Anexo:Lista de episódios de X-Men: Evolution

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde julho de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Primeira temporada[editar | editar código-fonte]

1. A Estratégia X - Ciclope tem problemas ao controlar seu poder. Noturno é recrutado. Ao saber que Xavier deseja recrutar Groxo, Mística, disfarçada de diretora da escola, tenta usa-lo para espionar os X-Men. Groxo foge da Mansão-X. Magneto aparece como a mente por trás de Mística.


2. O Impulso X - Kitty descobre seus poderes. Wolverine diz que não precisa de ajuda quando Ciclope e Noturno o ajudam a derrotar Dentes de Sabre. Avalanche usa Kitty para roubar provas na escola, Jean com a ajuda do Professor Xavier o impede. Mística recruta Avalanche. Kitty se junta aos X-Men.


3. A Recruta Vampira - Neste episódio, Vampira descobre seus poderes numa festa e sai confusa por causa da interferência de Mística.Ela fica assustada porque Mística se difarça de alguns X-Men para machuca-la e entra para a Irmandade de Mutantes.

4. O Mutante Esmagador - Jean e Logan vão assistir Fred, um mutante que é mais forte que todo mundo, numa apresentação de força, mas Mística o matricula no colégio e quer recrutá-lo para sua Irmandade de Mutantes. Fred sequestra Jean e por incrível que pareça, Vampira a salva.


5. Velocidade e Spyke - Evan Daniels (Spyke) descobre seus poderes no meio de um jogo de basquete, e sua tia Ororo, a Tempestade, tenta convencê-lo a juntar-se aos X-men. Enquanto isso, o rival dele, Mercúrio (Pietro) que é mais rápido que uma bala, rouba os armários do colégio e quem leva a culpa é Evan, que é preso. Ciclope propõe um acordo com Evan que se eles o tirassem da prisão, Evan dava uma chance aos X-men. No último jogo de basquete da equipe, Spyke derrota Pietro e o deixa na cadeia.


6. Universo do Meio - Noturno, depois de brigar com Scott, se teletransporta para um antigo laboratório. Lá ele encontra um estranho aparelho que, acionado acidentalmente por Vampira, teletransporta Noturno para outra dimensão onde conhece o mutante Forge. Noturno e Forge trabalham juntos para desfazer a bagunça, enquanto a máquina está nas mãos de Groxo.Os X-Men conseguem recuperar a maquina de Groxo,e Forge diz para Noturno avisar Ciclope para que ele religue a máquina,porém Ciclope entende que é para destruirem a máquina e se prepara para destrui-la,porém Vampira aparece e religa a máquina e Forge e Noturno escapam,Forge vai para sua casa e Noturno volta aos X-Men.


7. A virada da Vampira - Num passeio da escola, Vampira e Scott são atacados por Mística e Vampira acaba absorvendo seus pensamentos. Vampira descobre que ela foi enganada e que os X-men não querem machucá-la, e acaba juntando-se à equipe.


8. A Câmera Spyke - Para recuperar a sua nota baixa no colégio, Spyke tem que fazer um video com o tema O cotidiano na perspectiva de Evan Daniels e acaba, sem querer, dando a localização do instituto para o Dentes-de-Sabre. O vilão parte atrás de Logan e encontra Kitty, Vampira e Spyke, que ficam em grande perigo; mas Wolverine os salva.


9. A Sobrevivência dos Mais Aptos - Os X-men vão para um campo de sobrevivência, enquanto isso Mística liberta Juggernaut e ele acaba botando ela e o Professor Xavier em perigo. Os X-men e a Irmandade lutam juntos contra o Juggernaut.


10. Passado Sombrio - Como recentemente absorveu os poderes de Mística, Vampira tem sonhos de quando a mutante foi obrigada a jogar seu filho no rio. Através disso, Noturno descobre que ele é o filho de Mística e é atacado pela Irmandade a mando de Magneto, mas consegue derrotá-los, mas não antes que Mística saísse voando sem tempo de dar mais explicações ao filho. Enquanto isso, Wolverine vai ao castelo onde Magneto fazia experiências genéticas com mutantes.

11. Lembrete Implacável - Wolverine está perturbado desde que viu uma notícia do monte Makenna e vai até lá com Kitty e Noturno. Controlado, Wolverine luta com eles, mas acaba destruindo o laboratório.


