Anexo:Lista de episódios de Castelo Rá-Tim-Bum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde outubro de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Este anexo ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A seguir, uma lista contendo todos os episódios do programa de televisão Castelo Rá-Tim-Bum. Vale a pena ressaltar que, recentemente, para comemorar os 18 anos da série, a TV Cultura disponibilizou os seus 90 episódios em sua página na internet. Não se sabe até quando eles ficarão disponíveis.

Episódios[editar | editar código-fonte]

# Nome do Episódio Personagens Descrição
01 Tchau não, até Amanhã! Dr.Victor, Morgana, Adelaide, Livro Falante, Nino, Zeca, Biba, Pedro, Godofredo, Mau, Lana e Lara, Tibío e Perônio, Celeste, Gato Pintado, Tap e Flap, Fura Bolos e Relógio. Três crianças, Pedro, Biba e Zeca, conhecem Nino, o menino de 300 anos, e sua família, Dr. Victor e Morgana, junto com os moradores de um Castelo mágico!
02 Qual o seu Planeta de Origem? Etevaldo Um ET aparece em pleno castelo e sua chegada acaba assustando todo mundo, depois de se aproximar de Nino e dos outros, o ET acaba lendo um dicionário inteiro e aprende a falar português ficando amigo de todos! Mais tarde, se descobre que o ET era um velho amigo do Doutor Victor e tinha vindo fazer uma visita, no final como ninguém entendia o nome verdadeiro do ET, o Zeca acaba apelidando ele de Etevaldo.
03 Meu Nome é Caipora Caipora O pessoal conhece a Caipora, uma personagem do folclore que aparece sempre quando alguém assovia.
04 Quem É Quem por aqui? Penélope O pessoal conhece a Penélope, uma jovem repórter. Nino, que é fã declarado da moça, mas só a conhece pela TV, se encanta ao vê-la pessoalmente e finge que é Dr. Victor para impressioná-la. Pedro finge que é Zequinha. Este finge que é Pedro. Biba finge que é Morgana. Outros habitantes trocam também seus papéis colaborando ainda mais com as lorotas de Nino! Isso gera uma grande confusão. Porém o próprio Doutor Victor aparece no final pondo fim em toda a história...
05 A Cidade dos Sonhos Dr. Abobrinha O pessoal conhece o Dr. Abobrinha que aparece no castelo querendo comprá-lo para derrubá-lo e no lugar construir um prédio de 100 andares! O verdadeiro nome dele mesmo é Doutor Pompeu Pompilho Pomposo, e é um velho conhecido de Dr. Victor e Morgana! Porém no final das contas ninguém acaba concordando com a ideia e o Doutor Abobrinha é obrigado a ir embora.
06 Ligeiramente Enjoado Bongô Zeca, Pedro e Biba conhecem o Bongô. O Nino já o conhecia. Nino acaba comendo uma pizza inteira e acaba ficando com uma tremenda dor de barriga.
07 Olha o Passarinho! Penélope Penélope fotografa todos no castelo, mas se esquece da Celeste e então ela resolve ir embora do Castelo.
08 Números Etevaldo Nino inventa a matemáquina, um objeto de estudo de matemática que tinha a capacidade de multiplicar as coisas! Porém a ideia do objeto era para multiplicar comida... Mas acidentalmente acaba acertando as pessoas do Castelo formando clones! Entre eles o Etevaldo... Caberá ao Nino resolver essa situação! Enquanto isso, Pedro, Biba e Zeca têm de aprender a conviver com seus clones temporários.
09 Ninguém Gosta de Mim Dr. Abobrinha Celeste faz aniversário e o Dr. Abobrinha volta ao castelo... O Doutor Abobrinha propõem um pedido de desculpas a todos por sua primeira passagem no castelo levando um monte de presentes em troca de uma assinatura de perdão... Ninguém assina achando aquilo muito estranho... Eis que ele engana a Celeste para que assine o contrato em troca de um monte de presentes. E a mesma assina, mas o papel era o contrato de venda do Castelo! Porém com uma ideia ardilosa do Nino, o mesmo recupera o contrato e o Doutor Abobrinha vai embora com seu plano falho! No final, acontece uma grande festa para Celeste.
