musical não entra na lista dos escritores da peça, ou do filme se eles não contribuiram para aquele meio.

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Esta é uma linha do tempo com os principais e mais influentes compositores eruditos, separados por período e estética musical,como por exemplo Heitor Villa-Lobos,Ludwig van Beethoven , entre outros.

Nota: Algumas datas possuem apenas valor aproximado.