12. O Caldeirão – Parte I - Scott descobre que o seu irmão, Alex, está vivo. Magneto sequestra o professor e o leva para o Asteróide M e convence Scott e Alex a irem também. Enquanto isso, os X-men e a Irmandade batalham entre si onde só o vencedor terá um lugar no Asteróide M.


13. O Caldeirão – Parte II - Magneto captura os mutantes mais poderosos da Irmandade e dos X-Men para amplificar seu poder e remover as emoções, numa tentativa de "salvar" a espécie mutante de possíveis confrontos futuros com a humanidade. Porém, nesse jogo de escolha, os resultados são inesperados, e com a derrota de Mística pela Tempestade, a Irmandade se desfaz numa briga entre Mística e Magneto. Asteróide M é destruído por Scott e Alex Summers, mas não antes de Magneto, Dentes de Sabre e Mística conseguirem escapar. Professor Xavier e os X-Men retornam à rotina normal.

Segunda temporada[editar | editar código-fonte]

14. Dores do Crescimento - Depois do desaparecimento da diretora Darkholme, o diretor Kelly, é o novo diretor do colégio. Enquanto isso, Lance e a Irmandade resolvem revelar o segredo dos mutantes no jogo de futebol, mas Xavier controla a situação, durante a apresentação do novo Diretor, Vampira arranja uma nova amiga, Risty Wilde.


15. Sobretensão - Jean começa a ter problemas com seus poderes e com o passar das horas, os problemas aumentam. Destaque para a rivalidade de Ciclope e Dunckam. NOTA: Nesse episódio se inicia o relacionamento entre Lince Negra e Avalanche e é revelado que Vampira é apaixonada por Ciclope.

16. Bada-Bing Bada-Boom - Tabitha (Boom-boom) é notada como uma problemática na mansão. Ela tem uma conversa com o pai, com a mentira de que sua mãe precisa de dinheiro. A Irmandade tenta conseguir este mesmo dinheiro. No final, seu pai é preso e ela entra para a Irmandade.


17. Diversão - Os adolescentes da mansão programam uma festa enquanto o Professor Xavier não está em casa, mas para isso, eles têm que distrair os líderes substitutos: Ciclope e Jean. Durante a festa, a nova amiga de Vampira, Misty, leva um dos convidados, Arcade, para mexer no Cérebro, pensando que fosse um "computador gigante". Nesse episódio, revela-se que a verdadeira identidade de Misty não é o que parece.


18. A Fera de Bayville - O professor de química do colégio de Bayville, Hank McCoy tem ataques ferozes que o levam a parecer um animal. Com a falta de atenção de Spyke no colégio e em outras responsabilidades, ele se sente um nulo na mansão. Destaque para o mais novo mutante na mansão, Fera.


19. À Deriva - Alex Summers é pego por uma corrente que o arrasta para o mar, o que torna suas férias com Scott desesperadoras. Com isso passando nos jornais de TV, os X-men tentam resgatá-los.


20. Tempestade Africana - Tempestade é raptada por Hungan, que deseja seus poderes para dominar a África. Também Evan, sobrinho de Ororo enfrenta problemas no colégio e na mansão. Porém tudo se resolve quando ele salva Tempestade e a África.


21. Passeios - Lance resolve se juntar aos X-men, por falta de espaço e de respeito da Irmandade. Scott não o aceita muito bem, por saber que andava com a turma da pesada. Mas quando os alunos novos do instituto começam a sair às escondidas com os veículos dos X-men durante a noite, é sempre Lance que levava a culpa de ter utilizado e destruído os veículos. Sabendo-se que não foi ele, Lance desiste da idéia de fazer parte do grupo, alegando que, para ele, seria muito difícil ser um X-men.


22. Nas Asas do Anjo - Um mutante alado aparece no noticiário da TV, responsável pelas boas ações de salvamento que pratica. Trata-se de Warren Worthington III, o Anjo, e torna-se interesse do Professor Xavier e também de Magneto. Vampira e Ciclope vão atrás do Anjo e lhe propõem que se junte aos X-men na mansão. Magneto também tenta trazer Anjo para o seu lado, mes este recusa sua proposta. Na verdade, Anjo só se junta mais tarde aos X-men. Este episódio é transmitido apenas no Natal pelo SBT.