10 Tudo se Transforma Caipora Nino compra uma penca de bananas e assovia aparecendo Caipora que começa a comer Bananas e a jogas as cascas pelo Castelo. Todos pensam que foi a cobra Celeste que as jogou, porém depois descobrem quem realmente esta jogando as cascas.
11 Eu Prometo Penélope Dr. Victor vai viajar e manda Celeste ficar no comando do Castelo, a mesma cria um regime extremamente autoritário! Com formulários para entrada e tinha que ser tratada como rainha! Com raiva, o pessoal do Castelo se reuniu gerando contra ela gerando uma grande confusão! No final todos acabam tendo que fazer uma eleição para ver quem tomaria conta do castelo.
12 Folias Espaciais Etevaldo Nino estava sem nada para fazer e tem a ideia de fazer um foguete de papelão para uma viagem espacial, porém ele se empolga tanto com a ideia que esquece de colocar o motor... Embora o próprio pessoal do castelo já duvidava que mesmo com motor e tudo a caixa de papelão não voaria, porém o Etevaldo apareceu e consegue fazer o foguete decolar! Eis que o Etevaldo desaparece no meio do caminho assustando a todos, mas o foguete apareceu sem mais nem menos de volta no castelo! O final do episódio deixa uma dúvida se a viagem realmente existiu ou foi imaginação de todos?
13 Alguém viu os Meus Sapatos? Bongô Zequinha tirou seus sapatos para brincar, mas acaba perdendo-os. Quem melhor para ajudar do que um par de botas?
14 Luz, Câmera, Ação! Dr. Abobrinha Dr. Abobrinha se disfarça de diretor de cinema e contrata o pessoal para participarem do seu filme! O Abobrinha cria o roteiro e todos começam a trabalhar no filme! Durante o episódio são filmados várias cenas no estilo cinema antigão e com a cena final o Nino teria que assinar o contrato de venda do castelo! Mas... Mais uma vez não deu certo...
15 O Som do Silêncio Caipora Nino inventa o desafinofone e cria uma barulhada no Castelo. A Caipora chega e diz que o Castelo está muito barulhento, então o pessoal tenta fazer menos barulho.
16 É taça, é raça, é graça! Bongô Nino, Bongô e as crianças iniciam uma gincana no castelo, o que gera algumas confusões entre eles. Quando começam a jogar futebol, Biba se irrita por não gostar de tal esporte, e para provar que é melhor que os garotos, acaba quebrando sem querer o troféu do Dr. Victor ao chutar a bola dentro da sala.
17 O Rei Abacaxi Penélope O pessoal monta uma peça de teatro. Zequinha é o Rei abacaxi, Biba a princesa, Nino o vilão, Pedro o guarda e Penélope a narradora da história.
18 Xi! Escapou o Saci! Caipora O saci escapou de um livro da biblioteca e começa a aprontar todas as confusões no Castelo.
19 O Nino Está Ficando Verde Dr. Abobrinha Nino está com dor de cabeça e toma remédios sem orientação médica. Dr. Abobrinha se aproveita da situação para disfarçar-se de Médico, mas seus remédios falsos acabam piorando a situação do Nino.
20 Tudo que Entra, Sai Etevaldo Nino fica tão empolgado na sua nova invenção que fica dias sem comer! Com tudo no final ele descobre que tinha inventado uma panela. A frustração disso, junto com os dias sem comer acabam deixando o Nino doente e fraco e para salvá-lo todos acabam se juntando e fazendo um grande almoço!
21 O Nino Mudou Caipora Nino não quer mais ser criança e vira um adulto.
22 Ciúmes, eu? Penélope Nino e os garotos ficam com ciúmes da Biba, porque ela foi ao programa da Penélope e não os convidou.
