Lista de enfermeiras, paramédicos e outros coadjuvantes de ER

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A seguir estão listadas as enfermeiras, os paramédicos e outros personagens coadjuvantes que participaram do seriado de televisão norte-americano ER criado por Michael Crichton. As enfermeiras Carol Hathaway e Samantha Taggart possuem artigos próprios.

Haleh Adams[editar | editar código-fonte]

Haleh Adams

Haleh Adams é uma das únicas seis personagens que apareceram em todas as temporadas do seriado. Vista como a enfermeira mais experiente, Haleh é sempre chamada nas horas de cuidar de um caso complicado que exija experiência. Já foi enfermeira chefe por duas vezes: em 1997 quando Carol Hathaway foi suspensa e entre 2000 e 2002. Recentemente ela foi vista na mesa de conselho do County, no episódio de interrogação de Abby Lockhart. Haleh foi a única enfermeira (tirando Abby) a prestar homenagens no funeral de Mark Greene.

Em 2002 Haleh apareceu com uma aparência bem diferente (a atriz perdeu muitos quilos), porém, atualmente ela já recuperou grande parte do peso perdido. Ela já foi demitida duas vezes: uma em 2003 (10ª temporada), juntamente com inúmeros outros enfermeiros, mas foi logo recontratada por Romano quando o mesmo descobriu que existiam muitos sindicatos que protegiam as enfermeiras e a outra vez foi na 12ª temporada quando Sam foi obrigada por Eve a demitir Haleh devido as horas extras excedentes que a enfermeira havia feito. Ela foi recontratada novamente logo depois.

Na última temporada da série Haleh mostra na despedida de Abby uma sala secreta onde ela guarda as placas dos nomes de quase todos os médicos que passaram pelo hospital, incluindo Del Amico, Doyle, Malucci, Chen, Corday, etc. Quando Abby pergunta da placa de Carter, Haleh diz que ele se recusou a colocar a sua alegando que ele "estaria destruindo uma propriedade pública".

Chuny Marquez[editar | editar código-fonte]

Chuny Marquez
Família Vários irmãos

Ethel "Chuny" Marquez faz parte do grupo de personagens que apareceram em todas as temporadas do seriado. Chuny frequentemente auxilia os médicos como tradutora de pacientes que só falam em espanhol. Na 3ª temporada tem um caso com Mark Greene, mas segundo ela, o relacionamento estava começando a afetar o trabalho, assim, ela termina o relacionamento. Na 9ª temporada tem um caso com Luka Kovac, mas o médico não mantém uma postura muito elegante com a enfermeira o que acaba na denúncia de Chuny de assédio sexual no trabalho para Kerry Weaver. Na 14ª temporada Chuny fica amiga das outras enfermeiras Samantha Taggart e Dawn Archer. Nessa temporada é revelado que o verdadeiro nome dela é Ethel.

Lily Jarvik[editar | editar código-fonte]

Lily Jarvik

Lily Jarvik é uma das únicas seis personagens que apareceram em todas as temporadas do seriado. Lily sempre foi presença constante no staff do County e sempre esteve envolvida nos eventos fora do hospital. Sua vida pessoal não foi muito explorada nas 15 temporadas do seriado, mas suas habilidades como enfemeira nunca foram colocadas em dúvida. Geralmente auxilia os novos internos e estudantes de medicina que iniciam sua rotação pelo PS.

Malik McGrath[editar | editar código-fonte]

Malik McGrath

Malik McGrath faz parte do grupo de personagens que apareceram em todas as temporadas do seriado juntamente com Haleh, Chuny, Lily e os paramédicos Zadro e Pickman. Foi o único enfermeiro homem do PS por vários anos. Dono de falas geralmente de alívio cômico, Malik sempre mostrou ser prestativo ao staff do PS. Desenvolveu uma amizade muito grande com os recepcionistas Frank e Jerry. Malik sofreu bastante nas mãos de Kerry Weaver em relação ao seu trabalho. A questão de sua etnia criou conflitos com Susan Lewis e Mark Greene.

Jerry Markovic[editar | editar código-fonte]

Jerry Markovic

Jerry Markovic serviu como alívio cômico para o seriado durante todos os anos em que esteve no show. O personagem era geralmente visto pregando brincadeiras em outros membros do staff, organizando festas e celebrações, tentando ganhar dinheiro de maneira fácil e não convencional entre outras ações cômicas. Na 4ª temporada, Jerry acidentalmente explode uma ambulância com uma bazuca levando-o a suspensão de turnos diurnos por vários meses. Kerry Weaver geralmente dá lições de moral e de comportamento no trabalho para Jerry. O personagem é visto pela última vez no final da 5ª temporada. Sua saída não é explicada nenhuma vez no seriado.

