Anexo:Lista de episódios de Bakugan: Nova Vestroia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Bakugan Battle Brawlers: New Vestroia (爆丸バトルブローラーズ ニューヴェストロイア, Bakugan Batoru Burōrāzu Nyū Vesutoroia?, chamado no Brasil de Bakugan Guerreiros da Batalha: Nova Vestróia), também conhecido somente como Bakugan Nova Vestróia, é a sequência do anime Bakugan Guerreiros da Batalha. Ele estreou no Canadá em 12 de abril de 2009 no canal Teletoon e nos Estados Unidos em 9 de maio do mesmo ano. No Japão o anime estreou dia 2 de março de 2010, sendo exibido pela TV Tokyo, e em 7 de março do mesmo ano no Brasil. O anime consiste em 52 episódios já exibidos no Canadá, nos Estados Unidos e no Brasil onde os três últimos episódios foram exibidos no dia 2 de março de 2011 como um especial.

Listagem[editar | editar código-fonte]

Saga Vexos[editar | editar código-fonte]

# Título Personagens principais Estréia Japonesa Japão Estréia Brasileira Brasil
1 "Invasão dos Vestais"
"Uma Nova Jornada (新たなる旅立ち, Aratanaru tabidachi?)"
Drago, Daniel Kuso, Marucho Marukura e Mira Fermen 2 de março de 2010 7 de março de 2010
3 anos se passaram e Vestróia, agora chamada de Nova Vestróia, foi tomada por uma raça alienígena humanóide chamada Vestal. Para salvar os Bakugans, os Seis Soldados Lendários separaram Drago do Centro Perfeito e ele se transformou em um Neo Dragonoid. Com seu novo corpo, Drago foi à Terra onde recrutou Dan e Marucho foi junto. Em Nova Vestróia, Dan é desafiado por dois lutadores chamados Lync Volan e Volt Luster, mas recebe a ajuda de uma garota Vestal chamada Mira Fermen. Após derrotarem Lync e Volt, Mira conta à Dan que os dois faziam parte de um grupo chamado Vexos, comandados pelo Rei Zenoheld e o Principe Hydron. Mira faz parte de um grupo chamada Resistência Bakugan, que tenta libertá-los. A fim de ajudar seus antigos parceiros, Dan e Marucho entram na equipe. Enquanto isso, no castelo da família real, o Principe Hydron possui Tigrerra, Preyas, Gorem, Skyress e Hydranoid petrificados na sala do trono. 
2 "Enfrentando Ace"
"Sincronia (シンクロニシティ, Shinkuronishiti?)"
Drago, Daniel Kuso, Ace Grit e Percival 9 de março de 2010 14 de março de 2010
Na base da Resistência Bakugan, Dan e Marucho conhece os dois outros membros, Baron Leltoy e Ace Grit. Baron é um grande fã dos Guerreiros da Batalha enquanto Ace acha que humanos não são fortes o suficiente para enfrentar os Vexos. Ace então desafia Dan para testar suas habilidades. À princípio, Percival, o Bakugan de Ace começa com a vantagem, mas no final, a batalha termina em empate. 
3 "O Poder da Mente"
"Meu Inimigo sou Eu (我が敵は我にあり, Waga Teki wa Ware ni Ari?)"
Baron Leltoy e Nemus 16 de março de 2010 21 de março de 2010
Para libertar os Bakugans, a Resistência deve destruir os Controladores da Dimensão, tres aparelhos que prendem os Bakugans em suas formas de bola localizados em três cidades, a Cidade Alpha, a Cidade Beta e a Cidade Gamma. Antes disso, Dan se oferece para treinar Baron, mas este não consegue se fixar nos treinamentos pois havia perdido Tigrerra para Spectra Phantom, o comandante dos Vexos. No dia seguinte, dois dos inimigos, Shadow Prove e Mylene Farrow são mandados para enfrentarem a Resistência. Baron é colocado para lutar contra Shadow, mas ainda tinha raiva de si mesmo. Somente após ser encorajado por toda a equipe e por seu Bakugan, Mega Nemus, que ele consegue derrotar Shadow e salvar três de seus Bakugans. 
4 "A Missão de Marucho"
"Amigos (フレンズ, Furenzu?)"
Marucho Marukura, Elfin e Mylene Farrow 23 de março de 2010 28 de março de 2010
A fim de ter uma participação maior na Resistência, Marucho entre em uma floresta à procura de um substituto para Preyas. Enquanto isso, Mylene vai à mesma floresta caçar Bakugans. Durante a sua procura, Marucho encontra Aquos Elfin, uma Bakugan que era amiga de Preyas antes dele ser capturado. Marucho a pede como parceira, mas antes ele deveria passar por um teste físico. Momentos depois, Marucho e Mylene acabam se encontrando e o garoto desafia a Vexos para uma batalha. Contudo, Mylene mostra Aquos Tripod Theta, um Bakugan de uma espécie antiga chamada Trap Bakugan. Sem conhecer o poder de Tripod Theta, Marucho continua a batalha, mas é derrotado. Pouco antes de ter a chance de capturar Elfin, Mylene é detida por um garoto encapuzado. Ela diz que está cansada de perder para ele e o oferece um lugar nos Vexos, mas o misterioso guerreiro parte com Marucho e Elfin sem dizer nenhuma palavra. Quando Marucho acorda, ele se desespera pensando que havia perdido Elfin, mas ela aparece ao seu lado, dizendo que a partir daquele momento, os dois serão parceiros de batalha. 
5 "O Sabor da Derrota"
"Rivais (好敵手, Koutekishu?)"
Gus Grav e Daniel Kuso 6 de abril de 2010 4 de abril de 2010
Com os Vexos sendo derrotados um a um, Gus Grav, o guerreiro Subterra do grupo reune os outros cinco para discutir sobre esse fracasso continuo. Ao fim da reunião, ele decide ir a luta por si só e trazer orgulho de volta aos Vexos. Do outro lado da história, a Resistência Bakugan parte para a Cidade Alpha, onde está localizado o primeiro Controlador da Dimensão. No caminho, Mira entrega a Dan um Trap Bakugan chamado Pyrus Scorpion. Animado, Dan começa a treinar Scorpion, mas é surpreendido por Gus que pergunta a Dan o que ele ganha salvando os Bakugans. Ele desaparece e reaparece horas depois em busca de uma resposta. Dan responde que faz isso por que é o certo e que os Vestais não são superiores aos Bakugans. Entretanto, Gus interpreta isso como uma resposta idiota. Ele então revela ser o 2º melhor guerreiro Vexos, mas Dan não se surpreende por estar em 1º lugar no ranking da Terra. Os dois batalham mas o Guardião Bakugan de Gus, Subterra Primo Vulcan derrota Drago. 
6 "A Volta de um Amigo"
"Meu Amigo (友よ, Tomo yo?)"
Daniel Kuso, Drago, Shun Kazami, Spectra Phantom e Helios 13 de abril de 2010 11 de abril de 2010
Irritado por ainda não ter Drago em sua coleção, o Príncipe Hydron culpa os Vexos devido as suas falhas. Contudo, ele admira Gus por ter tido sucesso e o manda em batalha novamente. Enquanto isso, a Resistência faz uma pausa no percurso para a Cidade Alpha pois Mira gostaria de explorar em busca de seu irmão perdido, Keith Fermen. Essa decisão acaba fazendo com que Dan e Ace discutam e Dan se afasta dos outros. Gus aparece e os dois batalham novamente. Desta vez, Dan e Drago lutavam bem, até que Spectra Phantom, o líder dos Vexos e seu Bakugan Pyros Viper Helios se juntam a batalha, trazendo grandes problemas para Dan e Drago, que logo se torna rival de Helios. De repente, Shun e sua nova guardiã, Ventus Ingram aparecem e derrotam Gus, deixando Spectra para Dan. Após Helios comentar sobre a derrota de Tigrerra, Drago mostra poder retirar energia do Centro Perfeito e a usa para vencer a luta. Vendo essa imensa quantidade de energia, Spectra mostra deslealdade aos Vexos dizendo que não deixaria um Bakugan tão magnífico se transformar em um brinquedo de Hydron. Na base da Resistência, Shun revela que durante seu treinamento ninja na Terra, um portal apareceu e o sugou para a Nova Vestróia, onde ele encontrou Ingram. Dan pergunta por que ele não se mostrou após salvar o Marucho, e Shun responde dizendo que estava armando um plano para quando chegasse na Cidade Alpha: invadir a cidade e procurar Skyress. 
7 "Um Pesadelo Cibernético"
"Mundo Eletrônico (エレクトロ・ワールド, Erekutoro Waarudo?)"