23 Não Engorda e faz Crescer Bongô Nino e os outros resolvem pedir uma pizza, mas o Bongô sumiu... E eles ficam a tarde esperando para conseguir falar com ele. Eis que o Bongô aparece no castelo mas sem pizza, pois ninguém tinha conseguido falar com ele e ele só estava de visita... Para remediar a situação o Bongô sugere um concurso de sanduíches para repor a pizza, só que os garotos acabam exagerando demais nos ingredientes deixando os sanduíches horríveis... Nino entra atrasado no concurso com um pão com mantega mas com o que havia acontecido com os outros lanches acaba sendo o grande vencedor! Com a enrolação para fazer os lanches acaba ficando tarde e todo mundo acaba indo embora do castelo sem comer.
24 Mágicas orelhudas Etevaldo Nino encontra uma coelha na frente do Castelo a qual batiza de Ifigênia e decide torná-la sua, incluindo-a entre os animais do castelo. Infelizmente essa coelha pertencia a um mágico que a havia perdido e está em busca da mesma, e este surge no castelo revelando ser o dono da coelha, que na verdade se chama Ofélia. Para a surpresa do Nino, Ofélia gera vários filhotes e o garoto tem outra oportunidade de ter uma coelha para si.
25 Bobeou, Dançou! Dr.Abobrinha e Bongô Nino faz uma dança da chuva e cai uma tromba d'água. No mesmo dia, ele e as crianças pedem uma pizza de promoção na pizzaria do Bongô, o qual devido à chuva provocada por Nino, está atrasado e não pode comparecer com o pedido de Nino e seus amigos. Sabendo de toda a situação, Dr. Abobrinha se disfarça de Bongô e vai entregar a pizza da promoção, com a forma de pagamento sendo feita através de ser assinado o bilhete trazido por ele. Empolgado, Nino promove um concurso de dança, e nisso e em outros detalhes, eles começam a desconfiar do estranho Bongô que lhes havia entregado a pizza. Até que o próprio Bongô dá as caras no castelo gerando uma grande confusão!
26 Pintou sujeira Bongô Dr. Victor faz um quadro e Nino o mancha com tinta rosa. Agora ele vai ter que fazer alguma coisa, antes que o Dr. Victor chegue!
27 Léia, a Geléia do Espaço Etevaldo Nino se declara de férias e pretende viajar o mundo com seus amigos. Eis que o Etevaldo volta a Terra, e quer convidar a todos para uma viagem espacial. Porém junto com ele acaba vindo a Léia, uma geléia que ele encntrou pelo caminho. No final todos acabam discutindo para onde eles iriam e acabam decidindo ir para a Lua.
28 Vou Aparecer na TV Penélope e Dr.Abobrinha Nino e Celeste fazem uma dupla sertaneja e querem que Penélope levem ao seu programa de TV. Penélope diz que não dá por que estava ocupada naquele dia. Dr. Abobrinha vê tudo e chega no castelo disfarçado de Penélope dizendo que todos só vão aparecer na TV se assinarem o contrato disfarçado.
29 Asas da Imaginação Penélope Nino escreve um romance e a Celeste voa.
30 Feijão Maravilha Caipora Nino planta o pé-de-feijão, a Caipora come as frutas e deixa as cascas, que viram adubo.
31 Quem é Capitão Baleia? Dr. Abobrinha Dr. Victor decide pregar uma peça em Dr. Abobrinha, pedindo a Nino que entregasse um invento secreto a um certo 'Capitão Baleia', do qual Dr. Abobrinha se disfarça.
32 Tem Alguém Estranho Aqui Caipora Caipora usa uma roupa de mergulho e anda no Castelo assustando todo mundo sem querer.
33 Com que Roupa eu vou Bongô Nino está furioso, pois não consegue escolher a fantasia certa pro baile de carnaval do castelo. Enquanto isso, o Lobo Mau fugiu do Zoológico e dá as caras no Castelo! Sem o Dr. Victor pelo castelo, Nino pensa se tratar de seu tio fantasiado de lobo.
