Lista de episódios de Bakugan: Os Invasores Gandelianos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Bakugan Battle Brawlers: Gundalian Invaders (爆丸バトルブローラーズ: ガンダリアンインベーダーズ, Bakugan Batoru Burōrāzu: Gandarian Inbēdāzu?, no Brasil Bakugan Os Invasores Gandelianos), é a sequência do anime Bakugan: Nova Vestróia. Ele estreou no Canadá em 23 de maio de 2010 no canal Teletoon e nos Estados Unidos em 19 de janeiro de 2011. No Japão o anime estreou dia 3 de abril de 2011, sendo exibido pela TV Tokyo, e em 4 de abril do mesmo ano no Brasil. O anime consiste em 39 episódios já exibidos no Canadá.

Listagem[editar | editar código-fonte]

Saga InterEspaço Bakugan[editar | editar código-fonte]

# Título Personagens principais Estréia Japonesa Japão Estréia Brasileira Brasil
1 "Um Novo Começo"
"Novo Mundo (新世界, Shinsekai?)"
Vários personagens 3 de abril de 2011 4 de abril de 2011
Um ano se passou após a derrota dos Vexos. Dan e Julie se mudaram para uma cidade chamada Bayview e Marucho abriu o InterEspaço Bakugan para todo o mundo e agora guerreiros de toda parte do globo batalham entre si. Para isso eles devem ir até edifícios especiais, espalhados pelo mundo inteiro, onde são convertidos em dados e chegam ao InterEspaço Bakugan. O episódio abre com Dan indo para a lanchonete onde Julie trabalha encontrar um novo amigo chamado Jake Vallory, um garoto que só é familiarizado com os Bakugans Virtuais, mas logo conhece Drago. Dan e Jake vão para o InterEspaço onde Jake conhece Marucho, que lhe entrega seu novo Guardião Bakugan, o Subterra Coredem digital que havia invadido seu sistema. Marucho então revela que está gerenciando o local ao lado de Ren Krawler, o garoto que apareceu misteriosamente ao fim de Nova Vestróia. Foi ele quem ajudou Marucho a criar os Bakugans Virtuais utilizados nas batalhas. Logo, Ren aparece dizendo que Shun estava vencendo uma batalha. Quando ela termina, Ren e Dan são escalados para um combate. Rapidamente o Darkus Linehalt de Ren traz sérias dificuldades para Drago e o poder emanado dos dois obrigam Marucho a desligar InterEspaço. Dan acaba desmaiando no processo e tem uma visão de dois planetas guerreando. Quando ele acorda e conta aos outros sobre o que aconteceu, Ren era o único que não estava surpreso. 
2 "A Revelação"
"Campo de Batalha (戦場, Senjõ?)"
Daniel Kuso, Marucho Marukura, Sid Arcale e Lena Isis 10 de abril de 2011 5 de abril de 2011
Em um planeta distante, seis criaturas alienígenas discutem sobre a grande quantidade de poder que foi emitida na luta entre Drago e Linehalt. O líder deles então contacta seus epiões que estão na Terra para que eles tornem os Guerreiros da Batalha seus aliados. Na Terra, Dan não consegue pensar em outra coisa que não seja o seu sonho. Subdamente, Marucho reune Dan, Jake e Shun pois Ren tinha uma confissão: ele é um alienígena do pacífico planeta Gandelian, que está sendo atacado por outro planeta chamado Neathia. Ele revela que havia se infiltrado no InterEspaço Bakugan para pedir ajuda aos Guerreiros, que logo concordam. Ren então mostra que o InterEspaço foi invadido por soldados Neathianos, dois deles chamados Sid Arcale e Lena Isis. Os dois são rastreados e desafiados por Dan e Marucho. Logo no início da batalha, seus Bakugans Rubanoid e Phosphos revelam que não são cópias virtuais e ferem Drago e Akwimos seriamente. Entretanto, Dan aciona seu Jetkor garantindo a vitória de Drago. Sid e Lena fogem mas todos se alegram pelo resultado. Contudo, Ren somente fecha seus olhos e diz que apesar de talentoso, Dan não é o melhor. 
3 "A Visitante"
"Encontro (出会い, Deai?)"
Daniel Kuso, Fabia Sheen, Drago e Aranaut 17 de abril de 2011 6 de abril de 2011
No InterEspaço Bakugan surge uma linda garota chamada Fabia Sheen, que pergunta a si mesma se alguém recebeu a mensagem que ela havia mandado. Interessado na garota, um jovem chamado Koji Beetle tenta se aproximar dela e acaba arranjando uma batalha contra ela. Fabia o derrota facilmente e volta a sua procura. No mesmo momento, Dan passa correndo e quase a acerta, mas ela o agarra e o joga para o alto. Fabia pede desculpas dizendo que reflexos rápidos são algo comum de onde ela vem e então pergunta quem é o melhor guerreiro do local. Dan diz que ele é o detentor desse título mas parte rapidamente. Ele reaparece na sala de comando InterEspaço onde os outros o esperavam. Ren havia rastreado outros três espiões Neathianos: Zenet Surrow, Mason Brown e Jesse Glenn. Dan conta a todos sobre seu encontro com Fabia, fazendo com que Ren comece a suspeitar que ela possa ser uma Neathiana. De repente, Fabia aparece, pedindo desculpas por ter invadido o sistema de segurança de Marucho, e se surpreende ao ver Ren. Ela diz que se os Guerreiros estão do lado dos Gandelianos, então eles são seus inimigos. Com isso, ela e Dan começam uma batalha na qual Drago derrota dois dos Bakugans da garota. Ela então põem em campo o seu Haos Aranaut. Marucho o reconhece como um dos Bakugans digitais que invadiram o seu sistema um ano atrás, deixando Shun muito curioso. Além de forte, Aranaut também se mostra muito veloz e consegue aplicar muitos ataques em Drago. Entretanto, Drago consegue virar a luta e vencer a batalha. Desolada, Fabia vai embora dizendo que Dan não sabe de nada. Sozinha, ela começa a pensar no que fazer até que Shun aparece perguntando qual é o outro lado da história. 
4 "O Futuro Guerreiro"
"Touchdown (タッチダウン, Tacchidaun?)"
Jake Vallory e Mason Brown 24 de abril de 2011 7 de abril de 2011
No Dojo, Shun interroga Fabia para saber mais sobre os Neathianos e Gandelianos. Jake começa a treinar com Dan para se tornar um membro oficial dos Guerreiros da Batalha, mas seus erros o fazem pensar que ainda não está pronto. Subdamente, um dos espiões Neathianos localizados por Ren, Mason Brown, aparece desafiando Dan. Entretanto, Jake decide lutar para provar o seu valor. Devido a sua inexperiência, ele tem um péssimo desempenho na batalha e ainda é atormentado por Avior, o Guardião Bakugan de Mason, o que o leva a derrota. No dia seguinte, Dan conversa com Julie sobre o confronto entre Jake e Mason. Julie, sendo uma Mestre Subterra, se oferece para ajudar Jake. Durante a tarde os dois conversam e Julie lhe ensina como utilizar o atributo Subterra, seus pontos fortes e fracos e como ele deve agir durante uma batalha. Ele então decide ter uma revanche contra Mason, apesar de não ter total confiança em si mesmo. Contudo, ele segue os conselhos de Julie e começa a revidar. No final ele consegue vencer a batalha e tenta, ao lado dos outros, capturar Mason mas ele se teleporta dali. Mesmo deixando o inimigo escapar, Jake ganha a admiração de todos e se torna um membro dos Guerreiros da Batalha. 
5 "Confronto"
"Missão (ミッション, Misshon?)"
Daniel Kuso, Ren Krawler, Zenet Surrow e Sid Arcale 1 de maio de 2011 8 de abril de 2011
Os Neathianos começam a enfrentar diversos guerreiros e os mandam para seus seis líderes, que se encarregam de fazer nos mesmos uma lavagem cerebral e depois eles são devolvidos a Terra. Marucho acaba percebendo que alguns desses guerreiros estão desaparecendo e expalha avisos no InterEspaço Bakugan pedindo para que ninguém batalhasse contra Sid, Lena, Mason, Jesse e Zenet. Entretanto, Sid e Zenet continuam procurando um desafio e acabam encontrando Dan e Ren. Determinados a capturar Drago, os dois Neathianos começam uma batalha. Ren, por algum motivo, não luta a sério. Por outro lado, Rubanoid e Contestir, o Guardião de Zenet, atacam Drago violentamente. Em um único momento de participação, Linehalt se usa de escudo-humano para defender Drago. Dan então acopla seu Jetkor, mudando o rumo da batalha. Contudo, Contestir realiza um "ataque suicída" para destruir o Jetkor, permitindo que Rubanoid aplicasse o ataque final e derrotasse Drago. Apesar do que tinha dito antes, Sid permite que Dan permaneça com Drago e parte com Zenet. Em Neathia, um dos superiores ordena a Sid que não interfira mais no trabalho de Ren. 