Mira Fermen, Clay Fermen e Shun Kazami 20 de abril de 2010 18 de abril de 2010
Após Shun guiar a Resistência até a Cidade Alpha, Mira parte em sua própria missão, encontrar Keith. Ela vai até sua casa e encontra seu pai, Clay Fermen, o maior cientistas dos Vestais que trabalha para o Rei Zenoheld. Mira pergunta sobre Keith, mas Clay responde que ele não é mais o mesmo e deixa o local, sendo seguido por sua filha. Enquanto isso, Shun leva os outros para verificar a Torre de Controle e descobre que as batalhas que acontessem na arena abaixo do Controlador da Dimensão são sincronizadas com o poder do controlador. No laboratório de seu pai, Mira assiste a criação do primeiro Bakugan Mecânico, Ventus Altair, que é entregue a Lync. Ele e Mira acabam se enfrentando e Altair foi capaz de vencer Wilda, seu guardião Bakugan, e Baliton, seu Trap Bakugan. Contudo, Altair tem uma sobrecarga e acaba se desligando. Após observar a batalha, Clay resolve aperfeiçoar Altair para transformá-lo no Bakugan mais poderoso que já existiu. 
8 "Qual é o Plano?"
"O Desafiante (挑戦者, Chousensha?)"
Ace Grit, Percival, Shun Kazami e Ingram 27 de abril de 2010 25 de abril de 2010
Ace e Shun entram em um torneio regional de Bakugan para causar uma sobrecarga no Controlador da Dimensão, já que ele extrai a energia das batalhas. Marucho, que também havia entrado, perde propositalmente para chamar a atenção de todos no lugar, permitindo que Dan, Mira e Baron passassem pela segurança. Contudo, dois guardas os acham e Mira finge ser uma extrema fã dos Vexos, fazendo com que os guardas deixassem os em paz. Os três então acabam encontrando os Vexos e os observam escondidos, e Mira percebe que Spectra lança seus Bakugans da mesma maneira que seu irmão. Enquanto isso, Percival e Ingram tem dificuldades para lutarem juntos pois seus parceiros discutem frequentemente sobre o plano de jogo. Na batalha contra um equipe chamada Dark Angels, Ace e Shun são irritados pelos oponentes e resolvem colocar as diferenças de lado ao menos uma vez, e assim, chegam as finais contra Lync e Volt. 
9 "Correndo pela Liberdade"
"A Porta para Liberdade (自由への扉, Jiyuu he no Tobira?)"
Ace Grit, Shun Kazami, Lync Volan e Volt Luster 4 de maio de 2010 2 de maio de 2010
Dan e os outros continuam em direção ao Controlador da Dimensão, mas perdem Marucho no meio do caminho. As coisas pioram pois dois guardas ouvem a voz de Drago e capturam os demais. Contudo, Marucho reaparece, tropeça no chão e cai em cima dos guardas, libertando seus amigos. No torneio, derrotar Altair estava sendo a maior dificuldade, ainda mais depois que ele se juntou à outro Bakugan de Lync, Ventus Wired. Ace e Shun usam seus Trap Bakugans, Darkus Falcon Fly e Ventus Hylash, mas sem nenhum efeito. Entretanto, os dois logo percebem o ponto fraco de Altair: ele não consegue atingir dois alvos simuntâneos. Primeiro, Percival e Ingram derrotam o Mega Brontes de Volt, e depois começam a atacar Altair. No caminho do Controlador da Dimensão, todos ficam para trás atrasando os guardas enquanto Dan se aproximava cada vez mais. Contudo, o controlador era guardado por lasers de segurança. Dan atira Drago por entre os lasers e ele acerta o botão de auto-destruição, fazendo o controlador se explodir no mesmo momento em que Ace e Shun vencem a batalha. A torre onde estava o controlador começa a desmoronar em cima da platéia, mas o recém-livres Bakugans salvam a todos. 
10 "Uma Visita Surpresa"
"Labirinto (ラビリンス, Rabirinsu?)"
Vários personagens 11 de maio de 2010 9 de maio de 2010
Enquanto a Resistência se dirige à Cidade Beta, Julie e Runo vão até Moscou para utilizarem o transportador dimensional do Dr. Michael e irem até Nova Vestróia ajudar os outros. Contudo, ao chegarem, descobrem que ele não está funcionando corretamente. Contudo, Runo decide ir assim mesmo e durante a noite, ela convence Julie à mandá-la para Nova Vestróia. Contudo, ela acaba presa entre as duas dimensões e somente sua voz e mente foram transportadas para a Nova Vestróia. Após ela ser encontrada pela Resistência, o Dr. Michael consegue se comunicar com eles dizendo que Runo deveria atravessar o portal por onde ela veio ou ficaria assim para sempre. Tomando proveito da situação, Hydron manda Shadow Prove para impedir que Runo voltasse ao normal. Entretanto, Marucho toma conta de Shadow e Runo consegue chegar ao portal. Para a surpresa de todos, Spectra, Gus e Lync também estavam no local e atravessam o portal atrás de Runo. Sem que saibam, eles são seguidos por Dan, Mira e Baron. 
11 "Os Invasores do Portal"
"A Melodia dos Homens (男達のメロディー, Otoko-tachi no Merodii?)"
Spectra Phantom 18 de maio de 2010 16 de maio de 2010
Em Nova Vestróia, Marucho, Shun e Ace resolvem continuar seu caminho até a Cidade Beta. Na Terra, Spectra sequestra Runo e dá duas escolhas à Dan: se juntar aos Vexos ou arriscar a segurança de sua namorada. Dan e Julie vão atrás de Spectra enquanto Mira persegue Gus e encontra Spectra assistindo Baron e Lync batalhando. Spectra revela que ele e Gus estão contra Hydron e Zenoheld e para provar o que diz, ele liberta Runo. A suspeita de Mira de que Spectra é Keith aumenta e ela começa a pensar que ele se infiltrou nos Vexos para libertar os Bakugans. Contudo, Spectra diz que deseja derrotar a família real para se tornar o soberano dos Vestais e dos Bakugans. Nesse momento, Alice aparece com a Carta Teletransportado que era usada por Mascarado e a utiliza para mandar Spectra e Gus para o laboratório de seu avô, onde eles são mandados para Nova Vestróia. Entretanto, o teletransportador ainda não estava totalmente pronto e Michael temia em mandar os outros também. Por isso, Mira e Baron ficam na casa de Dan enquanto Lync acaba se estabalecendo na casa de Alice. 
12 "Desmascarado"
"O Homem da Máscara (仮面の男, Kamen no otoko?)"
Spectra Phantom/Keith Fermen, Mira Fermen e Julie Makimoto 25 de maio de 2010 23 de maio de 2010
Apesar de terem sido mandados para a Nova Vestróia, Spectra e Gus voltam à Terra através de um portal criado pelo Professor Clay. Enquanto isso, Mira e Baron aproveitam e estada na nova dimensão para tirarem um dia de folga em um parque de diversões. Julie e Mira vão até uma roda-gigante mas são surpreendidas por Spectra e Gus. Mira desafia Spectra em uma batalha, mas Gus assume a luta. Eles apostam que se Mira vencesse, Spectra tiraria sua máscara e se Gus vencesse, Mira se juntaria aos Vexos. Durante a luta, Mira tem sérias dificuldades para enfrentar Gus até que Julie resolve ajudar Mira à controlar o elemento Subterra. Juntas, elas vencem Gus e Spectra remove sua máscara, revelando ser Keith. 
13 "Vozes da Noite"
"Armadilha (, Wana?)"
Ace Grit e Mylene Farrow 1 de junho de 2010 30 de maio de 2010
Em uma noite durante a jornada à Cidade Beta, Ace, Shun e Marucho começam a escutar as vozes de Dan e Mira e começam a investigar. É revelado que as vozes vem de Shadow Prove, que está usando um filtro de voz para atrair os três até uma armadilha criada por Mylene. Shun descobre que uma das vozes não era a de Dan devido ao seu jeito de falar e acaba se tocando que tudo é uma armadilha. Contudo, Ace e Marucho continuam procurando as vozes e acabam sendo teletransportados para outros lugares. Ace acorda perto de uma cachoeira onde Mylene o esperava. Os dois começam a lutar e Ace tem um flashback do dia em que entrou na Resistência. Ele era bastante conhecido entre os Vestais por suas habilidades em batalha, mas se recusava a entrar em torneios. Um dia, Mira o desafiou para uma luta e ele perdeu. Contudo, ela o entrega Percival e os dois começam a Resistência Bakugan. Continuando a batalha, Mylene ataca Ace com uma grande tsunami e ele fica submerso na água. 
14 "Duelo nas Dunas"
"A Lua do Deserto (月の砂漠, Tsuki no Sabaku?)"
Marucho Marukura e Volt Luster 8 de junho de 2010 6 de junho de 2010
Marucho encontra-se em um deserto ao lado de Elfin. Após quase ser soterrado em areia movediça, ele é salvo por Volt que posteriormente o desafia à uma batalha. De início, Marucho levava a vantagem com seu novo Trap Bakugan, Tripod Epsilon mas Volt faz o mesmo e chama de Trap Bakugan Mecânico, Dynamo. Tudo agora estava a favor de Volt e assim, ele finaliza a luta enquanto Marucho é coberto pela areia movediça. 
15 "O Último Guerreiro"
"Torne-se o Vento (風になれ, Kaze ni Nare?)"