Na 8ª temporada ele volta quando inúmeros membros do staff passam mal devido a uma comida estragada. Ele bate cabeças com Frank Martin, recepcionista que ocupou seu lugar enquanto estava fora. Eventualmente os dois se entendem e se tornam amigos. No finale da 12ª temporada Jerry é atingido por uma bala enquanto protege um garoto em meio ao tiroteiro que ocorre no PS causado pelo ex-marido de Sam, Steve Curtis. Ele tem complicações durante seu salvamento mas é estabilizado após uma cirurgia enlvolvendo Neela Rasgotra e Lucien Dubenko. Sua mãe é introduzida na 13ª temporada quando seu filho é tratado no hospital. Ela confessa que tentou inscrever o filho quatro vezes em Harvard, porém, ele nunca conseguiu entrar. Jerry não é mais visto no PS a partir deste episódio (o ator foi contratado para atuar no seriado da ABC, Men In Trees).

Na 15ª e última temporada de ER Jerry participa do episódio-flashback "Heal Thyself" que teve participações de Anthony Edwards (Mark Greene), Laura Innes (Kerry Weaver) e Paul McCrane (Robert Romano). No episódio "The High Holiday" (nos tempos atuais) ele retorna ao PS querendo seu antigo emprego de volta. Ele acaba conseguindo com a aprovação da nova chefe do PS Catherine Banfield.

Frank Martin[editar | editar código-fonte]

Frank Martin

Francis "Frank" Martin apareceu pela primeira vez no episódio piloto apresentando-se como o oficial Martin. Ele era um paciente que tinha levado um tiro. Seu personagem retornou à série somente na sexta temporada como o novo recepcionista, que estaria substituindo Jerry.No episódio da 10 temporada Forgive and Forget descobrimos que Frank é casado e tem uma filha com Síndrome de Down.

Dawn Archer[editar | editar código-fonte]

Dawn Archer

Dawn Archer é uma das enfermeiras regulares que entraram mais recentemente no PS. Sua primeira aparição foi no episódio "Heart of the Matter" da 13ª temporada. Sua vida pessoal não foi muito explorada, tirando a sua confissão de ter morado em Nova Orleans até o evento do Furacão Katrina. Na 14ª temporada, Dawn foi uma das reféns de um paciente que manteve ela, Morris, Neela e um interno presos na sala de trauma para curar a sua namorada. Após o incidente Dawn passou por uma consulta no psicólogo. Durante sua estadia no departamento, ela desenvolveu uma amizade com suas colegas enfermeiras Haleh Adams e Chuny Marquez e posteriormente, Sam Taggart.

Lydia Wright[editar | editar código-fonte]

Lydia Wright
Causa da última aparição É demitida juntamente a outros enfermeiros

Lydia Wright-Grabarsky foi a segunda personagem a aparecer em cena no piloto após Mark Greene. Ela é uma enfermeira muito experiente desenvolvendo habilidades memoráveis como a capacidade de indicar o nível de álcool no sangue de um paciente somente cheirando-o. Lydia, juntamente com Mark, auxiliou bastante uma paciente prostituta chamada Loretta tomando conta de seus filhos enquanto ela estava hospitalizada. Ela se casa com o policial Al Grabarsky na área de espera do PS na 3ª temporada. Ela aparece pela última vez em 2003 quando o Dr. Romano decide cortar enfermeiras seniores para diminuir gastos. Lydia, Conni e Yosh são despedidos após pedirem melhores horários. Volta a aparecer no ultimo episódio da série "And In The End" numa cena que remetia a 1ª cena no episódio piloto.

Conni Oligario[editar | editar código-fonte]

Conni Oligario
Causa da última aparição É demitida juntamente a outros enfermeiros

Conni Oligario foi uma enfermeira do Pronto-Socorro desde a primeira temporada em 1994 até 2003 quando foi demitida pelo Dr. Robert Romano na décima. Conni apareceu grávida no hospital na 4ª temporada. Sua gravidez avançou mais do que esperado deixando agoniada com a situação. Tentando de todas as maneiras ter o bebê logo a enfermeira cai em uma das peças do staff do PS que prepararam um chá de bebê surpresa para ela. Na 10ª temporada Conni, Lydia e Yosh protestavam contra o tratamento que vinham recebendo e pediram a então enfermeira chefe Abby Lockhart para que conversasse com Romano. Mas quando Abby falha, os três enfermeiros são suspensos por 90 dias e são substituídos. Conni nunca mais foi vista no PS após a suspensão, porém, no episódio "Blame It On The Rain" da 12ª temporada Haleh menciona que ela está cobrindo um turno para Conni.