6 "Expostos"
"Suspeita (疑惑, Giwaku?)"
Fabia Sheen, Jesse Glenn, Shun Kazami e Ren Krawler 8 de maio de 2011 11 de abril de 2011
Fabia e Shun treinam na casa do garoto, que no momento passou a acreditar na história da outra e teme que os Guerreiros tenham cometido um grande erro. Enquanto isso, Marucho e Ren fazem ajustes no InterEspaço Bakugan. Marucho diz a Ren que está muito feliz por tê-lo como parceiro e espera que um dia, humanos e Gandelianos possam batalhar juntos. O sistema de segurança então rastrea outro Neathiano, Jesse Gleen. Dan decide batalhar mas Fabia e Shun aparecem e a garota entra em seu lugar. Conforme Aranaut e o Plitheon de Jesse começam a se enfrentar, todos ficam confusos sobre por que dois Neathianos lutariam entre si. Ren sugere que tudo é um plano para enganá-los, mas Shun o encara furiosamente. Plitheon facilmente superou os poderes de Aranaut, até que ambos convocam seus Battle Gears. Quando Aranaut tinha uma change de vitória, uma falha na arena faz com que ele seja derrotado. Fabia começa a chorar e Shun diz que somente alguém que conhecesse bem o InterEspaço poderia causar uma falha como aquela no momento exato de uma batalha, alguém como Ren. Pressionado por todos ao seu redor, Ren tenta capturar Jesse mas este foge. Fabia então o chama de mentiroso e revela que foram os Gandelianos que iniciaram o ataque aos Neathianos, fazendo com que Ren fuja em desespero. Marucho, o único que não acredita na história, decide procurá-lo. 
7 "Cores Verdadeiras"
"Verdade (真実, Shinjitsu?)"
Marucho Marukura, Ren Krawler e Fabia Sheen 15 de maio de 2011 12 de abril de 2011
Marucho começa a correr procurando Ren. Enquanto isso, Fabia explica o que ocorreu de verdade entre essa guerra de Bakugans. Ela começa dizendo que uma raça estranha de um planeta chamado Gandelian invadiu seu planeta Neathia. Como os Neathianos não sabiam lutar muito bem, perderam fácil para os Gandelianos. Fabia, às ordens de sua irmã, a rainha de Neathia, mandou uma mensagem para todas as dimensões. A mensagem continha clones digitais de Bakugans de Neathia e/ou códigos de seu material genético. Aqueles que receberam essa mensagem foram o professor Clay, Keith e Marucho na temporada passada. Porém, o único planeta que respondeu foi o planeta Terra quando Drago derrotou os Bakugans digitais. Fabia veio ao planeta Terra pedir ajuda ao Dan, mas Ren já tinha chegado muito antes e Fabia não conseguiu pedir ajuda aos Guerreiros da Batalha já que Ren confundiu a mente deles com muitas mentiras. Ren havia sido mandado pelos seis alienígenas mostrados nos episódios passados, junto de uma equipe composta por Sid, Lena, Mason, Zenet e Jesse. Enquanto isso, Marucho encontra Ren e diz que eles tem umas contas a acertarem. Os dois começam uma batalha e os Guerreiros chegam logo depois. Ren confirma tudo o que Fabia havia dito causando uma grande fúria Marucho, que começa a atacá-lo Ren sem perdão, vencendo a batalha. Ren então revela a sua verdadeira forma Gandeliana e diz que na próxima vez que eles se encontrarem serão inimigos, fazendo com que Marucho começasse a chorar com a sua traição. Os Guerreiros agora estão do lado dos Neathianos. 
8 "Uma Posse Hostil"
"Colegas (仲間たち, Nakama-tachi?)"
Vários personagens 22 de maio de 2011 13 de abril de 2011
Todos pensam que Marucho está muito infeliz e por isso decidem deixá-lo sozinho, mas ele logo aparece com um grande ânimo. Fabia, certa de que tem a confiança dos Guerreiros, entrega a Shun, Marucho e Jake as versões reais de Hawktor, Akwimos e Coredem. Enquanto isso, Ren e sua equipe continuam a sequestrar guerreiros aleatoriamente. Dessa vez é mostrado que a lavagem cerebral sofrida por esses guerreiros faz com que eles pensem que são parte do exército Gandeliano. Eles então são mandados para Neathia onde enfrentam seus habitantes. Quando os Guerreiros da Batalha encontram Ren e sua equipe, são bloqueados por um garoto, Casey, e uma garota, Taylor, que haviam sido capturados pelos Gandelianos. Taylor e Mason começam uma batalha contra Dan e Shun enquanto Casey e Sid iniciam um combate contra Marucho e Jake. Em meio ao tumunto, Fabia se afasta para procurar o Ren, que por sua vez estava no centro de controle do InterEspaço Bakugan colocando um plano em pratica. Como a lavagem cerebral faz com que as pessoas não batalhem em seu 100%, Casey e Taylor logo perdem em suas respectivas batalhas e conseguem voltar ao normal. Em seguida, Mason e Sid também são derrotados, mas ambos dizem aos seus oponentes que tudo isso foi uma armação para que eles ganhassem tempo até que Ren terminasse seu trabalho. No centro de controle, Ren consegue retirar Dan, Shun, Marucho, Jake e Fabia do InterEspaço, que agora está sobe a sua posse. 
9 "Ataque em Conjunto"
"Captura (奪取, Dasshu?)"
Jake Vallory, Daniel Kuso, Sein Pam e Lewin Pam 29 de maio de 2011 14 de abril de 2011
Com os Guerreiros da Batalha fora do seu caminho, os Gandelianos continuam sequestrando várias pessoas. Aqueles que já estavam hiptonizados contribuem levando os que ainda estão normais para Gandelian. Dan e Jake tentam convencer outros guerreiros que o InterEspaço estava em perigo, mas eles não acreditam devido aos comentários dos gêmeos Sein e Lewin Pam, que pensam que Dan está mentindo para não descer de colocação no ranking. Sem outra escolha, Jake causa uma pane no edifício local que materializa as pessoas até o InterEspaço. Entretanto, Shun diz que isso foi uma má decisão pois aqueles que já estavam no InterEspaço ficaram presos. Enquanto todos pensavam o que fazer, Drago se pergunta se existe outro modo de entrar no InterEspaço. Aranaut diz que ele, Akwimos e Coredem possuem as habilidades de se teletransportarem por entre as dimensões. Coredem então se teleporta ao lado de Jake, Dan e Drago para ver como estavam as coisas. Ao chegarem no local, tudo parecia normal até que eles viram diversas crianças hipnotizadas. Eles rapidamente descobriram que aqueles que estão sob o controle Gandeliano fica com seus olhos amarelos. Em seguida, Sein e Lewin aparecem, mostrando que estão sob a posse de Ren. Os gêmeos começam uma batalha contra Jake e Dan, mas não conseguem derrotá-los e voltam ao normal. Os dois Guerreiros retornam a Bayview trazendo os dois irmãos consigo. No centro de controle do InterEspaço Bakugan, Sid diz que Ren não pode mais fugir de seus "ex-amigos" e logo terá que enfrentá-los. 
10 "Fuga da Escuridão"
"A Porta Escura (闇の扉, Yami no tobira?)"
Ren Krawler, Linehalt e Marucho Marukura 5 de junho de 2011 15 de abril de 2011
Marucho fez várias pesquisas e chegou a conclusão que Ren está comandado o InterEspaço Bakugan através de um quarto conhecido como Sala Baku. Em Gandelian, Barodius, o líder entre os seis superiores e também o imperador de Gandelian, convoca Ren para julgá-lo pois suspeita que o garoto esteja prestes a traí-lo por que se recusa a lutar contra os Guerreiros da Batalha. Ren assume total lealdade ao seu imperador, mas Linehalt pensa o contrário. Os dois então começam a se lembrar do dia em que se conheceram. A muito tempo, em Gandelian, existia um clã de Bakugans conhecido como Bakugans Negros. Eles possuiam poderes extraordinários que acabaram se tornando proibidos para a segurança do planeta. Mesmo assim, os Gandelianos os mandaram para o subsolo onde eram vigiados. Com o tempo, o número de Bakugans Negros foi diminuindo e Linehalt se tornou o único integrante do clã. Ainda criança, Ren foi escolhido para tomar conta de Linehalt, pois fazia parte da família que guardava os Bakugans Negros. Os dois logo se tornaram amigos e cresceram com o desejo de sair daquela escuridão subterrânea para ver a luz do Sol. Ao completar 16 anos, no perído da guerra, Ren foi escolhido por Barodius para se tornar um membro da Ordem dos Doze, o grupo que governa Gandelian. Porém, antes ele teria que garantir a vitória de seu planeta indo a Terra a trazendo guerreiros para o seu lado. De volta a atualidade, Marucho e Fabia vão até o InterEspaço com a ajuda de Akwimos e Aranaut. Logo, Lena e Zenet aparecem e começam uma batalha. As duas rapidamente acham estranho que Marucho esteja usando Haos Bakugans. Longe dali, Marucho entra na Sala Baku e diz a si mesmo que foi uma ótima ideia ter criado um clone digital. Entretanto, Ren aparece e mostra como está indo a luta de Fabia. Ela perde a batalha e quase é capturada por Zenet, mas Fabia a ataca fisicamente e consegue escapar. Marucho então retorna para perto de Fabia e os dois retornam a Terra, mas antes deixam um vírus no InterEspaço. Em Gandelian, Barodius decide que está chegando a hora de ir a Neathia capturar um artefato chamado o Elemento. 