34 Máquina do Tempo Etevaldo Nino viaja ao passado com Etevaldo para impedir que um pergaminho seja destruído na Biblioteca de Alexandria. Este capítulo ficou anos sem ser exibido sem mais nem menos...
35 Dia Anual da Faxina Bongô Nino resolve fazer faxina e deixa tudo de pernas pro ar. Bongô e as crianças surgem para ajudá-lo.
36 Quer parar de me olhar? Penélope Nino inventa um desirritador, ele primeiro irrita todo mundo para tentar testar o seu invento, para depois descobrir que ele não estava funcionando!
37 Felizes Para Sempre Nenhum Episódio em que os contos de fada somem.
38 Pintou Sujeira? Tá Limpo! Etevaldo Nino bagunça o Castelo e inventa um robô para fazer a limpeza do castelo. Com o Etevaldo, Nino planeja sair de férias, aproveitando que o robô estava fazendo uma faxina geral, mas o Robô perde o controle e acaba quebrando o Castelo inteiro!
39 Quem Procura, Acha Etevaldo Dr. Victor perde o guarda-chuva e Nino perde o Video Game.
40 Sempre Cabe Mais Um Penélope Nino inventa um aquecedor e o pessoal se esquenta com ele.
41 Pintou o Maior Clima! Bongô Nino descobre onde estava um dos livros de magia do Dr. Victor e começa a mexer sem pensar nas consequências. Com isso, ele passou por todas as estações no mesmo dia e descobriu que o livro só fazia três feitiços de uma vez, o terceiro e último permaneceria para sempre. Com isso sente temor de que seu tio lhe transforme em um sapo.
42 Snif, snif, buá, buá, plic, plic, chuá, chuá Etevaldo Nino resolve não tomar banho, mas o Mau se entala no cano e trava todo o encanamento fazendo o castelo ficar sem água. Enquanto isso, Etevaldo descobre o que é a água e por que ela é tão importante.
43 Uma Babá nada boba Nenhum Dr. Victor está fazendo uma importante pesquisa que precisa entregar em seu trabalho. Carente da atenção de seu tio, Nino faz birra insistindo para que este pare o que está fazendo e jogue bola com ele. Após Nino insistir o suficiente e Victor ficar completamente irritado, este contrata para ele Naná, uma babá que não atende ás vontades de Nino e o trata como um bebê, irritando-o mais ainda.
44 Travessura de Cupido Etevaldo Nino anda de patins, e conhece a prima dele, a Eduardina. Nisso, Cupido, o deus do amor invade o castelo e Morgana percebe sua presença, indicando que o castelo corria perigo, correndo risco de uns se apaixonarem pelos outros, Adelaide pensa se tratar de uma tragédia e custa a entender. Etevaldo está apaixonado por uma moça de seu planeta e pede conselhos a Nino para que possa se aproximar da mesma. No mesmo dia, ao conhecer sua prima Dina(Eduardina), Nino parece não gostar muito dela, o que ela retribui da mesma maneira, mas se apaixona pela mesma ao ser flechado por Cupido. Dina e as crianças também são atacadas, se apaixonando umas pelas outras e causando a confusão no castelo.

Nino insiste em paquerar Dina constantemente, mas ela não lhe dá muita atenção e tenta desviá-lo para ir atrás de Pedro, por quem fica apaixonada. Este por sua vez tenta conquistar Biba, mas ela o ignora, pois está á procura de Zeca, que é o único que percebe tudo, inclusive a presença de Cupido, que não é notado pelos demais.

45 Bala de Coco e Dente de Leite Dr. Abobrinha O Mau não quer ir no dentista e o Dr. Abobrinha se passa por dentista indo até o castelo, e quase arrancando o dente do Mau ao tentar usar ferramentas típicas de um mecânico.
46 Sua Majestade, o Bebê Bongô Dr. Victor, Zequinha e Mau bebem da poção mágica da juventude. Victor se transforma num garoto enquanto Zeca e Mau voltam a ser bebês. Victor tenta então desenvolver uma fórmula que faça com que estes voltem á sua idade normal.