Shun Kazami e Shadow Prove 15 de junho de 2010 13 de junho de 2010
Com Ace e Marucho capturados pelos Vexos, Shun e Ingram decidem ir à Cidade Beta destruirem o Controlador da Dimensão sozinhos. No caminho, eles são emboscados por Shadow que está ao lado de Hydranoid. Eles travam uma batalha e Ingram corta Hydranoid revelando um interior de metal. Shadow revela então que este não é Hydranoide e sim uma versão mecânica dele chamada Hades criada a partir do seu DNA. Hades também foi criado a partir dos dados de Altair e por isso, não tem nenhuma de suas fraquezas. Shun então usa seu Trap Bakugan, Ventus Hylash mas Shadow utiliza o seu Darkus Fortress. Shun decide que o melhor seria desistir para não perder Ingram assim como perdeu Skyress, mas Ingram opta por continuar a batalha. Logo, os dois perdem a luta e Shun desmaia. Shadow então leva Shun até a torre do Controlador da Dimensão na Cidade Beta e o coloca em uma cápsula de hibernação. Ao seu lado estavam Ace e Marucho. 
16 "Mostre-me a Força!"
"Chuva Fria (冷たい雨, Tsumetai Ame?)"
Spectra Phantom e Helios 22 de junho de 2010 20 de junho de 2010
Cansado, Spectra decide ir caçar Drago por conta própria. Pouco antes disso, ele passa por uma vidente. Ela diz que seu fim estará próximo caso ele não mude suas ações, mas Spectra não se importa. Ele então manda uma abelha mecânica onde estava uma gravação de seu desafio para Dan e eles se encontram no porto da cidade. Mira, Baron e Runo vão juntos pois temiam que dessa vez, Spectra mostrasse toda a sua força. O temor dos três se torna realidade quando Spectra mostra possuir as cartas proibidas dos Bakugans. Elas dão aos usuários um enorme poder, mas desgastam seu corpo ao mesmo tempo que podem tirar a alma do Bakugan. Spectra utiliza uma delas em Helios, que ganha um poder absoluto. Dan e Drago se horrorizam pois nem Spectra nem Helios se importavam com as consequências do uso dessas cartas. Com todo a força que tinha agora, Helios derrota Drago nem nenhuma piedade e Spectra o toma de Dan. Enquanto se afastava dos inimigos, Spectra encontra a vidente de antes, que está chocada com o quanto o seu futuro será obscuro. Contudo, ele a ignora novamente. 
17 "Cara, onde está meu Bakugan?"
"Sol Negro (黒い太陽, Kuroi taiyou?)"
Daniel Kuso e Apollonir 29 de junho de 2010 27 de junho de 2010
Arrasado pela perda de Drago, Dan começa a pensar em vários modos de trazê-lo de volta, começando por um intenso treinamento para ficar mais forte. Enquanto isso, os Seis Guerreiros Lendários percebem que os dois Controladores da Dimensão restantes estão ficando mais poderosos. Como Drago era a ligação entre o Centro Perfeito e Nova Vestróia, a sua ausência trazia sérias consequências. Apollonir então resolve ir à Terra buscar Drago mas descobre que Dan o perdeu. Apollonir então rastreia a força do Centro Perfeito emitida por Drago e teletransporta todos até Spectra. Dan desafia Spectra novamente e desta vez, ele usaria Apollonir. De início, Spectra joga Helios e Pyrus Metalfencer, o seu Trap Bakugan, mas Apollonir derrota os dois com somente um ataque. Certo de que Helios não seria páreo para o lendário do fogo, Spectra manda Drago que está transformado em uma versão negra e sombria chamada Hex Dragonoid. 
18 "Agora você já era, Bakugan"
"Um Amanhã menos Violento (明日なき暴走, Ashita naki bousou?)"
Daniel Kuso, Apollonir e Drago 7 de julho de 2010 4 de julho
Drago não é mais o mesmo e agora, luta por puro instinto selvagem e não possui emoções. Spectra usa várias cartas proibidas para ter acesso ao poder do Centro Perfeito, o que não só lhe dá uma enorme força, mas também o destrói ao poucos. Apesar de louco e violento, Drago começa a chorar enquanto luta e Apollonir conclui que se a luta continuar, Drago morrerá. Como última alternativa, Apollonir se transforma em uma lança para que Dan o atirasse no peitoral de Drago e ele purificasse seu corpo. Contudo, se Dan acertasse qualquer lugar que não fosse o peitoral de Drago, suas condições poderiam piorar. Enquanto se aproximava de seu antigo parceiro, Dan é atacado, mas consegue acertar o alvo, trazendo Drago de volta ao normal. Apesar da derrota, Spectra diz que as coisas serão bem diferentes da próxima vez. 
19 "Laços de Família"
"Re-encontro, desde então... (そして…めぐり逢い, Soshite... meguriai?)"
Vários personagens 13 de julho de 2010 11 de julho de 2010
Dan, Mira e Baron se preparam para voltar a Nova Vestróia e pretendem levar Runo, Julie e Alice com eles. Após muito insistir, Lync consegue permissão para ir também. Contudo, Mira sugere a todos, um último dia na Terra e a ideia é aceita. Durante esse tempo, Lync encontra Spectra e Gus e os conta a notícia. Mira também estava agindo de modo suspeito. No dia seguinte, Apollonir abre o portal para Nova Vestróia, mas Spectra e Gus aparecem. Para a surpresa de todos, Mira trai a Resistência e se junta aos Vexos após explicar que Spectra é seu irmão Keith e que ela queria ficar perto dele. Spectra, Gus, Lync e Mira atravessam o portal e ele se fecha. Abrir um portal entre as dimensões gasta muita energia e por isso, seria necessário mais tempo para que Apollonir podesse abrir outro. Contudo, Alice revela que o teletransportador de seu avô já está funcionando normalmente pois Michael o consertou com a tecnologia do Gauntlet de Lync e por isso, somente aqueles que possuiam um Gauntlet poderiam atravessá-lo. Pouco antes da ida, Runo mente dizendo que nunca quis ir a Nova Vestróia e Dan a abraça dizendo que sente muito por deixá-la sozinha. Os olhos de Runo se enchem de lágrimas enquanto Dan solta sua mão e atravessa o teletransportador ao lado de Baron. 
20 "Tristeza na Cidade Beta"
"Pacote de Mentiras (裏切りの街角, Uragiri no machikado?)"
Mira Fermen, Spectra Phantom, Daniel Kuso e Baron Leltoy 20 de julho de 2010 18 de julho de 2010
Ao chegarem na Nova Vestróia, Dan e Baron encontram a base da Resistência totalmente vazia. Por estarem próximos da Cidade Beta, eles presumem que Ace, Shun e Marucho já estão lá. Na torre do Controlador da Dimensão da Cidade Beta, Spectra retorna aos Vexos que se surpreendem ao ver Mira, que na verdade se uniu aos Vexos para descobrir as intenções de seu irmão. Andando pela torre, ela encontra Ace, Shun e Marucho e começa a tentar libertá-los. Ela é interrompida por Spectra, que resolve ajudá-la em troce de um futuro favor. Perto dali, Dan e Baron chegam na Cidade Beta e vão até o Controlador da Dimensão. Contudo, Mylene e Shadow aparecem e os quatro batalham. Nemus perde a luta tentando proteger Drago, que reune energia do Centro Perfeito e a usa para vencer a luta e destruir o controlador. Segundos depois, Ace, Shun e Marucho aparecem e os cinco se juntam novamente. Mylene aponta Spectra como o culpado pela fulga dos prisioneiros mas Gus aparece para defendê-lo. Por fim, Mira ainda se pergunta quais são os planos de seu irmão. 
21 "Amor Fraternal"
"Renascimento (誕生, Tanjou?)"
Mira Fermen e Spectra Phantom/Keith Fermen 27 de julho de 2010 25 de julho de 2010
Após a destruição de mais um controlador, os Vexos vão à Cidade Gamma protegerem o último. Mira continua incerta as intenções de Keith. Conforme a Resistência Bakugan se aproxima da Cidade Gamma, Ace é o único que ainda acredita em Mira. Durante a noite, Spectra convida Mira para um jantar onde ele novamente retira sua máscara. Os dois conversam e Mira se convence de que seu irmão quer realmente controlar Nova Vestróia e o Planeta Vestal. Contudo, ela o desafia para uma batalha em que o perdedor deveria ser leal ao outro. Spectra aceita o desafio. Pouco antes da luta, é mostrado o Professor Clay realizando experimentos em Helios. Na batalha, Mira se espanta ao ver que Helios acoplou diversos equipamentos robóticos em seu corpo. O novo Cyborg Helios derrotou Wilda e Baliton facilmente e Mira por fim se rende ao seu irmão. 
22 "Entrando no Subsolo"
"Céu e Inferno (天国と地獄, Tengoku to jigoku?)"