11 "O Pacote Secreto"
"Mensageiro (メッセンジャー, Messenjã?)"
Linus Claude, Neo, Shun Kazami, Ren Krawler e Jesse Glenn 12 de junho de 2011 18 de abril de 2011
Os Neathianos são facilmente superados graças aos humanos que sofreram lavagem cerebral. O planeta começa a ser atacado por três membros da Ordem dos Doze, Gill, Airzel e Kazarina e seus Bakugans Krakix, Strikeflier e Lumagrowl conseguem destruir um dos escudos que protegem Neathia. Desesperado, Elright, o capitão do exército Neathiano, manda um garoto chamado Linus Claude e seu Bakugan, um Ziperator chamado de Neo, para a Terra onde eles deveriam entregar o Elemento a Fabia. No InterEspaço, Ren espalha avisos dizendo que os Guerreiros da Batalha são uma ameaça aos jogadores, mas isso não impede o grupo de continuar levando crianças para a Terra. Agora eles conseguem entrar livremente no InterEspaço Bakugan pois o vírus que Marucho havia deixado para trás criou uma outra entrada. Shun acaba se encontrando com Linus, que assumiu uma forma humana, e pensa que ele é um Gandeliano, mas Neo consegue provar o contrário. Os dois logo são atacados por Ren e Jesse, começando uma batalha. Mesmo juntos, Linehalt e Plitheon acertaram poucos ataques em Neo devido ao seu misterioso poder. Entretanto, Linehalt acopla seu Battle Gear e consegue derrotar o Hawktor. Jesse, por sua vez, se enfurece e utiliza todo a força de Plitheon. chegando ao ponto de destruir a arena. Pedaços de rochas voam e um deles acerta Linus. Neo é capturado e seu parceiro desmaia. Quando ele acorda, estava ao lado dos outros e Fabia segurava sua mão. Linus lamenta que os Neathianos irão perder a guerra pois Neo era o guardião do Elemento. Ainda na prévia japonesa, Yuu Kobayashi, que dubla Dan, faz um anúncio de um evento Bakugan. 
12 "O Elemento"
"Destino do Amor (愛のさだめ, Ai no sadame?)"
Neo, Drago, Daniel Kuso e Sid Arcale 26 de junho de 2011 19 de abril de 2011
Apesar de estarem sobe a posse de Neo, os Gandelianos não suspeitam que ele esteja com o Elemento. Fabia explica que o Elemento é uma enorme fonte de poder, capaz de criar vegetações em um deserto, trazer felicidade a povos inteiros, dentre outras coisas. Para não revelar algo aos inimigos, Neo utiliza os poderes do Elemento para se selar no formato de uma Bola-Bakugan. Entretanto, Ren contacta Kazarina para contar sobre Linus e Neo, o que a deixa com suspeitas de que Neo possa conter o Elemento. Eles são interrompidos por Sid, que está com raiva pois Ren não trabalha sequestrando guerreiros. Ele então rapta o Neo e cria uma armadilha para os Guerreiros. Quando os mesmos se teletransportam para o InterEspaço Bakugan, a armadilha funciona e eles são mandados para uma arena, onde Sid e Dan começam uma batalha. Drago e Rubanoid começam o duelo, mas Drago consegue superar todos os ataques do inimigo. Enquanto isso, Neo começa a liberar um pouco da energia do Elemento para chamar a atenção de Sid. O Gandeliano logo percebe que está com o Elemento em suas mãos, mas os invés de entregá-lo a Ren ele decide colocar Neo na batalha para usá-lo ao lado de Rubanoid. Contudo, Neo passa o Elemento para o Drago, fazendo evoluir para Lumino Dragonoid. Mais forte do que nunca, Drago finaliza o Rubanoid. Na Terra, Neo aparece para Linus dizendo que passou o Elemento para um Bakugan mais poderoso e merecedor, mas acabou morrendo no processo. Linus chora amargamente pela perde de seu melhor amigo. Em Gandelian, Ren suplica por mais uma chance, mas Sid e Rubanoid dizem que seria injusto se Barodius os discartassem como lixo. Como cientista da Ordem dos Doze, Kazarina resolve utilizar Rubanoid em seus experimentos enquanto Sid cai em um alçapão. 
13 "Um Mal Duplo"
"Transformação (変身, Henshin?)"
Daniel Kuso, Julie Makimoto e Zenet Surrow 3 de julho de 2011 20 de abril de 2011
Agora que o Elemento está sobe a posse de Drago, os Guerreiros e Linus decidem ir a Neathia combater os Gandelianos. Antes da partida, Dan resolve se despedir da Julie. Ele tenta falar com ela na lanchonete onde ela trabalha, mas assim que seu turno acaba ela corre para seu treinamento como líder de torcida. Enquanto isso, Ren e Zenet discutem sobre como irão conseguir o Elemento. Ren comenta que se eles tivessem outra aparência poderiam enganar os Guerreiros, fazendo com que Zenet tenha um plano. Ela vai a Terra e assume a forma de Julie para capturar o Drago. Ela consegue encontrar o Dan mas não aje como a verdadeira Julie. As coisas pioram quando Julie vê Dan e Zenet juntos. Ela aparece para os dois, deixando Dan e Drago muito confusos. Dan diz as duas que vai a Neathia e a reação de cada uma faz com que ele perceba qual é a verdadeira. Sem outra escolha, Zenet volta a sua forma normal e começa uma batalha com Dan. Contestir quase têm sucesso ao mandar Drago para uma dimensão ilusionária, mas Dan faz com que seu parceiro volte a realidade. Contestir então tenta assumir a forma de Drago e adquire todos os seus ataques. Contudo, Dan acopla em Drago o seu Crossbuster, a evolução de Jetkor, permitindo que ele atacasse Contestir sem que o ataque fosse copiado. Derrotada, Zenet volta para perto de Ren e conta que os Guerreiros vão até Neathia. Ren corre para impedí-los mas chega tarde. 

Saga Neathia-Gandelian[editar | editar código-fonte]

# Título Personagens principais Estréia Japonesa Japão Estréia Brasileira Brasil
14 "O Orbe Sagrado"
"Primeira Linha (最前線, Saizensen?)"
Guerreiros da Batalha e Ordem dos Doze 10 de julho de 2011 21 de abril de 2011
Enquanto os membros principais da Ordem dos Doze rejeitam os membros secundários, Barodius inicia o verdadeiro ataque aos Neathianos. Os Guerreiros da Batalha chegam em Neathia e são introduzidos a rainha Serena. Ela rapidamente vê que eles são confiáveis e ordena a Fabia que os leve até um lugar chamado Santuário Sagrado. Ele é protegido por um imenso lago que somente aqueles de coração puro podem atravessá-lo. Ao entrarem no Santuário Sagrado, Fabia apresenta a todos o Orbe Sagrado, uma enorme esfera de cristal que contém em seu interior o DNA de todos os Bakugans. Ela também diz que é por causa do Orbe que Barodius começou o ataque a Neathia, para que assim ele conseguisse controlar todos os Bakugans que existem. Shun pergunta sobre o Elemento e a garota responde dizendo que ele era só uma parte do Orbe Sagrado. De repente, as naves da Ordem dos Doze aparecem e iniciam um ataque. Começa o confronto entre a Ordem dos Doze e os Guerreiros da Batalha. Elright e Fabia enfrentam Gill e Kazarina, Jake enfrenta Nurzak, Shun enfrenta Airzel e Marucho enfrenta Stoica. Em meio ao duelo, Barodius concova o seu Darkus Dharak para destruir o segundo escudo que protege Neathia. Dharak aparece utilizando uma armadura chamada Exokor, tomando a forma de Colossus Dharak. Dan se prepara para lutar contra Barodius, mas nesse momento o Orbe Sagrado começa a emanar uma grande quantidade de energia e teletransporta a Ordem dos Doze para longe. Neathia comemora a sua primeira vitória e os Guerreiros da Batalha se tornam membros dos Cavaleiros do Castelo Real. 
15 "Unidade Chamariz"
"Velocidade da Luz (電光石火, Denkou Sekka?)"