47 Meninos e Meninas Penélope Nino inventa uma brincadeira de menino e a Biba inventa uma brincadeira de menina. Como ninguém se entendeu nesse dia, Nino criou uma gincana para descobrir quem era melhor entre os meninos e as meninas. A disputa por fim acabou empatada.
48 O Feitiço Vira Contra o Feiticeiro Caipora, Tíbio e Perônio Nino pega o chapéu mágico do Dr. Victor sem a permissão deste e se transforma num vaso de flores no mesmo dia em que o Tíbio e o Perônio dão as caras no Castelo para provar que a ciência é maior que a feitiçaria.
49 O Dia Em Que a Terra Parou Etevaldo Nino conserta a máquina de música, em um dia que o Doutor Victor estava testando um novo invento que ele falou para o Nino não mexer nele em hipótese alguma, pois os resultados poderiam ser catastróficos! Por coincidência, o Etevaldo apareceu no dia e acabou mexendo sem querer enquanto Nino não estava por perto, a invenção fez a Terra parar de girar e todos os relógios do planeta pararam independentes das suas baterias!
50 A Escola Vai até o Nino Dr. Abobrinha Nino não consegue calcular a conta que deu ao Gato Pintado, gerando uma confusão com Dr. Victor, já que Nino é inconformado de nunca ter ido a uma escola. Para seu consolo, Victor tenta contratar um professor particular e o Doutor Abobrinha aproveita a deixa para se disfarçar de Professor e tentar comprar o Castelo.
51 Boatos Bongô Episódio em que o pessoal arruma as malas para viajar junto com o Bongô pelo Brasil, porém isso não passou de um mal-entendido e isso gerou uma confusão tamanha!
52 TV Mania Penélope Episódio em que o pessoal fica vidrado horas na TV para assistir um filme. Mas quando ele ia começar a TV desliga sozinha e o Castelo fica cheio de pegadas. Eis que todas as luzes do castelo se apagam e um monstro surge no castelo sem mais nem menos! O Nino e os outros se escondem no quarto e tentam entender a situação... Eis que eles vem a Penélope chegar no castelo e ser rapitada pelo monstro! Vendo aquilo o Nino não pensa duas vezes e começa a procurar seu anel de magia, criado para situações de emergência! Com o anel, Nino se transforma num super herói e consegue derrubar o monstro, descobrindo que era o Doutor Victor disfarçado que tinha combinado aquilo com a Penélope para tirar eles da frente da TV!
53 Zula, a Menina Azul Penélope Episódio em que Zula, a menina azul, entra no Castelo, pois tinha muita vontade de conhecer o mesmo por dentro, devido ás maravilhas das quais ouviu falar. Se sentindo invadido, Nino logo a recebe com grosseria e as crianças ao chegarem seguem o exemplo dele, repudiando a menina azul. Todos ficam com preconceito contra ela, devido ao fato de ela ser diferente, e a isolam no castelo. Penélope é a única que compreende Zula e ensina aos outros a não serem preconceituosos. Mau e Godofredo também conhecem Zula e acabam se apaixonando por ela.
54 Me dá um dinheiro aí! Dr. Abobrinha O pessoal do Castelo estava sem dinheiro para pagar as contas e ai aparece o Doutor Abobrinha com o jogo milionário da Roda da Fortuna que era aparentemente a solução do problema, mas era só aparência mesmo.
55 Rá-Tim-Bum! Penélope, Etevaldo, Caipora, Bongô, Dr. Abobrinha, Tíbio e Perônio Episódio em que Morgana faz aniversário e convoca todos para sua festa. Etevaldo, Bongô, Penélope, Caipora e até o Tíbio e o Perônio apareceram na festa. Com toda a festa, o Doutor Victor misteriosamente não voltou do trabalho deixando uma grande preocupação. É mais uma oportunidade para Dr. Abobrinha entrar em cena. Este se disfarça de Dr. Victor, mas é logo percebido pelos demais.