Resistência Bakugan e Vexos 3 de agosto de 2010 1 de agosto de 2010
Mira é apresentada à Hydron ao mesmo tempo que este manda Lync ficar espionando Spectra. A Resistência chega na Cidade Gamma onde Ace e Baron revelam que o último controlador está no subsolo. Eles conseguem chegar à torre subterrânea do controlador mas se deparam com Volt. Ele e Baron começam a batalhar e os outros continuam. Os próximos são Shadow e Mylene que são detidos por Shun e Marucho. Enquanto isso, Spectra mostra à Mira um time especial de seis Bakugans mecânicos chamados Maxus criados por ele e pelo Professor Clay. Mira e Gus são mandados para enfrentar Dan e Ace utilizando os Maxus de Spectra. Pouco antes da luta começar, Gus diz que é a hora de Mira provar sua lealdade. 
23 "Uma Briga entre Paredes"
"Mentiras (うそ, Uso?)"
Resistência Bakugan e Vexos 10 de agosto de 2010 8 de agosto de 2010
Começa a batalha entre Gus e Mira contra Dan e Ace, onde Mira parecia perder propositalmente. Com o tempo, Baron, Marucho e Shun vencem Volt, Mylene e Shadow. Os três encontram Dan e Ace logo após eles sairem vitoriosos e tomarem os Maxus. Mira se despede dos Vexos e o último Controlador da Dimensão é destruido. Mira se desculpa com todos e retoma a liderança da Resistência, cujo próximo passo era libertar Tigrerra, Preyas, Gorem, Skyress e Hydranoid. 
24 "O Derradeiro Bakugan"
"Impacto Vermelho (赤い衝撃, Akai shougeki?)"
Resistência Bakugan e Vexos 17 de agosto de 2010 22 de agosto de 2010
Com os Bakugans livres em suas verdadeiras formas, Drago, Elfin, Ingram, Wilda, Percival e Nemus voam com seus parceiros até o palácio de Hydron. Contudo, Hydron ativa um quarto Controlador da Dimensão, transformando os Bakugans em bolas e causando a queda dos seis. Rapidamente, Shun retira uma corda de seu bolso. Ele a joga em um elevador e o salva junto de Mira e Marucho. Antes de chegarem ao chão, Dan, Ace e Baron são salvos por seus Bakugans que mesmo em forma de bola, conseguiam segurá-los com algum esforço. Antes que podessem pensar em como chegar ao palácio, Spectra e Helios aparecem desafiando Dan e Drago. Enquanto isso, Shun, Mira e Marucho chegam à sala do trono onde encontram as estátuas dos Bakugans dos Guerreiros da Batalha, um pouco antes de Hydron aparecer. Em outra parte do palácio, Shadow, Mylene, Volt, Lync e Clay planejavam fugir pois o combate entre Helios e Drago emitia tanta energia que poderia destruir todo o local. Gus insiste em esperar que Spectra vencesse mas Lync o ataca e o prende em um dos aposentos do palácio. Do lado de fora, Drago leva a melhor sobre Helios. Spectra então revela possuir mais seis Maxus que ele utiliza para criar uma armadura para Helios. Sem mais escolhas, Dan faz o mesmo com os Maxus que havia capturado de Gus. Começa a batalha final entre Maxus Cyborg Helios e Maxus Neo Drago para decidir quem será o Derradeiro Bakugan. 
25 "A Contagem Regressiva Final"
"Guerra sem Fim (限りなき戦い, Kagiri naki tatakai?)"
Resistência Bakugan e Vexos 24 de agosto de 2010 29 de agosto de 2010
Conforme a batalha entre Drago e Helios continua, Mylene conta à Hydron que é hora de voltar ao Planeta Vestal. Primeiramente, ele fica com medo de encarar seu pai pois falhou em conquistar Nova Vestróia, mas depois concorda com Mylene em apontar Spectra como um traidor e causador de tudo. Após isso, Shun, Mira e Marucho tentam ativar a máquina que transformou Tigrerra, Preyas, Gorem, Skyress e Hydranoid em estátuas para reverter o processo mas não conseguem descobrir a senha. A luta entre Drago e Helios acaba tomando rumo aos céus e os dois acabam colidindo com o palácio. Enquanto os Vexos se preparam para a fuga em sua nave, Mylene captura o Brontes de Volt e o joga fora junto de seu Elico, acreditando que Bakugans com sentimentos não são tão fortes quanto Bakugans mecânicos. Na sala do trono, Elfin acaba deslizando sobre o teclado e descobre a senha, mas a energia emitida por Drago e Helios pode destruir o palácio antes que o processo de despetrificação possa ser concluido. 
26 "Reunião"
"A Batalha Final (最終決戦, Saishuu kessen?)"
Resistência Bakugan, Vexos e Guerreiros da Batalha 31 de agosto de 2010 5 de setembro de 2010
A luta de Drago e Helios acaba afetando o quarto Controlador da Dimensão que entrou em modo de auto-destruição. Na sala do trono, o processo de despetrificação se conclui. Marucho e Shun se alegram ao se reunirem com Preyas e Skyress. Cansados, Drago e Helios retornam à suas formas de bolas mas Helios se negava à ter um empate e a batalha recomeça. Desta vez, Spectra pretendia matar Dan e retira uma lâmina-laser de seu Gauntlet. Dan observa os movimentos de Spectra e faz o mesmo, começando com ele um verdadeiro combate mortal. Após muito tentar, Gus finalmente se liberta e encontra Brontes e Elico. Posteriormente, ele toma uma das naves do palácio. Ele depois vai em direção à Spectra e Helios e os avisa que o palácio irá explodir. Spectra e Helios entram na nave e segundos depois a explosão acontece. Entretanto, a Resistência consegue escapar. Eles celebram sua vitória sobre os Vexos assistindo os Bakugans aproveitarem sua liberdade. Mira, Ace e Baron decidem ir ao Planeta Vestal se certificarem de que os Vexos seriam presos por seus crimes contra os Bakugans enquanto Dan, Shun e Marucho planejam retornar à Terra com seus antigos parceiros. Contudo, Skyress decide ficar em Nova Vestróia dizendo que não queria deixar seu lar novamente e que deseja protegê-lo de futuros perigos. Por fim, ela deixa o destino de Shun nas mãos de Ingram e vai embora. A felicidade é interrompida outra vez quando Drago percebe que não poderia deixar Nova Vestróia por ter parte do Centro Perfeito. Entretanto, os Seis Soldados Lendários aparecem e informam que haviam retirado todo o Centro Perfeito de Drago e ele era livre para viver onde quisesse. Conforme Dan, Shun, Marucho e seus Bakugans voltam à Terra, Hydranoid, Gorem e Tigrerra são teletransportador para Alice, Julie e Runo. Os Guerreiros da Batalha estão completos novamente. 

Saga Zenoheld[editar | editar código-fonte]

# Título Personagens principais Estréia Japonesa Japão Estréia Brasileira Brasil
27 "Seis Graus de Destruição"
"A Batalha Nunca Termina! (戦いは終わらない!, Tatakai ha owaranai!?)"
Zenoheld e Seis Soldados Lendários 7 de setembro de 2010 12 de setembro de 2010
No Planeta Vestal, os Vexos são condenados à prisão perpétua. Contudo, eles fogem em uma enorme nave-palácio. Furioso com a Resistência Bakugan, Zenoheld faz com que o professor Clay construa o Sistema de Terminação dos Bakugans, uma enorme máquina que destruirá todos os Bakugans junto de Nova Vestróia. Entretanto, ele só pode ser ativado com a energia dos atributos dos Seis Soldados Lendários. Enquanto isso, Mira vai à Terra visitar os Guerreiros da Batalha e os conta sobre a fuga dos Vexos. Em Nova Vestróia, Zenoheld ameaça um ataca aos Bakugans, fazendo com que os Seis Soldados Lendários apareçam para enfrentá-lo. Apesar de poderosos, os seis tem dificuldades em lutar contra Pyrus Farbros, o Bakugan mecânico de Zenoheld. Tudo piora quando Farbros se une a uma máquinha chamada Sistema Assail, se tornando Assail Farbros. Como último recurso, os Soldados Lendários abandonam a luta e convocam Drago, Ingram, Elfin, Wilda, Percival e Nemus, junto de seus parceiros, para entregá-los suas energias fazendo-os evoluir para Cross Dragonoid, Master Ingram, Minx Elfin, Magma Wilda, Midnight Percival e Ancient Nemus, os novos Soldados Lendários. 
28 "A Vingança dos Vexos"
"Crime e Castigo (罪と罰, Tsumi to batsu?)"
Baron Leltoy, Nemus e Hydron 14 de setembro de 2010 19 de setembro de 2010
Convencido de que os Vexos são fracos, Hydron decide ir buscar a primeira energia dos seis atributos. No Planeta Vestal, Baron é tratado por sua família como um herói. Contudo, sua casa é um lugar bastante apertado por causa de seus diversos irmãos e irmãs. Após conversar com Ace, Baron decide arrumar um emprego para comprar um apartamento. Enquanto levava seus irmãos menores ao parque ele é atacado por Hydron e seu Bakugan mecânico, Subterra Dryoid. O novo Ancient Nemus batalha contra Dryoid mas perde e a energia Haos é extraída de seu corpo. Baron deve encontrar um meio de avisar ao restante da Resistência que os Vexos voltaram. 
29 "Salvo pela Sereia"
"A Lenda da Esmeralda (エメラルドの伝説, Emerarudo no densetsu?)"