Airzel, Marucho Marukura, Jake Vallory e Mason Brown 17 de julho de 2011 25 de abril de 2011
Com somente o terceiro escudo de Neathia operando, Airzel decide destruí-lo e leva consigo Mason para que ele possa se redimir. Marucho decide que a primeira coisa a fazer seria ajustar os dois primeiros escudos, que só podem voltar a funcionar com uma grande fonte de energia, como o Elemento. Fabia, Dan e Shun então se dirigem ao reator de energia do segundo escudo enquanto Marucho e Jake agem como um chamariz para atrair a atenção dos Gandelianos. Logo começa a batalha entre Strikeflier e Avior contra Akwimos e Coredem, na qual os quatro Bakugans se dispõem de seus Battle Gears. Como parte do plano, Marucho e Jake tentam atrasar a batalha o máximo possível. Avior não conseguia um bom desempenho mas quando Strikeflier intensificou o duelo, Akwimos foi obrigado a congelar os dois oponentes. Com os inimigos impossibilitados de reagirem, Marucho e Jake escapam enquanto Fabia, Dan e Shun estão cada vez mais próximos do reator. 
16 "A Troca Secreta"
"Contra-Ataque (反撃, Hangeki?)"
Fabia Sheen, Aranaut, Stoica e Jesse Glenn 24 de julho de 2011 26 de abril de 2011
Com Airzel e Mason imobilizados, Stoica e Jesse se preparam para lutar. Fabia, Dan e Shun continuam seu caminho mas enfrentam algumas dificuldades como rios e plantas carnívoras gigantes, nativas de Neathia. Eles acabam sendo interceptados pelos dois Gandelianos mas Shun escapa. Stoica desafia Dan mas quem resolve enfrentá-lo é Fabia. Jesse então entra no lugar de Stoica e a batalha começa. Aranaut, que queria se redimir por sua derrota contra Plitheon, luta bravamente e consegue vencê-lo no primeiro duelo. Plitheon retorna e Stoica põem em campo seu Lythirus para ajudá-lo, mas Aranaut consegue segurá-los com ajuda de habilidades especiais que somente os Cavaleiros do Castelo possuem. Stoica começa a zombar de Dan dizendo que ele deve fugir igual a Shun e acaba percebendo que tudo era um plano para deixá-los longe do mesmo. Dan então entra na batalha revelando a segunda parte do plano: ele e Shun trocaram de Bakugans. Hawktor aparece e auxilia Aranaut a finalizar a batalha. Bem longe dali, Shun e Drago se aproximam do reator. 
17 "Batalha pelo Segundo Escudo"
"Revivido (復活, Fukkatsu?)"
Shun Kazami, Kazarina, Lena Isis, Drago e Daniel Kuso 31 de julho de 2011 27 de abril de 2011
Stoica informa Kazarina sobre a sua derrota e ela decide lutar, levando Lena consigo. Shun e Drago chega ao prédio do reator mas não esperavam que ele estivesse sendo vigiado por soldados Gandelianos. Com suas habilidades de ninja, Shun consegue escalar o edifício sem ser notado, mas ao entrar ele é emboscado pelas duas inimigas. Lena começa a batalha para se redimir. Phosphos e Drago saem do prédio para poderem lutar melhor e logo Drago sai vitorioso no primeiro duelo. Phosphos volta no segundo combate e Lumagrowl aparece para axiliá-lo. Ele é derrotado novamente mas Lumagrol consegue vencer o Drago. Durante o terceiro e último combate, Dan e Hawktor chegam para ajudar. Os dois guerreiros trocam seus Bakugans novamente e Dan e Drago assumem o combate, enquanto Shun e Hawktor ligam o gerador de energia do segundo escudo. Drago derrota Lumagrowl e utiliza a energia do Elemento para acionar o segundo escudo. Durante o processo, os Gandelianos fogem para não ficarem presos em Neathia. Longe dali, Kazarina pretendia culpar Lena pela sua derrota. Gill percebe o seu plano e avisa Lena por admirar a garota. Quando Kazarina resolve ter uma conversa com Lena, Phosphos aparece mas é atacado por Lumagrowl. Kazarina concentra energia elétrica em sua mão esquerda e depois dispara um grande descarga em Lena. Kazarina informa a Barodius que acabou com Lena devido a sua falha em Neathia e depois tem uma conversa com Gill sobre a falta que Lena causaria. Perto dali, Ren ouvia toda a conversa e se lamentava pela perda de sua amiga. 
18 "A Volta dos Atores"
"O Teatro dos Sonhos (夢芝居, Yume Shibai?)"
Jesse Glenn, Ren Krawler, Jake Vallory e Fabia Sheen 7 de agosto de 2011 29 de abril de 2011
Plitheon teme que ele e Jesse sejam os próximos a desaparecerem, e por isso convence seu parceiro a fugir. Stoica e Kazarina acabam descobrindo o plano dos dois e mandam Ren atrás dele. Enquanto isso, os Guerreiros da Batalha estão ajudando os Neathianos a reconstruirem suas cidades. Entretanto, Jake está inquieto pois pensa que eles deveriam estar batalhando contra os Gandelianos. Ele acaba se afastando secretamente e Fabia é a única que percebe isso. Longe dali, Plitheon pergunta a Jesse por que eles foram para Neathia, e o garoto responde dizendo que pretende reconquistar a confiança da Ordem dos Doze. Ren e Linehalt encontram os dois e dizem que se eles voltarem, serão perdoados. Porém, Jesse percebe que isso era uma mentira. Por sua vez, Fabia encontra Jake e diz que sozinho ele não é tão poderoso, nenhum deles são. Ela completa dizendo que uma perda seria muito ruim no momento. Os dois são interrompidos por Jesse e Ren. Jesse diz a Ren que se perder, irá com ele sem resistir. Plitheon consegue manter a luta contra Coredem e Aranaut, mas mesmo assim Linehalt aparece para ajudá-lo. Mesmo assim, os dois acabam perdendo e Jesse cumpri sua palavra. Enquanto Jesse era julgado por Stoica e Kazarina, Plitheon decide abandoná-lo mas é atacado por Lythirus e Lumagrowl e começa a desaparecer. Jesse então se despede de Ren e é acertado por um enorme raio. Kazarina e Stoica conversam sobre culpar Jesse pela derrota que tiveram em Neathia, mas Nurzak aparece dizendo que os dois não podem enganá-lo. 
19 "O Segredo do Orbe"
"Manobras Secretas (暗躍, Anyaku?)"
Nurzak, Ren Krawler, Marucho Marukura e Fabia Sheen 14 de agosto de 2011 2 de maio de 2011
Nurzak diz a Sabator que considera Barodius um tolo por querer o Orbe Sagrado, pois o artefato é uma fonte de poder incontrolável com vontade própria. Em seguida, ele e Kazarina são mandados para uma missão de reconhecimento para verificar como está o segundo escudo de Neathia. Kazarina decide levar Mason junto, mas ele e Avior fogem um pouco antes da partida. Nurzak se oferece para procurar Mason, esperando que Kazarina retribua o favor no futuro. Ren o acompanha. Os Cavaleiros do Castelo captam os sinais das naves Gandelianas e mandam Marucho e Fabia para verificar. As duas duplas se encontram e uma batalha começa, em que Marucho pretendia trazer Ren de volta. A luta acaba saindo do controle causando vários danos a Neathia e fazendo com que o Orbe Sagrado fique com raiva e comece a emanar ondas energéticas que mandam suas vítimas para outra dimensão. Enquanto andavam por Neathia, Mason e Avior acabam sendo atingindos pelas onda. Vendo a fúria do Orbe Sagrado, Nurzak e Ren se retiram e o Orbe se acalma. Em Gandelian, Nurzak diz a Kazarina que pretende deixar o imperador. Ele também cobra o favor que Kazarina lhe devia. A Gandeliana, que estava com inveja de Gill por ter se tornado o segundo no comando, se junta a Nurzak em um plano para derrubar Barodius. 
20 "Parceiros até o Fim"
"Sonhos (, Yume?)"