56 O Tambor Bonga-Bonga Bongô Nino recebe uma encomenda da África e abre a caixa sem permissão! Mal sabia ele que aquele instrumento tinha o poder de paralisar quem estivesse a sua volta!
57 Lar, doce lar Etevaldo Ao brigar com o irmão do meio, Etevaldo foge para o Castelo. E fica morando lá até surgir uma outra briga, desta vez dele com Nino! Um fato notável nesse episódio é que o Etevaldo comete um grave erro conceitual, que não é corrigido: emprega a unidade "ano-luz" no sentido de tempo, quando fala que "não sabe o que é comer um bolo há 600 anos-luz", quando na verdade ano-luz é uma unidade de comprimento. O interessante é que no episódio 12 ele faz o uso correto, quando fala que seus pais o esperam há 2000 anos-luz da onde ele, o Nino e as crianças estão.
58 Pegadas Pré-Históricas Penélope O pessoal constrói um esqueleto de dinossauro no Castelo. E Nino quer usá-lo para dar um susto nos seus amigos.
59 É Proibido Entrar com Animais Nenhum Episódio em que o pessoal faz um passeio ao zoológico, mas os animais são proibidos de entrar. Porém, Adelaide e os demais bichos do castelo dão um jeito de secretamente dar as caras por lá.
60 Raios e Trovões Dr. Abobrinha O Dr. Abobrinha se disfarça de inspetor do desperdício. Como o pessoal do Castelo está desperdiçando muito, ele começa a soltar o verbo, jogando seus papéis em tudo que representa o desperdício. (É notável que essa foi a terceira participação do Doutor Abobrinha na série e não o episódio do cinema... Pois foi nesse capítulo que o Doutor Abobrinha tem a entrada proibida e começa a se disfarçar!)
61 O Tesouro dos Desejos Bongô Episódio em que Nino encontra o mapa do tesouro. Um tesouro que estava escondido a séculos no castelo e que dentro dele teria o desejo de quem o encontrasse (esse episódio conta com a participação do Neneco, substituindo Zequinha.). O tesouro por fim estava escondido atrás do elevador da oficina...
62 A Caipora Dá o Fora Caipora Nino monta um quebra-cabeça de 200.000 peças e faz um surrebrifru(super-remelexo brilhante de frutas). A Caipora sem querer destrói o quebra cabeça e come o surrebrifu inteiro! O Nino perdeu a paciência e brigou com ela, assim a Caipora foi embora e o Nino e seus amigos tem de ir até o mundo onde os personagens do Folclore viviam para pedir desculpas.
63 Eugênio, O Gênio Penélope Episódio em que Nino conhece um gênio que havia sido amigo do seu tio. O Gênio lhe oferece um desejo e ele pede para ganhar 5 milhões em dinheiro. Só que o Gênio é meio surdo e não entende direito o pedido! E acaba trazendo cinco espigas de milho gigantes frustrando as expectativas de todos!
64 Todo dia pode ser Natal Dr. Abobrinha Nino constrói um autorama e não encontra o fio. Nesse episódio, Zeca leva seus dois amigos para o Castelo, a Mariana e o Neneco. Eles aproveitam os brinquedos para fazer de conta que é Natal e assim o Doutor Abobrinha entra disfarçado de Papai Noel para novamente tentar comprar o Castelo. OBS.: Mariana e Neneco servem para substituir Biba e Pedro, que não aparecem neste episódio.
65 Alimentação Caipora Morgana faz um almoço e o pessoal, não muito a fim de comer, chamam a Caipora, que come toda a comida para eles. Mas eles percebem que comer é muito importante, porque, como a Caipora comeu todo o almoço, ela fica muito forte e ganha a gincana proposta pelas crianças para ver quem é o mais forte, conseguindo vencer Nino e as crianças todos ao mesmo tempo.