Ace Grit, Klaus Von Hertzer, Mylene Farrow, Percival e Sirenoid 21 de setembro de 2010 26 de setembro de 2010
Ace continua procurando um lugar onde Baron possa se estabelecer. Quando encontra um prédio que está em construção, Ace recebe uma ligação de Baron dizendo como ele perdeu a energia Haos. Repentinamente, Mylene aparece e desafia Ace pela energia Darkus. Assim como Dryoid, o novo Bakugan mecânico de Mylene, Macubass, ultrapassa os poderes de Midnight Percival. Pouco antes de Mylene executar o ataque final, Sirenoid emerge de um lago seguido por Klaus. Juntos, Percival e Sirenoid derrotam Macubass. Após a luta, Klaus explica que à algum tempo, ele começou a financiar as pesquisas do doutor Michael. O teletransportador ficou funcionando perfeitamente e ele foi até Nova Vestróia reencontrar Sirenoid. Depois, ele se estabeleceu no local e começou uma grande rede de construções para aumentar seus lucros. Ao fim do episódio, Baron aparece e encontra Ace furioso pois Klaus frequentemente o chama de "Ace, meu caro!". 
30 "O Dia em que Nova Vestróia ficou Paralisada"
"O Último Dia do Mundo (世界が終わる日, Sekai ga owaru nichi?)"
Shun Kazami, Lync Volan, Ingram e Skyress 28 de setembro de 2010 3 de outubro de 2010
Através da tecnologia existente no novo castelo de Klaus, Ace e Baron conseguem fazer contato com os outros e os avisam sobre a volta dos Vexos. Através do teletransportador, Shun e o recentemente evoluído - e agora macho - Master Ingram vão até Nova Vestróia investigar as coisas. Lá, Ingram é transformado em bola, assim como vários outros Bakugans. Pouco tempo depois, Skyress aparece e os conta sobre uma enorme esfera de metal que desceu do céu e aprisionou os Bakugans em suas mini-formas. Shun tenta tocar no aparelho mas ele estava sendo protegido por um campo de força. De repente, Lync aparece para tomar a energia Ventus. Seu novo Bakugan mecânico, Ventus Aluze, consegue derrotar Ingram e Hylash. Contudo, Skyress é posta na batalha e a situação muda. Ingram é deixado de lado e começa a se sentir mau por não conseguir controlar sua transformação. Quando a vitória de Shun já era certa, ele troca Skyress por Ingram. Decidido a mostrar seu valor, Ingram demonstra a habilidade de criar um Bakugan chamado Ventus Shadow Wings. Os dois derrotam Aluze e a grande esfera de metal. Livre novamente, Skyress desaparece desejando boa sorte à Shun e Ingram. 
31 "O Aparecimento de Spectra"
"Destino Vermelho (赤い運命, Akai unmei?)"
Spectra Phantom, Daniel Kuso, Drago e Helios 2 de outubro de 2010 17 de outubro de 2010
O episódio abre com Gus realizando experiências em Brontes que pede por misericórdia enquanto observa os resultados de Vulcan e Elico. Posteriormente, Dan, Mira e Marucho vão à Nova Vestróia se encontrar com os outros. No castelo de Klaus, Volt chega para tomar a energia Pyrus. Contudo, Spectra e Gus aparecem logo antes de uma batalha começar. Gus mostra o novo Alto Brontes à Volt, dizendo que o fez evouir retirando sua alma. Furioso com sigo mesmo por ter deixado Mylene se livrar de Brontes, Volt se afasta para que Dan e Spectra batalhassem. Mira e Marucho se aliam a Dan juntos de seus Magma Wilda e Minx Elfin. Entretanto, a luta se resumia basicamente aos evoluidos Cross Drago e Helios MK2. Empatados, Spectra e Dan usam os Maxus novamente criando Maxus Cross Drago e Maxus Helios MK2. No final da batalha, Drago opta por não usar tecnologia Vestal e derrota Helios com os poderes que ganhou de Apollonir. Spectra se retira enquanto Volt vai embora dizendo que não é certo lutar contra Dan no estado em que se encontra. 
32 "O Ataque de Shadow"
"Damas do Kung-Fu (カンフーレディ, Kan Fuu Redei?)"
Alice Gehabich, Shadow Prove, Chan Lee, Mascarado e Hydranoid 9 de outubro de 2010 24 de outubro de 2010
Spectra manda uma falsa mensagem aos Vestais dizendo que ele não é um vilão e está tentando derrotar Zenoheld. Ele também coloca um campo de proteção no Planeta Vestal para que os Vexos não podessem ir até lá. Zenoheld então manda Shadow Prove para a Terra chamar a atenção da Resistência Bakugan. Em Moscou, Shadow persegue Alice bosque à dentro desafiando-a para uma luta. Contudo, a garota tinha medo de lutar e permitir que o Mascarado tomasse conta de seu corpo. Chan Lee aparece alguns minutos depois, dizendo que foi mandanda por Klaus. Ela convence Alica a batalhar e os três começam uma luta. Hydranoid a todo momento desejava destruir Hades, apesar de estar sofrendo diversos ataques. Em seu subconciente, Alice conversa com Mascarado e ganha confiança para voltar a lutar. Uma silhueta de Mascarado aparece sobre Alice, assustando Shadow. Com sua parceira de volta ao combate, Hydranoid aplica o ataque final e explode Hades em vários pedaçoes enquanto Chan Lee derrota o Trap Bakugan de Shadow. Porém, ele mostra seu novo guardião, um Bakugan mecânico chamado Darkus MAC Spider que derrota Hydranoid e Fortress. No fim da batalha, Alice descobre que acidentalmente havia explodido o laboratório de seu avô, impedindo os outros de retornarem. 
33 "A Traição de Brontes"
"Reunir Pensamentos (つのる想い, Tsunoru omoi?)"
Volt Luster, Gus Grav e Brontes 16 de outubro de 2010 31 de outubro de 2010
Alice se utiliza a Carta Teletransportadora para ir até a casa de Marucho onde ela se comunica com a Resistência na casa de Klaus. Ela conta sobe o ataque de Shadow Prove e os avisa que Julie e Runo podem ser os próximos alvos. Dan decide ir à Terra através do teletransportador de Klaus, mesmo sabendo que é uma armadilha. Enquanto isso, Gus vai até um planeta desabitado batalhar contra Volt pela posse de Brontes. Durante a luta, Volt diz ao seu Boriates para não atacar Brontes diretamente. Por conhecer o estilo de jogo de seu antigo parceiro, Volt consegue prever alguns de seus movimentos. Gus o oferece um lugar ao lado dele e de Spectra mas o guerreiro se recusa a fazer parte dos traidores. Infelizmente, Boriates não foi páreo para Alto Brontes e Volt perde a luta momentos antes de desmaiar. De volta à sua nave, Gus diz que Brontes o serviu bem, mas não o queria mais e o joga fora. Após atingir o solo de um planeta desconhecido, Brontes começa a gritar por Volt. 
34 "Os Invasores da Terra"
"Invasores (侵略者, Shinryakusha?)"
Runo Misaki, Mira Fermen, Mylene Farrow, Lync Volan, Tigrerra e Wilda 23 de outubro de 2010 7 de novembro de 2010
Dan, Marucho, Mira, Ace e Baron retornan à Terra para ver Shun, Runo e Julie. Para não serem encontrados pelos Vexos, todos ficam na casa de Marucho que está protegida por um escudo que impede a energia dos atributos de serem rastreadas. Enquanto isso, Mylene e Lync, em busca de vingança, vão atrás da Resistência. Dan achava que Tigrerra e Gorem não tinha força suficiente para lutar contra os Bakugans Mecânicos e isso deixa Runo furiosa. Ela se afasta dos outros seguida por Mira. Ambas são emboscadas pelos Vexos e começam uma batalha. Tigrerra e Wilda consegue aguentar os ataques de Macubass até que Aluze entra na luta. Piorando a situação, as duas guerreiras são jogadas em um buraco que começa a ser inundado por Macubass. Em um golpe de desespero, Tigrerra protege Wilda com seu corpo, mas isso não impediu Mylene de roubar a energia Subterra. Os Vexos estão à quatro passos do Sistema de Terminação dos Bakugans. 
35 "A Elfin em Grande Atividade!"
"Por favor, deixe-me (僕にまかせてください, Boku nimakasete kudasai?)"
Marucho Marukura, Shadow Prove, Hydron, Elfin e Preyas 30 de outubro de 2010 14 de novembro de 2010
Enquanto assistiam à um filme, Elfin e Preyas tem uma discussão. Posteriormente, Elfin ouve Preyas dizer à Marucho que ela não merecia a energia Aquos e então foge da mansão de seu parceiro. Em algum lugar no espaço, Zenoheld manda Shadow novamente à Terra por ter conseguido derrotar duas guerreiras ao mesmo tempo e Hydron o acompanha. Eles encontram Elfin em um balanço, seguidos por Marucho e Preyas. Os três guerreiros começam uma batalha em que ambos Bakugans de Marucho não se entendiam. Durante o combate, Elfin diz que fugiu devido à inveja de Preyas, mas Marucho diz que ela fugiu antes de ouvi-lo dizer que ela não merecia a energia Aquos pois isso dificultaria sua vida. Para se redimir, Elfin se usa de "escudo-humano" para proteger Preyas e perde a energia Aquos. Furioso, Preyas utiliza todas as suas forças e consegue derrotar MAC-Spider e Dryoid. O episódio fecha com Elfin dizendo que Preyas se importa com ela enquanto este, envergonhado, nega a afirmação. 