Yosh Takata[editar | editar código-fonte]

Yosh Takata
Causa da última aparição É demitido juntamente a outras enfermeiras

Yosh Takata foi o segundo enfermeiro homem a ser introduzido na série (após Malik McGrath). Ele é gay e convertido ao judaísmo. Ele foi contratado na 3ª temporada no mesmo dia em que Jeanie Boulet estava para ser demitida por Kerry Weaver devido ao orçamento. Isso causou tensão entre a assistente e a médica: Jeanie suspeitou do verdadeiro motivo de sua demissão. Junto a Conni e Lydia Yosh foi demitido na 10ª temporada por Robert Romano.

Randi Fronczak[editar | editar código-fonte]

Randi Fronczak

Miranda "Randi" Fronczak foi uma das recepcionistas do PS desde a 2ª temporada (2005/2006) até a 10ª (2003/2004). Randi sempre fazia comentários sarcásticos e constantemente brigava com outros alegando que tinha tarefas demais para fazer. Já chegou a dar soco em um paciente em mais de uma ocasião. Na 2ª temporada confessou que já havia sido presa por assalto. Sua saída não foi explicada até hoje.

Wendy Goldman[editar | editar código-fonte]

Wendy Goldman

Wendy Goldman foi uma das enfermeiras regulares do Pronto-Socorro durante as primeiras três temporadas de ER. Sua personagem tinha um ar inocente e costumava ser muito caridosa com os pacientes. Frequentemente fazia parte dos subplots cômicos com Jerry e outros personagens coadjuvantes. Como Chuny, ajudava os médicos traduzindo do espanhol para o inglês o que pacientes não americanos falavam. Apareceu pela última vez na 3ª temporada e sua ausência nunca foi explicada até hoje. Nunca mais foi mencionada também.

Outros enfermeiros[editar | editar código-fonte]

A seguir estão listados outros enfermeiros que fizeram e os que ainda fazem parte do elenco de apoio da série. Estão descritos os nomes dos personagens, dos atores e os anos em que atuaram na série.

  • Shirley (enfermeira da cirurgia), interpretada por Dinah Lenney (1995-)
  • Kit (enfermeira da UTI), interpretada por Bellina Logan (1996-)
  • Jacy (enfermeira da cirurgia), interpretada por Nadia Shazana (1996-)
  • Rhonda Sterling (enfermeira temporária do PS), interpretada por Jenny O'Hara (1996)
  • Dori (enfermeira do PS), interpretada por Kyle Richards (1998-2006)
  • Chuck Martin (enfermeiro de transporte aéreo), interpretado por Donal Logue (2003-2005)
  • Severa (enfermeira do PS), interpretada por Liza Del Mundo (2003-2004)
  • Eve Peyton (enfemeira chefe), interpretada por Kristen Johnston (2005)
  • Inez (enfermeira do PS), interpretada por April L. Hernandez (2005-2006)
  • Ben Parker (enfermeiro do PS), interpretado por Kip Pardue (2006-2007)
  • Suri (enfermeira do PS), interpretada por Nasim Pedrad (2007-)
  • Marisol (enfermeira da cirurgia), interpretada por Mónica Guzmán (2008-)

Outros recepcionistas[editar | editar código-fonte]

A seguir estão listados outros recepcionistas que fizeram parte do elenco de apoio da série. Estão descritos os nomes dos personagens, dos atores e os anos em que atuaram na série.

  • Timmy Rawlings, interpretado por Glenn Plummer (1994-2007)
  • E-Ray Bozeman, interpretado por Charles Noland (1995-1997)
  • Cynthia Hooper, interpretada por Mariska Hargitay (1997-1998)

Paramédicos[editar | editar código-fonte]

A seguir estão listados os paramédicos que fizeram e os que ainda fazem parte do elenco de apoio da série. Estão descritos os nomes dos personagens, dos atores e os anos em que atuaram na série.