66 Quem canta, seus males espanta! Bongô Nino briga com o Doutor Victor por causa de uma apresentação musical. O Doutor Victor deixa o Nino sem voz e vai para a apresentação. Durante sua distração, Nino consegue desfazer o feitiço e descobre que não pode falar, mas pode se expressar cantando. Por sorte do Nino, o Bongô fazia parte do grupo que tocaria naquela noite e por coincidência o grupo teve um problema e o Bongô chama todos para cantarem na Apresentação! OBS: Apesar de creditado, Zeca não se faz presente neste episódio. Pedro e Biba explicam durante o episódio que Zeca foi visitar uma tia.
67 Entrei de gaiato num veleiro Nenhum Doutor Victor teria um jantar muito importante, e o Nino descobre que quem iria jantar com seu tio era o grande Almirante Costa. O comandante já havia cruzado os Sete Mares e enfrentado piratas! Aproveitando, o Almirante convidou o Nino para uma viagem a bordo do seu barco!
68 Um Sorriso Eterno Penélope Episódio em que Dr. Victor conta a história de Leonardo da Vinci.
69 Praia Etevaldo O Nino monta uma praia no meio da sala com direito a coqueiro, areia, brisa e até a som de gaivotas (feito por Celeste). E com seus amigos eles começam a brincar de surf e etc. Nisso chega o Etevaldo e entra na folia. Com isso, a Morgana acorda e manda que todos arrumem a sala. O Nino sabia que a única coisa que deixaria que eles continuassem com a folia era uma pérola de verdade. E o Etevaldo consegue deslocar o castelo, levando este para o fundo do mar. Nisso, Nino e Etevaldo decidem mergulhar em busca da tal pedra, mas para isso devem evitar um perigoso tubarão. OBS: este episódio conta com a participação dos peixes protagonistas do seriado Glub-Glub da Cultura. Estes ajudam Nino e Etevaldo em sua missão e os protegem do tubarão.
70 Cometa X Bongô O Doutor Victor anuncia a descoberta do Cometa X que passa perto da Terra a cada 1000 anos e passaria por lá naquela noite. Eis que todo mundo passa a noite do castelo e ninguem conseguia dormir. Eis que rola várias confusões a noite. Por fim eles fizeram vários lanches durante a madrugada e por pouco não perderam o cometa, conseguindo dormir uma hora antes da passagem. Por sorte o Bongô apareceu durante a madrugada e eles não perderam.
71 Quem ama o feio, bonito lhe parece! Caipora Episódio em que Caipora manda uma escultura de argila para o Nino. Ele a odeia, pois a acha horrível e resolve escondê-la. Quando a Caipora volta, ela percebe que Nino não gostou da escultura e fica triste. Nino resolve dar um presente para a Caipora, mas ela também o acha feio.
72 Uma Onda No Mar Bongô Dr. Victor faz uma viagem ao navio do Almirante Costa e se comunica com o pessoal atráves de uma rádio amadora. Sendo assim, eles acabam criando uma rádio, a Rádio Rá Tim Bum.
73 Lágrimas de crocodilo Penélope Dr. Victor viaja para Europa, uma das treze luas de Júpiter e o Nino se sente triste. A Penélope tem de participar de um programa e precisa chorar, mas não sabe como. O pessoal tenta ajudá-la.
74 Sonho Nenhum Nino abre um livro mágico e o Mau se tranforma em um monstro malvado mesmo! Quando as crianças chegam, o Mau as assusta. Ele rapta a Celeste, mas Nino, Biba e Zeca desaparecem misteriosamente. Agora, cabe a Pedro resgatar Celeste e fazer com que o Mau volte ao normal e os demais ressurjam.
75 Gincana de Páscoa Nenhum O pessoal tem que encontrar as dez pistas para acharem os Ovos de Páscoa.
76 Gravidez Penélope Penélope se casa com Ulisses, outro reporter que é rosa igual a ela. Eles têm uma bebê. Eles a chamam de Nina, em homenagem ao Nino.