Zenet Surrow, Gill, Contestir e Krakix 21 de agosto de 2011 3 de maio de 2011
Os Cavaleiros do Castelo decidem utilizar o Orbe para fazer com os Gandelianos que o temem se voltem contra Barodius. Enquanto isso, o imperador conversa com Ren sobre as falhas de sua equipe mas o admira por seu potencial. Zenet então aparece, desesperada e com medo, pedindo para que Ren fale bem dela na frente de Barodius para que ela e Contestir não sejam os próximos a serem eliminados. Ele diz que tudo está sobe controle mas a garota não se conforma pois os Gandelianos não se importam com lealdade. Ela acaba escutando de alguns soldados que Gill e Ren estão saindo para destruir o segundo escudo novamente e decide fazer algo para ajudar. Durante a viagem, Krakix percebe que Ren estava agindo de modo estranho e descobre que na verdade era Zenet desfarçada. Gill decide levá-la de qualquer forma. Assim que eles pousam em Neathia, Krakix começa a escanear o escudo mas é interrompido por Shun e Hawktor. Contestir tenta lutar contra Hawktor mas é facilmente derrotado e Krakix é obrigado a entrar em ação. Ele consegue vencer o Hawktor mas Dan e Drago chegam para ajudar. Juntos, e também por causa de alguns erros de Zenet, os dois Guerreiros conseguem proteger o segundo escudo fazendo com que os Gandelianos fujam. Em sua nave, Gill estava furioso pelas falhas de Zenet mas Contestir consegue acalmá-lo dizendo que Zenet poderia trabalhar como sua espiã, já que outros membros da Ordem dos Doze estavam com inveja de Gill por ter se tornado o segundo no comando. Ele aceita o pedido e ordena que Zenet espione Kazarina. A jovem descobre o plano que Kazarina e Nurzak estavam tramando e conta a Gill. Do lado de fora da nave, Contestir resolve agradecer a Krakix pela segunda chance mas é atacado e perfurado pela espada de Krakix. Do lado de dentro, Gill diz que Zenet o serviu bem e depois a ataca com uma descarga elétrica. Em algum lugar entre as dimensões, Zenet e Contestir se encontram. Zenet confirma que os Gandelianos não tem lealdade, mas Contestir diz que ambos foram leais um para o outro. Zenet se alegra, mas depois se desculpa por nunca ter percebido isso. 
21 "Dividir e Conquistar"
"Traição (反逆, Hangyaku?)"
Nurzak e Barodius 28 de agosto de 2011 4 de maio de 2011
Nurzak manda aos Cavaleiros uma mensagem propondo um acordo de paz. Eles deveriam se encontrar ao nasce do sol no dia seguinte. Em Gandelian, Nurzak e Kazarina conversam sobre seu plano. Ele pretende fugir para Neathia enquanto Kazarina, que hipnitizou mais da metade dos soldados Gandelianos, atacava Barodius. Como parte do acorde de paz, ele iria entregar aos Neathianos uma aparelho que permite o controle do Orbe Sagrado. O aparelho foi criado pelo pai de Barodius, pois assim como Nurzak ele temia o Orbe. Gill contou ao imperador o plano dos traidores, mas Barodius decidiu que iria cuidar disso pessoalmente. Durante a madrugada, Nurzak e Sabator se preparam para fugir mas Barodius e Dharak os surpreendem. Posteriormente, Kazarina surge com o exército Gandeliano, mas ela se volta contra Nurzak, revelando que tudo era uma armadilha dela e do imperador. Contudo, Barodius queria punir Nurzak sozinho. Sabator e Dharak começam a se enfrentar, mas Sabator consegue superá-lo a uma Carta de Habilidade, criada pelo pai de Barodius, que capaz de deter os poderes de Dharak. Dharak então aumenta sua força mas Sabator começa a absorver sua energia, obrigando Barodius a invocar seu Battle Gear, AirKor. Sem pensar duas vezes, Dharak ataca todo o castelo real e Nurzak e Sabator são pegos no ataque. Com cinzas para todo lado, Barodius diz que, diferentemente de seu pai, ele não tem medo do poder. 
22 "O Assalto Móvel"
"Decolagem (テイク・オフ, Teiku Ofu?)"
Daniel Kuso, Drago e Koji Beetle 4 de setembro de 2011 5 de maio de 2011
Kazarina começa a fazer ajustes na armadura Exokor de Dharak para que ele possa ficar ainda mais poderoso. Para que os Cavaleiros não ataquem a Ordem dos Doze durante esse tempo, Barodius manda Gill, Airzel e Stoica para distrairem Neathia com soldados humanos. Rapidamente, dezenas de jovens aparecem para causar destruição em Neathia, mas os Cavaleiros do Castelo chegam para detê-los. A batalha é até facil, mas Stoica e Ren vão ao InterEspaço raptar as crianças que ainda estavam presas. Contudo, Stoica opta por procurar vítimas na Terra. Ele assume uma forma humana e acaba raptando Koji Beetle, um garoto que a muito tempo batalhou com Fabia quando ela chegou no InterEspaço. Em Neathia, Dan e Fabia acabam se encontrando com Koji, que estava com um imenso Bakugan chamado Impalaton. Aranaut explica que, na verdade, Impalaton não era um Bakugan, mas sim uma máquina chamada Veículo Bakugan de Assalto Móvel, ou simplesmente Veículo de Assalto. Essas máquinas funcionam como Battle Gears, mas são veículos que somente os Bakugans podem utiliziar. Como Impalaton bloqueava todas as habilidades, Fabia decidiu contactar o Elright para que ele enviasse o Raytheus, um Veículo de Assalto que deveria funcionar com Drago. O plano funciona e Drago consegue derrotar Impalaton, mas Koji e as outras crianças ainda estavam sobre o controle Gandeliano. Mesmo assim, Dan tenta salvá-lo mas falha. Kazarina acaba mandando os humanos devolta ao InterEspaço. Durante o fim do dia, Koji tem uma conversa com Julie sobre estar ouvindo em sua cabeça uma voz que dizia "eu não vou desistir de você". 
23 "O Retorno de Sid"
"Escapar (脱出, Dasshutsu?)"
Sid Arcale, Ren Krawler e Daniel Kuso 11 de setembro de 2011 6 de maio de 2011
Apesar de suas falhas, Sid, Lena, Jesse e Zenet não foram mortos, só severamente machucados e colocados em câmaras de hibernação. Sid acaba despertando e consegue fugir dali. Confuso, ele observa Kazarina ajustando a Exokor e Ren partindo para atacar o segundo escudo. O exército Gandeliano acaba se encontrando com os Cavaleiros do Castelo, que agora estão mais poderosos graças ao Raytheus de Drago. Drago acaba se encontrando com Linehalt e os dois duelam enquanto seus parceiros conversam. Ren diz que trabalha ao lado de Barodius para conquistar sua liberdade, mas Dan o repreende dizendo que ele parecia mais feliz quando trabalhava com Marucho. Ele também diz que apesar de ser um Gandeliano, Ren também já foi um Guerreiro da Batalha e tenta trazê-lo de volta, mas Ren estava decidido a nunca retornar ao subsolo. De repente, Sid e Rubanoid aparecem para ajudar Ren. Utilizando Jakalier, outro Veículo Móvel que Drago recebeu dos Neathianos, e Crossbuster, Drago conseguiu derrotar Linehalt e Rubanoid. Após a luta, Sid conta a Ren que os outros também estão vivos. Logo, Dharak aparece e ataca Sid por ter escapado. Sid desvia o Ren do ataque mas termina caindo em um penhasco. Ren segura sua mão, mas Sid o entrega seu Rubanoid e parte para a sua morte. Enquanto caia, Sid pede a Ren que cuide bem de seu parceiro e depois diz que ele deve fazer o que ele considera correto. 
24 "Colossus Dharak"
"Partida para Frente (出陣, Shutsujin?)"
Cavaleiros do Castelo e Ordem dos Doze 18 de setembro de 2011 9 de maio de 2011
Confuso pela morte de Sid, Ren pergunta a Barodius se o fato de ainda não ter sido punido se deve aos poderes proibidos de Linehalt. Barodius nega a pergunta, mas diz que pretende utilizar Linehalt para vencer a guerra. Enquanto isso, Marucho e Jake enfrentam Stoica e Gill para protegerem o segundo escudo. Kazarina termina os reparos na Exokor e se junta a batalha. Ela e Airzel confrontam Fabia e Shun. Os Cavaleiros logo são superados e Colossus Dharak aparece, piorando a situação. Drago tenta enfrentá-lo mas seus ataques eram inúteis. Dharak o derruba e perfura novamente o segundo escudo. Barodius percebe que Ren estava relutante em ver a cena e por isso ordena que ele prove sua lealdade matando Dan e Drago. Rubanoid pede a ele que não permita que o sacrifício de Sid tenha sido em vão, mas Ren diz a Linehalt que é hora de escolher um lado. Surpreendentemente, Linehalt ataca Dharak enquanto Ren diz que lutará ao lado de seus verdadeiros amigos. 
25 "Dragonoid Colossus"
"Fim do Proibido (禁断の果て, Kindan no hate?)"