36 "Encontro com um Samurai"
"Samurai (サムライ?)"
Shun Kazami, Baron Leltoy, Volt Luster, Ingram e Nemus 6 de novembro de 2010 21 de novembro de 2010
Maron, uma das irmãs mais novas de Baron, utiliza o teletransportador de Klaus para ir à Terra visitar seu irmão. Ao chegar na casa de Marucho, Baron à leva até um parque de diversões. No parque estava em construção uma réplica do Japão feudal onde a principal atração seriam os samurais. Nessa área, Shun se prepara para batalhar contra Volt, que se disfarçou de samurai para poder entrar no local. Assim que eles ativam seus Gauntlets, Baron faz o mesmo para mostra a Maron como ele funciona. Com isso, ele percebe que uma batalha estava acontecendo em algum lugar. Após encontrar Shun e Volt, Nemus se alia a Ingram e juntos eles derrotam o Boriates, mantendo a energia Ventus. Ao fim da tarde, Maron se despede da Resistência e dos Guerreiros, mas antes ela beija Shun na bochecha em agradecimento por ter protegido-a dos ataques de Boriates. 
37 "Insanidade Virtual"
"Procurados (ウォンテッド, Uonteddo?)"
Ace Grit, Julie Makimoto e Billy Gilbert 13 de novembro de 2010 28 de novembro de 2010
O episódio abre com Ace e Dan malhando na academia de Marucho. Sem que percebam, Julie os espionava pois estava começando a mostrar interesses em Ace. Ela insiste em dizer que não sente mais nada por Billy, mas se joga em seus braços quando este vem fazer uma visita. Ele diz que também se encontrou com Klaus e ganhou um Gauntlet, o que deixa Shun bastante curioso. Pouco tempo depois, Marucho é comunicado por Kato (seu mordomo) que o avisa que o InterEspaço Bakugan já está completo. O InterEspaço Bakugan é uma arena de batalha virtual criada por Marucho para que os Guerreiros e a Resistência tivessem um lugar para treinar. Todos, exceto Shun, se materializam para o InterEspaço, onde "tiram no canudinho" para ver quais seriam os primeiros à lutar. Estes são Ace e Billy. Acidentalmente, Runo e Mira revelam a Billy a pequena queda que Julie tem por Ace. Decidido a não se intrometer na relação do "casal de pombinhos", Ace resolve lutar contra Billy e Julie. Durante a luta, Cycloid e Gorem aparecem bem mais fortes do que antes e levam a melhor sobre Percival, até que Ace chama o seu evoluído Trap Bakugan, Darkus Flash Falcon Fly. Juntos, Percival e Falcon Fly derrotam Cycloid e Gorem. Quando a batalha termina, os guerreiros saem do InterEspaço e encontram Shun checando as câmeras de segurança. Ele descobre que Mylene e Shadow rastrearam o sinal do Gauntlet de Billy e agora os Vexos sabem que as energias estão na casa de Marucho. 
38 "Tudo ou Nada"
"Uma Aposta Esplêndida (華麗なる賭け, Karei naru kake?)"
Daniel Kuso, Spectra Phantom, Drago e Helios 20 de novembro de 2010 5 de dezembro de 2010
Agora que os Vexos sabem a sua localização, a Resistência e os Guerreiros resolvem ir para a ofensiva. Contudo, eles não sabem a localização do palácio real. Dan então resolve pedir ajuda a Spectra, mesmo sem saber onde ele está. Entretanto, momentos depois, Spectra materializa Dan e Drago para sua nave. Helios estava cansado de perder para Drago e queria a todo custo destruí-lo. Dan e Spectra então fazem uma aposta: se Dan vencer, Spectra leva a Resistência e os Guerreiros até o palácio real, enquanto se Spectra vencer, Drago entrega a Helios a energia do Centro Perfeito. Enquanto Helios e Drago batalhavam, Drago se enfurece pois Helios continuava sendo arrogante mesmo com a vida dos Bakugans correndo perigo. Ele então deixa seu jeito calmo de ser e começa a massacrar seu oponente. Nesse momento, Spectra percebe que o único modo de Helios vencer Drago seria se ele evoluisse naturalmente ao invés de com a ajuda de tecnologia. Drago vence a luta e Spectra cumpre sua palavra. Ele traz Shun, Marucho, Mira, Ace e Baron com seus Bakugans até sua nave. Enquanto a nave decolava, Spectra mostra a Helios alguns dados que ele recebeu de uma fonte anônima sobre o DNA e a evolução dos Bakugans. 
39 "Vingando Spectra"
"Adeus, Meu Amigo (さらば友よ, Saraba tomo yo?)"
Gus Grav, Vulcan e Zenoheld 27 de novembro de 2010 12 de dezembro de 2010
Spectra materializa a Resistência até a nave dos Vexos, que na verdade é uma enorme cidade flutuante. Ele e Gus os deixam para que achem o Sistema de Terminação dos Bakugans sozinhos. A Resistência entra em um carro que estava sendo dirigido por umr robô e parte em direção ao palácio. Enquanto isso, os dois vão até os Vexos e Spectra diz que é melhor eles deixarem a Resistência em paz caso não queiram ser derrotados. Ele depois oferece um acordo para que se juntassem novamente, mas Zenoheld recusa enquanto Hydron, Mylene, Shadow, Volt e Lync o menosprezam e o chamam de traidor. Isso deixa Gus furioso. Algum tempo depois, enquanto jantavam, os Vexos são atacados por Gus, que ameaça matar Zenoheld com a lâmina do seu Gauntlet. Ele leva Zenoheld para o topo do palácio onde eles começam uma batalha. A princípio, Gus lutava bem até que Zenoheld decide batalhar a sério. Farbros começou a levar a melhor sobre Rex Vulcan e Blast Elico teve de aparecer para ajudar. Contudo, Farbros se torna Assail Farbros e começa a obliterar tudo em seu caminho. Isso levou a morte de Elico e de Hexados, o Trap Bakugan de Gus. Farbros ameaça esmagar Gus mas Vulcan o protege e sua armadura começa a rachar, mostrando os seus olhos e permitindo que Gus veja a lealdade contida em Vulcan. Farbros se afasta e dispara um enorme laser que acerta ambos Gus e Vulcan. 
40 "A Emboscada"
"Emboscada (待ち伏せ, Machibuse?)"
Resistência Bakugan e Vexos 4 de dezembro de 2010 19 de dezembro de 2010
Chegando ao palácio, a Resistência é surpreendida por vários robôs guardas. Shun, Marucho, Ace e Baron pulam do carro enquanto Dan e Mira decidem atropelar os robôs. Em duplas (Dan e Mira, Shun e Baron, Ace e Marucho), cada um segue seu caminho para encontrar o Sistema de Terminação dos Bakugans. Shun e Baron acabam se deparando com Mylene e Volt enquanto Ace e Marucho encontram Lync e Shadow. Cada dupla começa sua batalha e a Resistência descobre que os Vexos modificaram o palácio para que os Gs de nenhum Bakugan aumentasse e que eles lutassem somente em seus níveis básicos. Isso levou a perda das energias Ventus e Darkus, deixando Drago como a última esperança dos Bakugans. Hydron se prepara para sua batalha contra Dan e Mira enquanto Spectra vai até seu pai para pedir sua ajuda. 
41 "Terminação dos Bakugans: A Batalha Final"
"Conquistador (勝利者, Shourisha?)"
Resistência Bakugan e Vexos 11 de dezembro de 2010 26 de dezembro de 2010
Spectra oferece ao doutor Clay o posto que antes era assumido por Gus. Contudo, Clay rejeita o seu filho e este começa a pensar que precisa da ajuda da Resistência. Enquanto isso, Hydron começa uma batalha contra Dan e Mira. Rapidamente, Spectra surge e se junta aos dois. Sem piedade, Dryoid ataca Wilda e Mira deixando-a inconsciente e tirando Wilda da batalha. Devido a armadilha do palácio, Dryoid consegue superar Drago e Helios. Logo depois, Shun, Marucho, Ace e Baron aparecem e avisam Dan e Spectra de que o palácio absorve a energia dos Bakugans até que eles retornem ao nível básico. Spectra então decide utilizar um aparelho chamado Battle Gear em que estava trabalhando a muito tempo. Battle Gears funcionam como um auxílio para os Bakugans. No caso de Helios, seu Battle Gear, chamado Twin Destructor, se acopla às suas costas apontando dois canhões sobre seus ombros. A energia emitida por um Battle Gear não podia ser absorvida pelo palácio e por isso, Dryoid é derrotado. O rei Zenoheld então aparece para lutar por contra própria, apesar de que Helios ainda levava a melhor. Farbros então absorve toda a energia que foi emitida nas batalhas anteriores e consegue derrotar Drago e Helios, dando as Vexos a energia Pyrus. Entretanto, ele acabou explodindo. Com o Sistema de Terminação dos Bakugans completo, os Vexos se preparam para ativá-lo. 