77 Asas Bongô Biba encontra um passarinho ferido e o leva para o Castelo. Todos cuidam muito bem dele, mas o passarinho acaba não resistindo e morre. O pessoal fica muito triste, mas Nino descobre que o passarinho deixou três ovos. Com o passar do tempo e ajuda de Adelaide os passarinhos nascem e são soltos para que voem livres.
78 A Terra é Uma Esfera Nenhum Nino faz uma quadra de basquetball no castelo. Mas ele tem de fazer o dever de casa, deixado pelo Dr. Victor. OBS.: Das crianças, só Zeca se faz presente neste episódio.
79 Nino x Nino Dr. Abobrinha Nino faz um bilhete para o pessoal e viaja com o Dr. Victor para o Japão, o país que fica no outro lado do mundo. O Dr. Abobrinha se disfarça de Nino e tenta comprar o Castelo.
80 Dicionário Dr. Abobrinha Episódio em que Nino conhece o Dr. Berinjela, o primo do Dr. Abobrinha e compra o dicionário com um recibo.
81 O Bolo especial de ameixas Bongô Nino faz um bolo especial de ameixas e se esquece do leite, como o bolo era de presente para o Dr. Victor, ele acaba pedindo ajuda para o Bongô, que avisa que o leite estava em falta na cidade inteira! Os dois vão de bicicleta até uma longínqua cidade onde moram os pais do Bongô para conseguir o leite!
82 T de Tíbio, P de Perônio Dr. Abobrinha, Tíbio e Perônio Episódio em que Nino ensina o alfabeto para o Zequinha e conhece o Tíbio e o Perônio.
83 A Bolinha do Vestido Penélope Episódio em que Nino encontra a bola cantante do Dr. Victor e o pessoal faz um grande desfile de modas.
84 Ver pra crer Caipora Episódio em que Nino fica invisível.
85 Relações Familiares Nenhum Episódio em que Nino conhece o Dr. Aldebaran, o seu avô.
86 O Palhaço quem é? Dr. Abobrinha Dr. Abobrinha se disfarça de dono do circo e contrata o pessoal.
87 Extra! Extra! Penélope Nino não consegue dar recados para o Dr. Victor e resolve fazer um jornal com recados e notícias do dia.
88 Et-Cétera Nenhum Episódio em que o pessoal conhecem Et-Cétera, a irmã menor do Etevaldo. Sua trilha de abertura é aparentemente diferente, porque não aparece os nomes do elenco e dos personagens como em todos os outros episódios.
89 Eclipse Solar Caipora Nino e o pessoal resolvem viajar para a praia porém a Caipora surge desesperada falando que naquele dia a Lua taparia o Sol e ficaria noite para sempre! Tais fatos foram recebidos como a notícia do fim do mundo! Porém o Gato Pintado conseguiu esclarecer tudo no final!
90 O Dono do Castelo Dr. Abobrinha, Penélope, Etevaldo, Bongô e Caipora Último Episódio, em que a série se encerra. Curiosamente, as músicas de fundo não tocam. Neste episódio, Dr. Abobrinha faz e manda para o castelo uma suposta carta da prefeitura, que dizia que Dr. Victor tinha recebido uma enorme multa da prefeitura. Com isso ele terá que vender o castelo para pagar a multa e se mudar para um pequeno apartamento onde somente ele, Nino, e Morgana poderão morar. Com isso, as crianças e os demais amigos do castelo decidem fazer uma festa de despedida. Mas no fim, Abobrinha assume o que fez, rasga o contrato e diz que não vai mais ficar com o castelo.
91 Hora de Dormir Nenhum Um menino chamado Daniel está assistindo o Castelo e Nino o chama pela TV. Daniel segue o Ratinho e chega ao Castelo. Nino mostra o Castelo para o visitante e os dois acabam entrando na história "A Bela Adormecida" (esse episódio só foi exibido duas vezes pela TV Cultura: uma vez na noite de 24 de dezembro de 1997 e outra vez na tarde do dia 12 de Outubro de 1998.

Ver também[editar | editar código-fonte]