Ren Krawler, Linehalt, Barodius e Dharak 25 de setembro de 2011 10 de maio de 2011
Muito confiante, Dharak sai de sua Exokor para que ela lute contra Linehalt. Ela é derrotada, obrigando o imperador e seu parceiro a entrarem na luta. Enquanto isso, Shun e os outros são derrotados. Linehalt se esforça para combater Dharak, mas seu poder não era grande o suficiente. Dan e Drago tentam ajudá-lo, mas ele e Ren dizem que está é uma batalha que eles devem resolver sozinhos. Barodius comenta que no final da luta ele aprisionará os dois novamente no subsolo, causando uma enorme fúria em Linehalt, que começa a liberar seus poderes proibidos. Entretanto, ele perde o controle e começa a explodir tudo a sua volta. Os estragos eram tão grandes que toda a Neathia tremeu. Serena então vai até o Orbe Sagrado e pede que ele proteja os Cavaleiros. Ouvindo o chamado da rainha, o Orbe manda um Bakugan chamado Dragonoid Colossus, sua última defesa. Dragonoid Colossus se dirige até Linehalt e se choca contra ele, contendo a explosão e fazendo com que ele retorne a sua forma de bola. Ele depois desaparece dentro da armadura de Dan. Após presenciarem o terrível poder de Linehalt, a Ordem dos Doze decide ir embora. Barodius se lembra das histórias que seu pai e Nurzak contavam sobre uma criatura alada que protegia o Orbe e começa a pensar que essas histórias não eram lendas como ele pensava. Ren diz que finalmente entendeu que foi escolhido não para descobrir quais eram os poderes de Linehalt, mas para impedir que eles despertem. Ele pede que seja trancado no subsolo novamente, mas os Cavaleiros o aceitam como o mais novo membro da elite, exceto Fabia que estava perturbada com a ideia. 
26 "O Perdão"
"Pensamento (想い, Omoi?)"
Fabia Sheen, Aranaut e Ren Krawler 2 de outubro de 2011 11 de maio de 2011
O segundo escudo se tornou permanentemente inativo pois Linehalt destruiu seu gerador de energia durante a explosão, deixando o terceiro escudo como a única proteção de Neathia. Elright teletransporta os Cavaleiros de volta ao castelo, mas Ren e Linehalt ficaram para trás pois Gandelianos não conseguiam atravessar o escudo. Dan pede que desliguem o terceiro escudo para que os dois possam passar, mas Fabia se recusa a confiar em Ren. Ela se tranca no seu quarto, onde assume sua verdadeira forma Neathiana, enquanto Serena conta aos outros o ódio que sua irmã sente pelos Gandelianos. No início da guerra, um cavaleiro chamado Jin e Aranaut combateram Kazarina e Lumagrowl. Jin foi morto e Aranaut capturado, mas Fabia o resgatou sozinha. Todos se perguntam por que ela fez isso e a rainha diz que Jin e Fabia eram noivos. Ainda por cima, Aranaut, a única lembrança que Jin deixou para Fabia, perdeu a memória durante as experiências que Kazarina realizou em seu corpo e por isso não se lembra de Jin. Akwimos, Drago, Hawktor e Coredem decidem que ninguém deveria lembrá-lo disso. Mais tarde, Marucho leva comida para Ren e Dan resolve conversar com Fabia. A pricesa decide dar uma chance para Ren provar sua lealdade por meio de uma batalha. Se ele vencesse entraria para os Cavaleiros, mas se perdesse partiria para sempre. Aranaut consegue vencer o Linehalt e Rubanoid entra em seu lugar. Ren estava decidido a vencer por causa do sacrifício de Sid, mas Rubanoid também é derrotado. Pouco antes da batalha ter acabado, Fabia percebe que Ren estava mesmo com ódio de Barodius pelo o que ele fez à Sid e finalmente acredita nele. Logo, Elright desativa o terceiro escudo para que Ren e Linehalt passassem e se tornassem os novos membros dos Cavaleiros do Castelo. 
27 "Dentro da Tempestade"
"Tempestade (, Arashi?)"
Jake Vallory e Kazarina 9 de outubro de 2011 12 de maio de 2011
Gill e Krakix atacam o terceiro escudo, mas não o causam nenhum dano pois ele tinha uma barreira genética que impede os Gandelianos de passarem. Barodius percebe que precisariam de um novo soldado. Durante a noite do mesmo dia, chega o perído em que Neathia sofre de tempestades geomagnéticas, fazendo com que o radar do Castelo comece a falhar. Os Cavaleiros então saem para patrulhar o planeta, sempre dentro do terceiro escudo. Jake e Dan acabam encontrando um garoto chamado Robin que escapou de Gandelian a pouco tempo. Contudo, sua irmã ainda estava no planeta e Robin queria salvá-la, mas Dan achou muito arriscado. Robin então fugiu e Jake o seguiu para ajudá-lo. Entretanto, tudo era uma armadilha e Kazarina o esperava. Os dois começam uma batalha e tudo estava equilibrado. Quando Coredem começa a vencer, Lumagrowl utiliza uma habilidade que retorna o tempo e se recupera de todos os seus ferimentos. Ele então supera Coredem utilizando seu Barias Gear e vence a batalha. Os Cavaleiros aparecem pouco depois e presenciam Kazarina capturando Jake e Coredem. Ainda na prévia japonesa, Yuu Kobayashi, que dubla Dan, faz um anúncio de um outro evento Bakugan. 
28 "O Retorno de Jake"
"E então... (そして, Soshite?)"
Jake Vallory, Coredem, Daniel Kuso e Drago 23 de outubro de 2011 13 de maio de 2011
Jake e Coredem acordam no laboratório de Kazarina ondem estão impossibilitados de fugirem. Os Cavaleiros procuram por um modo de resgatá-los, mas os dois aparecem algum tempo depois, cansados e machucados. Após serem tratados, Coredem permanece repousando e Jake diz a todos que ambos conseguiram escapar de Gandelian. Shun acha meio estranho e resolve testar suas memórias para ver se esse Jake era o verdadeiro, mas este se lembra de tudo. De volta a ativa, Jake sugere aos outros umas mudanças no terceiro escudo, mas é negado por Elright. Dan acha estranho que Jake esteja se preocupando com tecnologia e deixou Coredem de lado e resolve conversar com Elright. Durante a noite, Jake invade a sala de controle para desligar o terceiro escudo, mas acaba caindo em uma armadilha que Dan e Elright fizeram. Ele é teletransportado para uma região montanhosa onde Dan e Drago o esperavam. Em Gandelian, Kazarina espera que a lavagem cerebral que ele fez em Jake funcione bem. Dan começa a interrogar seu amigo e descobre o que Kazarina fez com ele. Os dois começam uma batalha e Drago percebe que Coredem também estava hipnotizado. Drago rapidamente vence o primeiro duelo, mas, no segundo, Jake utiliza uma Carta de Habilidade, dada a ele por Kazarina, que triplica a força de Coredem. Drago então começa a perder, mas Shun e Hawktor aparecem para ajudá-los. Combinando os poderes de suas Battle Gears, Drago e Hawktor vencem a batalha, mas Kazarina aparece em sua nave e busca Jake e Coredem de volta enquanto Dan grita de raiva. 
29 "Gênesis"
"Julgamento (試練, Shiren?)"
Drago e Dragonoid Colossus 30 de outubro de 2011 16 de maio de 2011
Os Cavaleiros planejam uma invasão a Gandelian para resgatar Jake e Coredem, mas Serena estava muito preocupada e os proibe. Enquanto pensavam no que fazer, Drago ficou ouvindo vozes em sua cabeça mas não sabia de quem era. De repente, Dan e Drago são teleportados para um espaço entre as dimensões. Ali, eles encontram Mason e Nurzak que foram mandados, respectivamente, pelo Orbe Sagrado e um ataque de Dharak. Posteriormente, Dragonoid Colossus, dono da voz que Drago estava ouvindo, aparece dizendo que eles deveriam vencê-lo para ganharem sua liberdade. Enquanto Drago e Dragonoid Colossus se enfrentavam, Nurzak comenta que se ele falhasse, Dharak teria a mesma chance de duelar contra Dragonoid Colossus pois Drago e Dharak são os únicos que podem derrotá-lo e obter o poder do Orbe Sagrado. Com a ajuda de seu Crossbuster e de Jakalier, Drago consegue vencer a batalha. O Dragonoid Colossus então explica que a muito tempo atrás o Orbe Sagrado utilizou seu poder para criar os dois primeiros Bakugans, Dharaknoid e o Dragonoid original. Todos os Bakugans descendem dos cógidos genéticos desses dois ancestrais. Entretanto, Drago e Dharak são seus descendentes diretos e como tais possuem o poder supremo dentre todos os Bakugans, mas este ainda não foi libertado. Ademais, somente um pode destruir o outro. Drago aceita sua missão de derrotar Dharak e o Dragonoid Colossus faz com que ele evolua para Blitz Dragonoid. De volta a Neathia, os Cavaleiros, agora com permissão de Serena e tendo Nurzak e Mason como aliados, decidem invadir Gandelian e salvar Jake e Coredem. 
30 "Infiltrados"
"A Melhor Estratégia já Criada (史上最大の作戦, Shijōsaidai no sakusen?)"