42 "O Êxodo"
"Pessoas Queridas (親愛なる者へ, Shin'ai naru mono he?)"
Drago 18 de dezembro de 2010 5 de janeiro de 2011
Com o Sistema de Terminação dos Bakugan completo, a Resistência vai até Nova Vestróia. Spectra resolve ajudá-los pois estava odiando Zenoheld pelo o que ele fez com Gus. Ele utiliza sua nave para teletransportar todos os Bakugans para a casa de Marucho. Contudo, os Bakugans eram muitos e alguns teriam de ficar para trás. Drago se recusa a deixá-los, o que gera uma certa raiva em Helios, que pensava que Drago só queria bancar o herói. Faltam 30 segundos para a ativação do aparelho. Helios oferece a Drago sua ajuda para destruir o Sistema de Terminação dos Bakugans desde que eles tenham uma batalha em seguida. Drago aceita a proposta. Faltam 15 segundos. Após os seus ataques falharem e os de Helios, Drago leva o Sistema de Terminação para o espaço e a explosão acontece. Ele tenta contê-la e tem visão de Wavern dizendo que ele ainda não pode morrer. Drago então começa a absorver a energia dos seis atributos e como resultado se transforma em um Helix Dragonoid, ganhando forças para destruir o Sistema e quebrar a barreira dimensional para atacar a nave dos Vexos. Drago retorna para a Nova Vestróia, onde se prepara para lutar contra Helios. Contudo, Spectra e Helios vão embora. 
43 "Os Dados Estranhos do Ataque"
"Para um Futuro Desconhecido (未知なる未来へ, Michi naru mirai he?)"
Baron Leltoy, Nemus e Aranaut 25 de dezembro de 2010 12 de janeiro de 2011
Com Nova Vestróia a salvo, os Bakugans que estavam na casa de Marucho retornam ao seu lar. Mira, Ace e Baron decidem ficar um tempo na Terra para treinarem e se estabelecem na casa de Dan. Pouco tempo depois, todos recebem uma ligação de Marucho dizendo que o InterEspaço Bakugan foi invadido por dados virtuais estranhos, que tomaram a forma de estranhos Bakugans chamados Haos Aranaut, Subterra Coredem, Ventus Hawktor e Aquos Akwimos. Logo, Baron e Nemus decidem batalhar contra Aranaut. Marucho cria um Baron virtual chamado Avatar Baron para ser o parceiro de Aranaut e a batalha começa. Nemus rapidamente tem dificuldades para lutar contra Aranaut. De repente, o Avatar Baron utiliza em Aranaut um Battle Gear chamado Battle Crusher. Aranaut consegue derrotar Nemus e começa a destruir o campo do InterEspaço. A Resistência começa a suspeitar que Spectra é o culpado de tudo isso. 
44 "A Última Defesa de Spectra"
"Confronto (対決, Taiketsu?)"
Daniel Kuso, Drago, Spectra Phantom/Keith Fermen e Helios 8 de janeiro de 2011 19 de janeiro de 2011
Helios ainda deseja se tornar o Derradeiro Bakugan e, agora que possui o auxilio de seu Batte Gear, ele e Spectra desafiam Dan e Drago para a batalha final. A Resistência, junto de Runo, Tigrerra, Julie e Gorem, são teletransportados para uma área montanhosa em Nova Vestróia onde começa a batalha final. Os novos poderes de Drago como Helix Dragonoid fizeram com que ele levasse a melhor no início do combate, até que o Twin Destructor foi acoplado em Helios. Após diversos golpes, Drago e Helios colidem dois ataques cuja força era a mesma. Contudo, Ingram, Elfin, Wilda, Percival e Nemus dizem a Helios que eles são uma família e entregam suas energias a Drago, fazendo com que ele ganhe o combate. Spectra admite que Dan é o melhor enquanto Helios concede e Drago o título de Derradeiro Bakugan. Os dois resolvem trabalhar ao lado dos melhores ao invés de lutar contra os melhores e se unem a Resistência Bakugan. Spectra retira sua máscara e decide que a partir daquele momento ele iria viver a vida como Keith Fermen. 
45 "Confusão na Fusão"
"Forma de Felicidade (幸せのカタチ, Shiawase no katachi?)"
Daniel Kuso, Keith Fermen, Drago, Coredem e Hawktor 15 de janeiro de 2011 26 de janeiro de 2011
Keith é bem recebido na Resistência Bakugan, principalmente por Mira. Após receber uma mensagem de seu mordomo, Marucho leva os outros até seu laboratório onde mostra que os Dados Fantasmas e os dados que Keith recebeu de uma fonte anônima são os mesmos. Isso leva Keith a pensar que seria possível criar um Battle Gear para toda a Resistência, começando por Drago. Como ele e Marucho receberam esses dados de uma forma indefinida, Keith começa a pensar se os Vexos também o teriam. Em outra dimensão, Zenoheld esta furioso com a destruição do Sistema de Terminação dos Bakugans e acusa os Vexos dessa falha. Enquanto isso, Clay também recebeu os misteriosos dados e começa a escaneá-los, chegando ao ponto de descobrir de onde eles vieram. Na Terra, Drago e os outros se recusam a utilizar um Battle Gear. Keith diz que não seria uma transformação permanente, mas sim algo como uma armadura. Drago finalmente aceita mas o escaneamento do seu DNA demoraria muito. Keith então utiliza o Twin Destructor de Helios para criar um prótotipo de Jetkor, o Battle Gear de Drago. A Resistência então vai até o InterEspaço Bakugan onde Drago lutaria e seu DNA seria escaniado mais facilmente. Eles encontram Aranaut, Coredem, Aranaut e Hawktor e Keith decide utilizar Coredem e Hawktor. Os dois Bakugans digitais logo superam Drago até que Jetkor é implantado. Contudo, o corpo de Drago estava rejeitando o Jetkor fazendo com que ele recebesse diversos choques. Keith também utiliza Battle Gears em Coredem e Hawktor. Por fim, Drago consegue controlar o Jetkor e vencer a batalha, mas depois desmaia. Keith diz que logo o Jetkor será aprimorado e não machucará Drago. Na espaço-nave dos Vexos, Clay vai até Zenoheld dizendo que conseguiu informação o suficiente para criar uma derradeira arma chamada Alternativa. 
46 "A Revolta de Volt"
"Herói da Rebelião (反逆のヒーロー, Hangyaku no hīrō?)"
Volt Luster e Hydron 22 de janeiro de 2011 2 de fevereiro de 2011
Keith, Mira e Marucho estão trabalhando no Battle Gear de Drago, mas Mira está destraída pois deseja que seu pai se junte a ela assim como seu irmão fez. Keith então entrega a Mira uma abelha robôtica onde ela grava uma mensagem para o professor Clay pedindo para que ele se junte a Resistência. Quando Clay recebe a mensagem ele recusa furiosamente. Enquanto isso, Zenoheld decide que utilizará a Alternativa para destruir qualquer coisa viva que se oponha a ele. Volt começa a pensar que o rei está indo longe demais com seus planos e decide deixar os Vexos para viver em paz no Planeta Vestal. Ao chegar em seu planeta, Volt percebe que ele está diferente mas é bem recebido por um grupo de crianças que ainda o vêem como um herói. Pouco depois, Hydron aparece e desafia Volt para uma batalha devido a sua traição. Volt aceita e, com algum esforço, consegue vencer. Volt depois faz com que seu Boriates atacasse Hydron mas errasse de propósito como um aviso para deixá-lo em paz. Hydron, entretanto, pega uma bomba dimensional e dispara em Volt, abrindo um buraco negro. Enquanto é sugado, Volt diz a Hydron todo o sofrimento que ele irá causar se continuar trabalhando para os Vexos. 
47 "A Revanche"
"Para dizer Adeus (さよならをするために, Sayonara wo surutameni?)"
Lync Volan e Hydron 29 de janeiro de 2011 9 de fevereiro de 2011
Enquanto a Resistência celebra a criação bem sucedida de Jetkor, os Vexos decidem que a Alternativa será testada na Terra. Lync se lembra de como a Alice foi gentil com ele quando este ficou preso na Terra e começa a temer pela morte da garota. Ele então copia os dados da Alternativa e coloca o ship em sua luva para levá-lo até Alice. Pouco antes de partir ele tem uma breve conversa com Mylene. Posteriormente o professor Clay descobre que alguém copiou os dados da Alternativa e Mylene revela que Lync acabou de se teletransportar para a Terra. Hydron então vai atrás dele. Na Terra, Lync fica um pouco relutante em ir falar com Alice pois acha que ela poderia ficar zangada ao vê-lo. Hydron então aperece e os dois começam uma batalha. O Aluze de Lync consegue ferir o Dryoid de Hydron atacando pelo céu, mas Dryoid acaba cortando as asas de Aluze. Lync acaba perdendo a luta mas consegue humilhar Hydron dizendo que ele só é cruel com os outros para ganhar a aprovação do pai. Furioso, Hydron atira uma bomba dimensional em Lync. Enquanto é sugado, Lync atira a sua luva com o ship em frente a casa de Alice e deseja a ela boa sorte. Quando a garota sai de casa ela encontra a luva e manda o ship para a Resistência. Keith analisa os dados e descobre que a Alternativa não está concluída, mas agora a Resistência se transformou no alvo dos Vexos novamente. 
