Anexo:Lista de constelações

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Abaixo segue uma lista de constelações.

Em 1930, a União Astronômica Internacional dividiu o céu em 88 constelações com fronteiras precisas. Desta forma, cada direção no céu pertence necessariamente a uma (e apenas uma) delas. As novas contelações foram definidas e batizadas, sempre que possível, seguindo a tradição proveniente da Grécia antiga, e seus nomes oficiais são sempre em latim.

As atuais 88 constelações são:

O subconjunto de constelações chamado zodíaco, composto por doze constelações, é muito conhecido:

Tradicionalmente, só as doze fazem parte do zodíaco. Mas, a partir de 1930 (quando a União Astronômica Internacional padronizou as constelações), Ophiuchus é incluído, e o zodíaco passa a ter 13 constelações. Zodíaco é o conjunto das constelações cortadas pela eclíptica (o caminho percorrido pelo Sol durante o ano), e como o Sol passa por Ophiuchus geralmente entre 30 de novembro a 17 de dezembro, esta constelação é uma legítima constelação zodiacal.

Ptolomeu, em seu tratado de astronomia Almagesto (no século II) listava 48 constelações:

Com o passar do tempo, esta lista foi expandida, tanto para preencher vazios entre as constelações ptolomaicas quanto para completar o céu do sul, à medida que exploradores europeus navegavam a lugares onde pudessem vê-lo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]