Cavaleiros do Castelo e Ordem dos Doze 6 de novembro de 2011 17 de maio de 2011
Os Cavaleiros são levados a Gandelian pelo Dragonoid Colossus e assim que chegam eles encontram a armada Bakugan de Barodius. Ren e Mason queriam salvar seus amigos e se separam dos outros e Nurzak os segue. Fabia, que ainda não tinha confiança total em Nurzak e Mason, resolve ir junto. Shun e Marucho enfrentam a armada Bakugan enquanto Drago, Dan e o Dragonoid Colossus continuam. Como os Bakugans aéreos eram muitos, o Dragonoid Colossus acopla duas Battle Gear, Axator Gear e Nukix Gear, que eram controladas por Drago. A situação não mudou muito e ele acoplou outras duas, Beamblitzer e Blasteroid, que foram controladas por Hawktor e Akwimos. Logo depois, o Dragonoid Colossus invade o castelo real e retorna para a armadura de Dan. Barodius percebeu isso e resolveu separar Dan de Shun e Marucho. Ele aciona uma armadilha que prende Shun e Marucho, mas os dois escapam por um duto e encontram Gill e Airzel. Os quatro começa uma batalha e Strikeflier é derrotado, mas Krakix consegue vencer Akwimons e Hawktor. Antes que Gill e Airzel podessem fazer algo, Shun atira uma bomba de fumaça no chão e escapa com Marucho. Longe dali, Dan encontra Barodius e se prepara para enfrentá-lo. 
31 "A Verdadeira Evolução"
"Luz e Sombra (光と影, Hiraki to kage?)"
Daniel Kuso, Drago, Barodius e Dharak 13 de novembro de 2011 18 de maio de 2011
Dan e Barodius começam a batalhar imediatamente e Drago derrota facilmente a Exokor de Dharak. Entretanto, ele estava tendo dificuldades para enfrentar o próprio Dharak e a batalha parecia estar empatada. Enquanto isso, Nurzak e Fabia se separam de Ren e Mason para terem o elemento surpresa pois suspeitavam que Kazarina já os esperava. Mesmo evoluido, Drago não consegue derrotar Dharak, que intensificou a batalha com seu AirKor. Drago tenta utilizar seu novo Battle Gear, Axator, mas de nada isso adiantou. O Dragonoid Colossus então explica que mesmo tendo evoluido, Drago não adquiriu todas habilidades de sua verdadeira evolução. Vendo seu parceiro bastante depressivo, Dan o lembra de todos os inimigos que os dois já enfrentaram juntos acreditando em neles mesmos. Com sua confiança renovada, Drago consegue liberar o derradeiro poder de sua verdadeira evolução e derrota Dharak. Surpreso por ter perdido sua primeira batalha, Barodius permite que Dan leve Jake para Neathia. No entanto, Jake ainda estava hipnotizado e ataca o Dan, deixando-o em coma no processo. Longe dali, Fabia e Nurzak encontram Kazarina e Stoica. 
32 "Redenção"
"Resgate (救出, Kyūshutsu?)"
Fabia Sheen, Nurzak, Stoica e Kazarina 20 de novembro de 2011 19 de maio de 2011
Dan e Drago são presos em uma cela onde Drago é impossibilitado de assumir sua forma real. Fabia e Nurzak começam a enfrentar Stoica e Kazarina para dar a Ren e Mason uma chance de salvar os outros. Entretanto, quando eles chegam laboratório descobrem que as cãmaras de hibernação estavam vazias. Lythirus e Lumagrowl logo derrubam Aranaut e Sabator em uma queda, mas tudo fazia parte do plano de Nurzak. Nurzak então conta a Fabia a história de um amigo que se tornou um grande amante das batalhas e acabou obrigando sua filha a batalhar também, o que resultou na morte da garota. Ele também diz que Fabia se parece com ela. Stoica e Kazarina os encontram e recomeçam a batalha. Longe dali, Shun e Marucho estão andando pelo castelo disfarçados de soldados com as armaduras que eles acharam. Durante a batalha, Kazarina decide que está na hora de revelar seu plano quando Jesse, Zenet e Lena aparecem. Os três estavam hipnotizados, assim como seus Bakugans, e vieram ajudar Kazarina. Por sua vez, Stoica utiliza uma habilidade que fez com que Lythirus inundasse as ruas de Gandelian, mas Lumagrowl estava se afogando e Kazarina se retira da batalha levando Jesse, Zenet e Lena consigo. Enquanto a água carregava Fabia, Nurzak a salva mas é levado com Sabator. Ele tem uma visão de sua filha, Flora, e pensa que logo estará perto dela. Fabia percebe que o amigo de quem Nurzak falou na verdade era ele mesmo e depois é encontrada por Ren e Mason. Kazarina retorna para o castelo e vê que Dan e Drago já estavam aprisonados. Ela os engana para que olhassem nos seus olhos e os dois desmaiam no chão. 
33 "A Última Posição de Jake"
"Prisioneiro (, Toriko?)"
Jake Vallory e Marucho Marukura 27 de novembro de 2011 20 de maio de 2011
Fabia conta a Mason e Ren que seus amigos estavam sendo dominados por Kazarina, fazendo com que Mason resolva levar os dois para um lugar secreto. Enquanto isso, Kazarina está escaniando o DNA de Drago e descobre que ele é praticamente igual ao de Dharak, exceto por algumas mudanças causadas pela sua evolução recente. Ela resolve copiar o DNA de Drago para implantá-lo em Dharak e fazê-lo evoluir. Shun e Marucho continuam investigando o castelo e se separam. Shun encontra Kazarina e é atacado por Lumagrowl, mas consegue fugir. Marucho e outros soldados são reunidos para uma palestra em que Jake contaria aos Gandelianos os métodos de batalha dos Cavaleiros do Castelo. No final, quando os soldados são dispensados, Marucho retira sua armadura e tenta trazer Jake de volta ao normal. Entretanto, Coredem o ataca e Akwimos vai para sua forma real para proteger seu parceiro. Em algum lugar dentro de Gandelian, Fabia e Ren são levados por Mason até o esconderijo secreto de Nurzak. A batalha entre Jake e Marucho continua mas Marucho não queria lutar, apesar de que Jake queria destruí-lo. Conforme Coredem e Akwimos acoplam suas Battle Gears, a batalha termina empatada mas um pedaço do castelo começa a desmoronar. Marucho acaba caindo mas é salvo por Shun e Hawktor. 
34 "O Ataque Final"
"Evolução (進化, Shinka?)"
Cavaleiros do Castelo e Ordem dos Doze 4 de dezembro de 2011 23 de maio de 2011
Shun e Marucho se encontram com Fabia e Ren, que levam os dois até o esconderijo de Nurzak onde Mason os esperava. Enquanto discutiam o que fazer, Mason e Avior decidem sair para procurar Nurzak e Sabator enquanto os outros foram atrás de Dan. Em seu laboratório, Kazarina copia o DNA de Drago e o combina com o de Dharak, fazendo-o evoluir para Phantom Dharak. Após a evolução ser concluída, Kazarina percebe que Dharak adquiriu um pouco de DNA Neathiano e agora ele pode atravessar o terceiro escudo. Barodius e Dharak então saem para atacar Neathia e Gill os acompanha. Kazarina resolve acabar com o Dan de uma vez por todas mas Drago deveria ficar vivo pois Dharak queria destruí-lo com suas próprias mãos. Jake aparece para ver a cena e Kazarina ordena que ele mesmo acione o raio que iria vaporizar o Dan. Os Cavaleiros chegam ao castelo e Barodius manda Gill para detê-los e para substituí-lo na missão decide levar Jesse, Zenet e Lena. Gill encontra os Cavaleiros mas Ren o distrai enquanto os outros continuam. Airzel aparece e bloqueia o caminho mas teve de batalhar contra Marucho. Hawktor então começa a destruir o castelo para criar seu próprio caminho mas Lythirus o detêm. Fabia, a última esperança, corre para o laboratório de Kazarina. Mesmo estando hipnotizado, Jake não consegue acionar o raio vaporizador e Kazarina decide que ela mesma fará isso. Conforme ela se aproxima do botão que acionará o raio, Jake começa a ficar inquieto. 
35 "Fuga dos Sonhos"
"Memórias (記憶, Kioku?)"