23. Andando na Corda Bamba - Cinco mulheres formam "As Sereias de Bayville": Jean Grey, Magma, Boom-boom, Lince Negra e Vampira. Elas se sentem mais livres por não serem tratadas como sexo frágil. Combatem o mal com seus poderes e suas habilidades físicas fantásticas.


24. Operação Renascimento - Nick Fury aparece com um aviso á Wolverine, de algo que foi roubado, o que não é bom para sua cabeça. Logan se lembra do passado, quando agiu na 2ª Guerra Mundial, atuando com seu parceiro "Capitão América", e salva um menino que seria o futuro "Magneto". E então Wolverine, Noturno e Vampira vão destruir a maquina do renascimento e Magneto a usa e fica mais jovem.


25. O Incrível Mésmero - Jean tem um pesadelo durante uma noite e acaba sendo manipulada por uma entidade misteriosa. Professor Xavier e Vampira constatam que o responsável é o mutante Mesmero, que acaba também manipulando Noturno, Spyke e Lince Negra para roubar três anéis egípcios em lugares distintos do mundo. Os outros X-men agem contra essa investida, sem saber qual o verdadeiro propósito do vilão e acabam tendo que enfrentar seus amigos. Jean e os outros voltam ao normal, e Xavier descobre que Mesmero está sendo controlado por uma entidade muito poderosa. Mas a equipe X não consegue impedir que o vilão fuja levando os anéis e nem desconfiam que eles são a chave para abrir a primeira das três portas que despertarão o mutante Apocalipse.


26. Dança das Sombras - Com a intenção de entender os poderes de teletransporte de Noturno, o Professor Xavier, auxiliado por Forge, criam uma máquina que permite explorar a dimensão em que o mutante atravessa ao se teletransportar. Os experimentos são bem-sucedidos, até que criaturas ferozes dessa dimensão paralela conseguem invadir o mundo real. A confusão aumenta quando as criaturas surgem em meio ao baile do colégio, mas os X-men, com a ajuda de um dos inventos de Forge, conseguem mandar as criaturas de volta para sua dimensão.[1]


27. Retirada - Fera acha que não está conseguindo mais se adaptar à sociedade devido à sua aparência. Para levantar o seu astral, o Professor Xavier e Lince Negra sugerem que o mutante leve os alunos que tem notas mais baixas em Ciências (Lince Negra, Spyke, Homem de Gelo, Lupina e Mancha Solar) para passar uns dias fazendo estudos numa floresta. Mas alguns caçadores e pesquisadores conseguem vestígios e imagens de Fera na mata, e conseguem capturá-lo. Os X-men entram em ação para resgatar seu professor.


28. O Fator Feiticeira - Mística descobre que Xavier faz exames secretos com Wanda Maximoff, a filha de Magneto, para que ela aprenda a controlar seus poderes. Mística sequestra Wanda do centro de estudos onde ela estava e a leva para a Irmandade, e apresenta também a feiticeira Agatha Harckness, que agora irá auxiliar Wanda como Xavier fazia. Mística acaba elaborando um treinamento com a Irmandade, num shopping center, e os X-men surgem para impedir uma iminente ameaça. Mas a Equipe X é vencida graças aos incríveis poderes de Wanda, e pela primeira vez é obrigada a lidar com o fracasso de uma derrota.


29. Dia do Ajuste de Contas – Parte I - A Irmandade se une aos X-men para ajudá-los a acabar com os planos do Magneto. Wolverine é capturado por Bolivar Trask, para testá-lo em uma luta contra o robô Sentinela. Scott se separa dos X-men temporariamente. Mística coloca a mansão em DEFCON 4, o que possibilita o sistema de defesas para deter qualquer pessoa que passar. Boom-boom passa pela mansão e vê que Magma foge dela a tempo. O restante dos mutantes ficam dentro da mansão, tentando desvendar o que aconteceu. Boom-boom e Magma avisam o que aconteceu a Ciclope para que ele possa ajudá-los. Magneto reúne os Acólitos para ajudá-lo, compostos por Colossus, Dentes-de-Sabre, Gambit e Pyro.


