Anexo:Lista de condes e duques de Vendôme

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conde de Vendôme e, posteriormente, Duque de Vendôme, foram títulos de nobreza, atribuídos aos senhores da região do Vendôme, na França.

O primeiro titular conhecido do título foi Bucardo Ratepilato. O território passou, por casamento, a várias casas e linhagens, chegando em 1372 a um ramo novo ramo da casa de Bourbon. Em 1514, o Vendôme foi transformado em ducado. Em 1589, o então Duque de Vendome ocupou o trono francês como Henrique IV , e o título passou para o domínio real .

O Vendome foi reconcedido ao seu filho ilegítimo César em 1598, e na posse dos seus descendentes até a extinção da linha masculina, ocorrida em 1727.

Condes de Vendôme[editar | editar código-fonte]

Bucardistas[editar | editar código-fonte]

∞Casou-se com Elisabete e tiveram três filhos: Reinaldoconde de Vendôme e conde de Melun, bispo de Paris, († 18/01/1020); Bucardo († 1012) e Adélia(ou Elisabete) (n958-m1040), casada em 989 com Fulco Nerra conde de Anjou, e surpreendida em adultério (no ano de 1000).

Segundo outras fontes ele seria filho de Bucardo Ratepilato, 1º conde de Vendôme, e neto de Bucardo de Sens (conde de Sens)

Casa de Nevers[editar | editar código-fonte]

∞Casou-se com Adélia, filha de Fulco III, conde de Anjou e Elisabete de Vendôme, filha de Bucardo I. Bodon, pelo casamento com Adélia, tornou-se conde de Vendôme e de Anjou.

Casa de Anjou[editar | editar código-fonte]

∞Casou-se em 1032 com Ágnes de Borgonha , filha de Oto Guilherme, conde de Borgonha e Ermentrude de Roucy, e viúva de Guilherme V, o Grande, duque da Aquitânia e conde de Poitiers. Divorciou-se dela em 1049
∞Casou-se então com Grécia de Langeais, viúva de Berlaio I, senhor de Montreuil. Também divorciou-se dela.
∞Depois casou-se com Adélia de Blois, filha de (Odo) Eudes de Blois e a repudia
∞E, finalmente, casou-se com Adelaide de Theutonice

Segundo outras fontes ele seria filho de Godofredo I, senhor de Preuilly e neto, por parte de pai de Efroi, (???-1009), senhor de Preuilly e senhor de La Rocheposay.

Na falta de filhos, foi sucedido pelo sobrinho, filho de sua irmã Ermengarda, Godofredo III, o Barbudo.

Casa de Nevers[editar | editar código-fonte]

∞Casou-se com Petronília de Chateau-Renard, filha de Valter I de Chateau-Gontier (???-1061?) e sua esposa Petonilia (ou Beatriz) e foram pais de Eufrosina de Vendôme e Ágata de Vendôme

Casa de Preuilly[editar | editar código-fonte]

∞Casou-se com Eufrausina, filha de Fulco de Vendôme e tiveram três filhos: Godofredo, que o sucedeu no Vendôme; Escivardo, que o sucedeu no Preuilly; Engelbaudo (1062-1115), arcebispo de Tours.
∞Casou-se com Berta do Puy-du-Fou (ou Riquilda de Lavardin (???-1130?) e foram pais de Bucardo IV, Lancelin (1185?), Godofredo de Preuilly ((que foi tutor de seu sobrinho João II de 1202 a 1211) e Matilde de Preuily.
∞Casou-se com Ágata de Lavardin, filha de Pedro de Lavardin
∞Casou-se, após ela haver se divorciado do conde Reinaldo de Dammartin, com Maria de Châtillon, filha de Guido II de Châtillon e sua primeira esposa Alice de Dreux, filha de Roberto I, conde de Dreux. Mas deste casamento não surgiram filhos

Casa de Montoire[editar | editar código-fonte]