Cavaleiros do Castelo e Ordem dos Doze 11 de dezembro de 2011 24 de maio de 2011
O raio vaporizador é acionado mas não funciona pois seu sistema ficou danificado depois de tantas batalhas que ocorreram no castelo. Lumagrowl o ajusta e, enquanto isso, Dan tem um pesadelo em que ele e Jake estavam jogando futebol americano mas Jake desaparece e Dan começa a gritar pelo seu nome. Mesmo inconsciente, Dan começa realmente a gritar por Jake. Quando o raio é concertado, Kazarina o aciona mas Jake, que ao ouvir os gritos de Dan se lembra dos bons momentos que teve com os Guerreiros, se liberta da hipnose, ataca Kazarina e salva o Dan. Lumagrowl se espantou ao ver que alguém venceu a hipnose de sua mestra mas Kazarina explica que hipnose não pode combater fortes emoções. Fabia e Aranaut chegam logo em seguida e Lumagrowl se prepara para enfrentá-los. Ele relembra Aranaut sobre a morte de Jin mas Aranaut diz que já sabia disso. Ele também diz que nunca contou a Fabia que se lembrava do Jin pois queria protegê-la da dor de tê-lo perdido. Em Neathia, Linus relembra com Rubanoid de quando lutou ao lado de Ren contra Fabia quando tentava se aliar aos Neathianos. Drago e Coredem entram na batalha obrigando Lumagrowl a fugir com Kazarina, mas os três o perseguem. Ren, Marucho e Shun seguem seus amigos e se alegram ao ver que Dan e Jake estão bem. Ainda em Neathia, Dharak atravessa o terceiro escudo e o destrói por dentro, abrindo caminho para o exército Gandeliano. O Dragonoid Colossus informa que está sentindo uma ameaça ao Orbe Sagrado e se prepara para levar os Cavaleiros de volta a Neathia, mas Krakix, Strikeflier, Lythirus e Lumagrowl chegam para impedí-lo. Ainda na prévia japonesa, é anúnciado de um evento Bakugan. 
36 "A Luta Final dos Gandelianos"
"Retorno (帰還, Kikan?)"
Cavaleiros do Castelo e Ordem dos Doze 25 de dezembro de 2011 25 de maio de 2011
Apesar de estarem em minoria, a Ordem dos Doze consegue deixar a batalha equilibrada, até que Kazarina conta a Drago que seu DNA causou a evolução de Dharak e isso levará Neathia a perdição eterna. Furioso, Drago derrota Krakix, Strikeflier e Lythirus. O Dragonoid Colossus aproveita a oportunidade para abrir um portal para Neathia e os Cavaleiros embarcam dentro do mesmo, exceto Fabia e Aranaut que foram atacados por Lumagrowl. Kazarina e Fabia continuam a batalha enquanto Gill, Airzel e Stoica vão atrás do Dragonoid Colossus. Porém, a nave de Gill estava danificada e ele fica em Gandelian para concertá-la. Enquanto isso, em Neathia, Rubanoid e Linus, que agora se tornaram parceiros, tentam trazer Jesse, Zenet e Lena ao normal. A batalha entre Lumagrowl e Aranaut continua e Kazarina fica impaciente. Ela traz uma armada de Bakugans para ajudá-la e Aranaut começa a ser derrotado. Quando Lumagrowl estava prestes a aplicar o ataque final, Avior aparece e salva Aranaut. Mason, que encontrou Nurzak a pouco tempo, entra na batalha ao lado de Fabia. De volta a Neathia, Barodius começa a pensar que Dharak não terá que lutar seriamente, mas os Cavaleiros surgem para enfrentá-lo, sendo seguidos por Airzel e Stoica. 
37 "O Encanto foi Quebrado"
"Assassino (刺客, Shikaku?)"
Cavaleiros do Castelo e Ordem dos Doze 8 de janeiro de 2012 26 de maio de 2011
Conforme Fabia e Kazarina continuam sua batalha, Lumagrowl destrói os Bakugans que o ajudava pois queria acabar com Aranaut sozinho. Avior se afasta para dar espaço a luta. Em Neathia, enquanto os outros encaravam o exército Gandeliano, Drago e Hawktor tentam atacar Dharak mas são impedidos por Striflier e Lythirus. Lumagrowl continua a desobedecer Kazarina e esta se retira para lutar contra Nurzak no topo do castelo. Nurzak, que empunhava uma lança, tenta fazer com que Kazarina, que utilizava um sabre, se unisse aos Cavaleiros mas ela estava disposta a se tornar a futura rainha de Gandelian. Ela acaba sendo desarmada e desce o castelo para recuperar seu sabre, mas Gill o encontra e o usa para matar Kazarina, libertando Jesse, Zenet e Lena de sua hipnose. Os três se unem aos Cavaleiros enquanto Stoica conversa com Airzel. Ele disse que se Jesse, Zenet e Lena saíram da hipnose é por que Kazarina deve ter sido morta, não por Fabia, mas por outra pessoa que a odiava. Airzel responde que não imagina quem seria essa outra pessoa mas Stoica comenta que, antes de saírem de Gandelian, ele viu Airzel e Gill conversando e escutou o nome de Kazarina. Airzel então confirma que Gill ficou em Gandelian propositalmente para se levar de Kazarina. Longe dali, Barodius ouvia toda a conversa entre seus dois soldados. Nurzak encontra o corpo de Kazarina e o leva até os outros. Quando Lumagrowl vê sua parceira morta, ele vai embora soltanto uivos agonizantes. De volta a Neathia, Drago, Hawktor, Akwimos, Coredem, Linehalt, Rubanoid, Plitheon, Phosphos, Contestir e os outros Bakugans dos Cavaleiros restantes se preparam para atacar Dharak, mas este derrota todo o exército com um único golpe. 
38 "Code Eve"
"Eve (イヴ, Ivu?)"
Cavaleiros do Castelo e Ordem dos Doze 15 de janeiro de 2012 27 de maio de 2011
Fabia, Mason e Nurzak entram em uma nave para irem até Neathia, mas são atacados por Gill e Krakix. No entanto, Aranaut e Avior conseguem pará-los a tempo de todos embarcam na nave. Gill, por sua vez, vai até sua nave e começa a perseguí-los. Quando eles chegam a Neathia, Barodius pergunta a Gill onde estava Kazarina. Este responde que ela foi derrotada por Fabia mas Barodius diz que ouviu a conversa entre Airzel e Stoica. Ele então ordena a Dharak que atire na nave de Gill mas Airzel e Strikeflier correm para bloquear o ataque. Eles falham e morrem ao lado de Gill e Krakix. O imperador deixa Dharak para se encontrar com Serena. Sozinho para fazer o que bem entender, Dharak começa a derrotar os Cavaleiros um a um. Dan e o Dragonoid Colossus decidem ir atrás de Barodius mas Stoica e Lythirus os interceptam. Dharak aparece logo em seguida e atira nos quatro e somente Dan consegue sobreviver ao ataque. O guerreiro continua perseguindo Barodius pelo castelo real enquanto o imperador de Gandelian se encontra com a rainha Neathiana e ordena que ela o entregue o Orbe Sagrado. Longe dali, o Orbe começa a liberar sua fúria. Ele transporta Dan, Barodius, Drago e Dharak para uma outra dimensão onde eles encontram uma luz chamada Code Eve, a origem de todos os Bakugans. 
39 "O Destino Revelado"
"O Último Guerreiro (最後の戦士, Saigo no senshi?)"
Cavaleiros do Castelo, Barodius, Dharak e Code Eve 22 de janeiro de 2012 30 de maio de 2011
Code Eve, o verdadeiro poder dentro do Orbe Sagrado, revela que a muito tempo o Dharaknoid e o Dragonoid original batalharam e o poder emanado pelos dois criou duas dimensões: a primeira, criada pelo Dragonoid original, é a dimensão onde Vestróia se localiza e a segunda, criada pelo Dharaknoid, é a dimensão onde estão Neathia e Gandelian. Code Eve também explica que ficou por muitos anos impedindo que Dharak e Drago se encontrassem para que uma possível batalha não resultasse em grandes problemas, mas ela não podia mudar o destino dos dois. Ela ainda conta sobre a existência do Código de Comando, um vínculo que une guerreiro e Bakugan. Quando um Bakugan batalha com seu parceiro perfeito o Código de Comando é ativado e seu poder máximo é atingido. Dan é o parceiro perfeito de Drago e Barodius é o de Dharak. Drago e Dharak começam o combate final e Drago recebe um golpe que o faz voltar ao seu instinto primitivo, violento e irracional, mas Dan consegue trazê-lo de volta ao normal. Enquanto isso, Ren e Linehalt assistem toda a Neathia sofrendo pelo ataque Gandeliano. Linehalt finalmente consegue controlar seus poderes proibidos e os utiliza para curar todos os Neathianos e reconstruir o planeta. Drago eventualmente derrota Dharak e eles, ao lado de seus parceiros, são teletransportados para o Santuário Sagrado. Contudo, Barodius e Dharak estavam decididos a adquirirem o poder do Orbe. Assim que Dharak toca o Orbe Sagrado, seu poder aumenta incontrolavelmente e ele acaba explodindo, levando Barodius consigo. Code Eve parabeniza Drago pela sua vitória e o transforma em um Titanium Dragonoid. Com a guerra terminada, Dan, Drago, Marucho, Shun e Jake se despedem de seus amigos e voltam para a Terra enquanto Nurzak assume o governo Gandeliano e Akwimos, Hawktor e Coredem permanecem em Neathia. O episódio fecha com Dan, no InterEspaço, se preparando para enfrentar Koji. 

Ver também[editar | editar código-fonte]