48 "A Fusão de Mylene"
"Estrada Verde (みちづれ, Michidure?)"
Mylene Farrow, Shadow Prove, Keith Fermen e Mira Fermen 5 de fevereiro de 2011 16 de fevereiro de 2011
Mylene é mandada para recuperar o ship mandado por Lync para a Resistência e Shadow decide acompanhá-la. Eles facilmente se inflitram na casa de Marucho e se separam, mas acabam caindo em uma armadilha. Shadow vence Dan em uma luta corpo-a-corpo mas é derrotado por Keith. Mylene, por sua vez, retira uma lâmina de seu Gauntlet e toma Mira como refém. A Resistência e os Guerreiros então decidem levar os dois até o ship. Entretanto, tudo era uma armadilha e Keith, Mira, Mylene e Shadow são mandados para o InterEspaço Bakugan. Os quatro começam uma batalha em que Helios atravessa a MAC Spider de Shadow e Vulcan desintegra o Macubass de Mylene. Keith oferece aos dois Vexos um lugar na Resistência mas Mylene retira uma bomba dimensional de seu bolso e a atira em Keith e Mira. A bomba, contudo, começa a interferir no sistema do InterEspaço criando um buraco negro que começa a destruir o local. 
49 "Um Herdeiro Despensado"
"Ataque o Holandês (仁義なき戦い, Jingi naki tatakai?)"
Hydron e Zenoheld 12 de fevereiro de 2011 23 de fevereiro de 2011
Com o InterEspaço Bakugan entrando em colapso, Marucho prepara uma saída de emergência. Mira e Keith conseguem escapar mas Mylene e Shadow acabam sendo sugados para dentro do portal. Neste momento o professor Clay percebe que o sinal dos Gauntlets dos dois sumiram e presume que eles estejam mortos. Ao receber a notícia, Zenoheld volta a culpar Hydron por ter deixado que Lync enviasse os dados da Alternativa para a Resistência e resolve puní-lo torturando-o com uma máquina chamada Agonizador. Mais tarde, durante a noite, Hydron começa a ter alucinações de Volt e Lync dizendo que ele deveria acabar com a tirania de seu pai e assumir o trono. Motivado pelas alucinações, Hydron desafia o seu pai para uma batalha. Rapidamente, Dryoid consegue danificar Farbros seriamente obrigando Zenoheld a convocar o Sistema Assail. Os novos poderes de Farbros conseguiram superar os de Dryoid levando Hydron a derrota. Ele é trancafiado no calabouço da espaço-nave e começa a ter alucinações novamente. Sem que percebesse, Hydron é observado por Gus, que supostamente estava morto, na sela à sua frente. 
50 "A Derradeira Arma"
"Derradeira Arma (最終兵器, Saishuu heiki?)"
Zenoheld, Keith Fermen e Gus Grav 19 de fevereiro de 2011 2 de março de 2011
Hydron começa a pensar que enlouqueceu ao ver Gus mas este diz que continuou vivo apesar de sua derrota. Enquanto isso, Runo, Julie e Mira organizam uma festa em homenagem a Keith e Helios. Contudo, a mente de Keith estava focada em alguma outra coisa. De repente, Dan sugere aos outros que ao invés de esperarem a Alternativa ficar completa, eles deveriam ir destruí-la. Todos concordam e marcam o ataque para o dia seguinte. Durante a noite, Keith fica impaciente e decide invadir a nave do inimigo sozinho. Ele colide a sua nave com a de Zenoheld e os dois começam uma batalha. Na Terra, Mira percebe que Keith sumiu e acorda os outros. Na prisão do palácio, Gus começa a insultar Hydron para começar uma batalha, permitindo que Vulcan e Dryoid destruíssem as selas. No topo do castelo, Helios consegue derrotar Farbros facilmente obrigando Zenoheld a transformá-lo em Assail Farbros. Helios, por sua vez, se transforma em Maxus Helios MK2. Antes que algum dos dois pudessem levar a melhor, Gus e Vulcan aparecem para ajudar Keith e Helios. Posteriormente, Clay diz a Zenoheld que a Alternativa estava pronta. Keith e Gus se horrorizam ao perceber que a Alternativa é uma enorme fortaleza de batalha. Clay demonstra parte do seu poder explodindo um planeta e depois funde Farbros com a Alternativa, criando o novo Alternativo Farbros. 
51 "Todos por Um"
"Dia da Batalha (決戦の日, Kessen no nichi?)"
Resistência Bakugan, Zenoheld e Clay Fermen 26 de fevereiro de 2011 2 de março de 2011
Marucho tenta encontrar um modo de ir até a nave de Zenoheld e descobre um rastro dimensional deixado por Mylene e Shadow. Ele consegue encontrar esse rastro com a ajuda de Alice e do doutor Michael. Enquanto isso, Helios acopla o seu Twin Destructor para lutar contra Alternativo Farbros. Ainda na Terra, Tigrerra e Gorem decidem se aposentar das batalhas por não terem evoluído no mesmo ritmo dos outros. Marucho consegue abrir um portal até a nave de Zenoheld e a Resistência parte enquanto Runo, Julie e Alice ficam para trás. Assim que os seis chegam a nave, percebem que Helios e Vulcan lutavam contra Alternativo Farbros em pleno espaço. Drago, Ingram, Elfin, Preyas, Wilda, Percival e Nemus se juntam aos dois para a batalha final. Eles conseguem causar pequenos danos em Alternativo Farbros mas todos são reparados em uma velocidade espantadora, ao mesmo tempo que diversos soldados robôs são liberados para atrapalhar a Resistência. Keith então percebe que se seu pai criou a Alternativa, ele deveria estar em algum lugar dentro dela. Para penetrá-la, Keith equipa a Helios o Battle Gear mais poderoso já criado até então, um gigantesco canhão chamado Zukanator. Seu poder foi o suficiente para causar um buraco em Alternativo Farbros permitindo a entrada de Keith, Helios, Mira e Wilda. 
52 "A Fúria Final"
"Super! Os mais Poderosos! Guerreiros (超!最強!ウォーリアーズ, Chou! Saikyou! Uooriaazu?)"
Resistência Bakugan, Zenoheld e Clay Fermen 5 de março de 2011 2 de março de 2011
Conforme a batalha continua, o professor Clay recebe um video cuja origem vem de outra dimensão. Keith e Mira aparecem e tentam convencê-lo a mudar de lado. Do lado de fora de Alternativo Farbros, Hydron e Dryoid aparecem para ajudar destruindo os soldados robôs. Os outros percebem que não conseguiriam destruir Farbros por fora então resolvem tentar por dentro. Drago acopla o seu Jetkor e consegue criar um furo por onde todos entram, exceto Gus, Vulcan, Hydron e Dryoid que ficaram destruindo os robôs. Marucho, Preyas e Elfin decidem ficar vigiando o furo para garantir que os outros não seriam seguidos. Shun, que ainda se lembrava dos dados da Alternativa, consegue conduzir o grupo até o reator de energia. Contudo, eles acabam caindo em uma armadilha onde encontram quatro Bakugans desconhecidos que na verdade eram clones virtuais. Os quatro acabam sendo derrotados por Drago, Ingram e Percival. Do outro lado da história, Mira implora ao seu pai para que ele renuncie o lado do mau. Porém, Clay diz que a Alternativa foi criada a partir de dados que ele recebeu de outra dimensão o que lhe dava a hipótese de que os Bakugans existem nessa mesma dimensão. Ele também diz que pretende continuar analisando esses dados para transformar a Alternativa na máquina perfeita. Drago, Percival, Ingram e Nemus rapidamente destroem o reator e a Alternativa começa a explodir. Clay decide ir com seus filhos mas acaba sendo impedido pelos destroços. Ele então resolve verificar o video que recebeu a pouco tempo e descobre que os Bakugans do video estão em guerra. Hydron utiliza Dryoid para aprisionar o seu pai para que ele morresse na explosão. Mesmo sabendo que também morreria, o garota olha para cima e diz "Volt e Lync...já estou chegando...logo!". Alternativo Farbros explode matando Clay, Zenoheld e Hydron, apesar de que a Resistência conseguiu escapar. Dan, Shun, Marucho se despedem dos outros e retornam para a Terra. Três semanas depois, Marucho reconstrói o InterEspaço Bakugan. Ele, Dan e Shun se preparam para um duelo onde utilizariam, respectivamente, Akwimos, Drago e Hawktor, mas um misterioso garoto chamado Ren aparece perguntando se eles são os Guerreiros da Batalha. 

Ver também[editar | editar código-fonte]