30. Dia do Ajuste de Contas - Parte II - Os X-Men e a Irmandade lutam contra os Acólitos de Magneto. O robô Sentinela vence Wolverine e posteriormente persegue os demais mutantes, ocasionando na descoberta de mutantes no mundo. O robô Sentinela é finalmente derrotado. Os X-Men descobrem que a mansão foi destruída e que Mística se passava pelo professor Xavier.

Terceira temporada[editar | editar código-fonte]

31. Dia da Recuperação- Os X-men e a Irmandade escapam das autoridades para um lugar seguro sem ameaças policiais. Nick Fury aparece com dados da base militar onde os mutantes capturados no combate com a Sentinela estão. Todos eles invadem a base, mas não antes que eles consigam se salvar. Ciclope tranca Mística na base, e vira inimigo principal da Irmandade. Com o desaparecimento do professor, a mansão destruída, e o mundo apavorado de mutantes, os X-men tentam se esconder para que não arranjem mais confusões.


32. Qualidade de Heróis - Tempestade e Fera vão ao senado para defender os mutantes das acusações sobre o desastre envolvendo a Sentinela. Os militares encontram Vampira e Wolverine, que fogem e se encontram com os outros em uma caverna. Wolverine briga com Scott e se separa do grupo. Os X-Men ficam sabendo que Juggernaut está destruindo uma represa perto de um vilarejo e decidem ir até lá. Ele é derrotado e uma repórter presente no local da batalha registra as imagens dos X-men, que estão sendo trasmitidas ao vivo no Senado, comprovando a existência de mutantes que lutam pelo bem. Vampira que havia tocado em Juggernaut descobre onde está o professor Xavier, que é encontrado na prisão de Juggernaut e, por enquanto as autoridades param de perseguir os mutantes.[2]


33. Opinião Geral - Está chegando a hora de definir se os mutantes serão ou não aceitos entre os humanos em Bayville e, no dia anterior à decisão, os X-men ainda podem frequentar a escola. No entanto, todos (exceto Noturno, que consegue se disfarçar) sofrem preconceito no colégio. O diretor Kelly faz um complô quando intenciona a Irmandade de que os humanos tem medo deles, e ao mesmo tempo incita Duncan, ex namorado de Jean, que a Irmandade odeia Scott. Duncan e a Irmandade agem em conjunto contra Ciclope e uma briga desenrola no momento em que a reunião sobre a decisão final está acontecendo. Mais uma vez o X-men se tornam exemplos do bem e fica decidido que podem frequentar o colégio normalmente. Mas os mutantes não ficam nada satisfeitos com o tamanho preconceito que ainda sofrem. NOTA: Scott e Jean terminam seus relacionamentos com os namorados e pode ser notado a atração um pelo outro.


34. Do Que Um Vilão é Feito - A Irmandade é expulsa da escola e Wanda tenta usar Pietro como isca para atrair Magneto, e o faz ser capturado pelo exército. Gambit, a serviço de Magneto, recruta a Irmandade para resgatar Pietro. Com a intervenção de Vampira e Lince Negra, o exército sobrevive ao ataque da Irmandade, que depois de salvar Pietro, descobre que terão de obedecê-lo se quiserem trabalhar para Magneto.


35. Beco sem Saída - Mística consegue escapar do centro de pesquisas onde está mantida como estudo, e prepara sua vingança contra Ciclope. Ela se passa por Alex Summers, dizendo que está na Cidade do México e perdeu o vôo de volta. Ciclope, acreditando ser seu irmão, vai buscá-lo e acaba caindo no plano de Mística, que o abandona numa região deserta do país. Jean sente que Scott está em apuros e parte com Tempestade, Wolverine e Xavier para resgatá-lo. Jean ainda chega a tempo de dar uma surra em Mística, que estava lutando contra Scott. Ao final, o romance entre Jean e Scott fica ainda mais visível.


36. Medidas Extremas - Spyke sofre preconceito durante um campeonato de skate, e retira-se apressado do lugar, ingerindo sem querer uma bebida contagiosa para mutantes, que provoca o aceleramento da sua mutação. Ele passa mal e é encontrado por Calisto, uma mutante que faz parte dos Morlocks, um grupo de mutantes que se esconde no esgoto de Bayville por possuírem aparência assustadora para os humanos. Junto dos Morlocks e dos X-men, Spyke ajuda a deter a empresa fabricante da bebida. No entanto, Evan prefere ficar com os Morlocks a ter que permanecer nos X-men, sendo ofendido pelos humanos, e deixa a Equipe X.