  • Doris Pickman, interpretada por Emily Wagner (1994-)
  • Dwight Zadro, interpretado por Monté Russell (1995-)
  • Pamela Olbes, interpretada por Lynn A. Henderson (1995-)
  • Ray Shepard, interpretado por Ron Eldard (1995-1996)
  • Raul Melendez, interpretado por Carlos Gómez (1995-1996)
  • Brian Dumar, interpretado por Brian Lester (1996-)
  • Dee McManus, interpretada por Meg Thalken (1996-2008)
  • Greg Powell, interpretado por George Eads (1997-1998)
  • Morales, interpretado por Demetrius Navarro (1998-)
  • Christine Harms, interpretada por Michelle Bonilla (1999-)
  • Tony Bardelli, interpretado por Louie Liberti (2003-)
  • Chaz Pratt, interpretado por Sam Jones III (2006-2008)

Tanto Doris Pickman quanto Dwight Zadro fazem parte do grupo de personagens que apareceram em todas as 15 temporadas do seriado

Assistentes sociais[editar | editar código-fonte]

A seguir estão listados os assistentes sociais que fizeram e os que ainda fazem parte do elenco de apoio da série. Estão descritos os nomes dos personagens, dos atores e os anos em que atuaram na série.

  • Adele Newman, interpretada por Erica Gimpel (1997-2003)
  • Ken Sung, interpretado por Daniel Dae Kim (2003-2004)
  • Wendall Meade, interpretada por Madchen Amick (2004-2005)
  • Liz Dade, interpretada por Tara Karsian (2005-)

Familiares[editar | editar código-fonte]

A seguir estão listados os familiares dos personagens principais que fizeram e os que ainda fazem parte do elenco de apoio da série. Estão descritos os nomes dos personagens, dos atores e os anos em que atuaram na série.

  • Jennifer Simon (ex-mulher de Mark Greene), interpretada por Christine Harnos (1994-2002)
  • Rachel Greene (filha de Mark e Jennifer), interpretada por Yvonne Zima (1994-2000) e Hallee Hirsh (2001-2004)
  • Chloe Lewis (irmã de Susan Lewis), interpretada por Kathleen Wilhoite (1994-2002)
  • Helen Hathaway (mãe de Carol Hathaway), interpretada por Georgiana Tarjan (1994-1995) e Rose Gregorio (1996-1999)
  • Cookie Lewis (mãe de Susan Lewis), interpretada por Valerie Perrine (1995)
  • Henry Lewis (pai de Susan Lewis), interpretado por Paul Dooley (1995-2004)
  • Jackie Robbins (irmã de Peter Benton), interpretada por Khandi Alexander (1995-2001)
  • Al Boulet (ex-marido de Jeanie Boulet), interpretado por Michael Beach (1995-1997)
  • Ray Ross (pai de Doug Ross), interpretado por James Farentino (1995)
  • David Greene (pai de Mark Greene), interpretado por John Cullum (1997-2000)
  • Ruth Greene (mãe de Mark Greene), interpretada por Bonnie Barlett (1997-1998)
  • Millicent Carter (avó de John Carter), interpretada por Frances Sternhagen (1997-2003)
  • Charles Corday (pai de Elizabeth Corday), interpretado por Paul Freeman (1998-2002)
  • Isabelle Corday (mãe de Elizabeth Corday), interpretada por Judy Parfitt (2000-2002)
  • Maggie Wyczenski (mãe de Abby Lockhart), interpretada por Sally Field (2000-2006)
  • Richard Lockhart (ex-marido de Abby Lockhart), interpretado por Mark Valley (2000-2003)
  • Eleanor Carter (mãe de John Carter), interpretada por Mary McDonnell (2001-2002)
  • John Carter Jr. (pai de John Carter), interpretado por Michael Gross (2001-2004)
  • Eric Wyczenski (irmão de Abby Lockhart), interpetado por Tom Everett Scott (2002-2003)
  • Makemba Likasu (namorada de John Carter), interpretada por Thandie Newton (2003-2005)
  • Alex Taggart (filho de Sam Taggart), interpretado por Oliver Davis (2003-2005) e Dominic Janes (2005-)
  • Charlie Pratt Sr. (pai de Greg Pratt), interpretado por Danny Glover (2005)
  • Helen Kingsley (mãe de Kerry Weaver), interpretada por Frances Fisher (2005)
  • James Gallant (pai de Michael Gallant), interpretado por Ernie Hudson (2006)
  • Gloria Gallant (mãe de Michael Gallant), interpretada por Sheryl Lee Ralph (2006)
  • Mike Gates (pai de Tony Gates), interpretado por Stacy Keach (2007)
  • Gracie (avó de Sam Taggart), interpretada por Lois Smith (2007)
  • Niko Kovac (irmão de Luka Kovac), interpretado por Zoran Radanovich (2007)
  • Jaspreet (prima de Neela Rasgotra), interpretada por Rebecca Hazlewood (2008)
  • Russell Banfield (marido de Cate Banfield), interpretado por Courtney B. Vance (2008-)
  • Kelly Taggart (irmã de Sam Taggart), interpretada por Shannon Woodward (2009)