∞Casou-se com Eglantine de Palluau, filha de Godofredo I de Palluau e Matilde de Montoire]], neta portanto (por parte de mãe, de Ágnes de Vendôme, filha de Bucardo IV
∞Casou-se com Joana de Mayenne, filha de Juhel III, senhor de Mayenne e com ela teve 4 filhos.
∞Casou-se com Maria de Roye
∞Casou-se com Leonor de Montfort, filha de Filipe II de Montfort, senhor de Castres, e de Joana Lévis Mirepoix, que lhe trouxe o Castres.
∞Casou-se com Alice da Bretanha
∞Casou-se em 1342 com Joana de Pontieu e tiveram dois filhos: Bucardo VII e Catarina de Vêndome
∞Casou-se em com 1362 com Isabel de Bourbon (1340-1371), filha de Jaime I de Bourbon e que havia sido casada anteriormente, em 1362, com Luís II, Viscode de Beaumont-au-Maine.
∞Casou-se em 1364 com João VII de Bourbon-La Marche

Casa de Bourbon[editar | editar código-fonte]

∞Casou-se com Branca de Roucy (m.1421), filha de Hugo II conde de Roucy
∞Casou-se com Joana de Laval (m.1468), filha de Guido XII, conde de Laval

Condes ingleses de Vendôme[editar | editar código-fonte]

∞Casou-se em 21 de fevereiro de 1421 com Lady Elizabete Montagu, com quem teve uma filha, de nome Joana;
∞Casou-se, em segundas núpcias em 9 de janeiro de 1449 com Maud Stanhope

Casa de Bourbon[editar | editar código-fonte]

∞Casou-se com Isabel de Beauvau, senhora de La Roche-sur-Yon, com a qual teve oito filhos:
∞Casou-se em 1487 com Maria de Luxemburgo, viúva de Iago de Savóia, conde de Romont. Ela trouxe vários estados como dote, inclusos os condados de Saint-Pol e o de Soissons, na Picardia. Tiveram 6 filhos:

Duques de Vendôme[editar | editar código-fonte]

Casa de Bourbon[editar | editar código-fonte]

∞Casou-se em 18 de maio de 1513, com Francisca de Alençon, duquesa de Beaumont, viúva de Francisco de Orléans e tiveram treze filhos:
∞Casou-se a 20 de Outubro de 1548, em Moulins, com Joana d'Albret, rainha de Navarra, filha de Henrique II de Navarra e de Margarida de Angoulême. Foram pais de Henrique IV, o primeiro Bourbon a subir ao Trono de França.
∞Casou-se em 1572 Margarida de Valois, irmã de Carlos IX e filha de Catarina de Médicis, apelidada la reine Margot.

Entre outros filhos, teve: César, (1594-1665), príncipe francês, legitimado em 1595; Catarina, Mademoiselle de Vendôme (1596-1663), legitimada em 1597; casou com Carlos II de Lorena, Duque da Lorena (1596-1657); Alexandre (1598-1629), Chevalier de Vendôme, Prior de Malta ou de França (grand prieur de Malte ou France) e abade de Marmoutier, legitimado em 1599.

Casa de Bourbon-Vendôme[editar | editar código-fonte]

The arms de the illegitimate Bourbon-Vendôme Casa
∞Casou-se com Francisca de Lorena (1592-1669), filha de Mercouer
∞Casou-se em 1651 com Laura Mancini, sobrinha do cardeal Mazarino.
∞Casou-se com Ana Maria de Bourbon (1678-1718), filha de Henrique Júlio, príncipe de Condé
  • Filipe (17121727), Foi o 4º (quarto) duque de Vendôme e Grão Prior, na França, da Ordem de Malta, foi comandante do exército francês e irmão mais novo de Luís José. Depois da morte do irmão Luís , ele herdou os títulos, mas morreu sem causa e os títulos se tornaram extintos.

O Vendôme assim foi anexado à coroa francesa por Luís XIV em 1712, sob o pretexto de que a adesão de Filipe na Ordem de Malta como Grão Prior da França impediram-no de sustentá-lo, mas reteve o título.

Título de cortesia[editar | editar código-fonte]

O título foi revivido pelos orleanistas pretendentes ao trono da França como um título de cortesia. No entanto não possui validade sob a lei francesa.

∞Casou-se em 12 Fevereiro de 1896, em Brussels, com a príncesa Henriqueta da Bélgica, filha do rei Alberto I da Bélgica e da duquesa Isabel da Baviera, filha de Carlos Teodoro, duque da Baviera e de sua segunda esposa, a infanta Maria José de Bragança. Isabel era sobrinha da imperatriz "Sissi" da Áustria e neta do deposto rei D. Miguel I de Portugal.
∞Casou-se com a duquesa Tatiana de Oldenburg (b. 1974) in 2001

Ligações externas[editar | editar código-fonte]