37. O Sapo, A Feiticeira e O Guarda-Roupa - Magneto encontra o mutante Mestre Mental, o criador de ilusões, e o faz trabalhar para ele. O que Magneto quer é alterar as memórias de Wanda, sua filha, que o despreza por ser maltrada e desprezada por seu pai durante toda a sua vida. Wanda é capturada e Groxo, que quer conquistar o coração da mutante, pede ajuda de Noturno para resgatá-la. Apesar de ter seu relacionamento com Amanda danificado por Groxo, que lhe roubou seu indutor de imagem revelando sua verdadeira forma para os pais da menina, Noturno decide ajudar o linguarudo. E conseguem, embora Mestre Mental tenha conseguido alterar as memórias de Wanda, para a felicidade de Magneto. NOTA: Kurt e Amanda iniciam um relacionamento em segredo para que os pais dela não os tentacem separar por ele ser mutante e foi mantida provavelmente em segredo até entre a Equipe X, pois não foram mais vistos juntos por ninguém.


38. Auto Possessão - Vampira sofre de sobretensão dos seus poderes, ficando confusa por ter que conflitar em sua cabeça, todas as memórias de quem ela já absorveu. A convite de sua amiga Misty, ela decide ir a um show de rock, mas sofre um acidente em meio ao público e ela tem contato com várias pessoas, inclusive Misty, descobrindo que ela é Mística disfarçada. Os poderes de Mística fazem efeito em Vampira, que, inconsciente, começa a se transformar em quem ela já teve contato e utiliza os poderes de todos estes. Os X-men se juntam, mas ninguém consegue detê-la. Conturbada, Vampira foge de todos, inclusive de Mística. Com muito esforço, Logan e Xavier ajudam Vampira a lidar com o seu psicológico, e finalmente, ela se acalma, mas perde todos os poderes e memórias de quem já tocou.


39. Trancafiado - Mesmero aparece novamente, dessa vez manipulando Gambit para roubar um artefato antigo, metade de uma aranha de metal, que está situada onde Anjo reside. Magneto aparece e o detém, levando Mesmero e o artefato. Com a ajuda de Mestre Mental, Magneto descobre que Mesmero planeja libertar Apocalipse, o mais poderoso de todos os mutantes, mas Mesmero escapa. Temendo que Mesmero cumpra seu objetivo, Magneto decide partir com os Acólitos para conseguir a outra metade da aranha, que está em Londres, antes de Mesmero. Ao mesmo tempo, Anjo vai até a Mansão X e relata o ocorrido ao Professor Xavier, que decide ir a Londres também com Ciclope, Jean, Fera e Anjo. Homem de Gelo, às escondidas, também vai para a missão. Em Londres, X-men e Acólitos se enfrentam, mas Magneto consegue a outra metade da aranha e une as duas metades, fazendo surgir do artefato uma aranha gigante, denominada Aranha-Guardiã, e quase invencível. O próprio Magneto destrói o monstro. Xavier conseguiu ler a mente de Mesmero antes que ele fugisse, e descobriu que o mutante iria despertar a Aranha-Guardiã para que ela realmente fosse destruída, pois a Aranha estava a caminho de destruir Apocalipse, e era o único ser que poderia evitar sua libertação. Como Magneto acabara de destruí-lo, fez com que a segunda porta que aprisiona Apocalipse abrisse. Decepcionado, Xavier não conseguiu descobrir de Mesmero o local exato onde se encontra a última porta que precisa ser aberta. Curiosidade: destaque para a equipe que participou da missão, pois Ciclope, Jean, Fera, Anjo e Homem de Gelo foi a equipe que fundou os X-men, com o Professor Xavier, nas histórias em quadrinhos.


40. O Cruzeiro - Alguns X-men estão em viagem num Cruzeiro, para se distrair. A situação complica quando as pessoas descobrem que tem mutantes à bordo, e passam a ignorar os X-men. Quando o Cruzeiro ancora próximo a uma ilha para esperar passar um temporal que está chegando, Jean e Scott, que estão a fim de ficar a sós, aproveitam para dar uma volta na ilha. Mas os outros X-men também decidem ir à ilha, e quando acidentalmente são descobertos, são tratados como verdadeiros heróis pelos habitantes da ilha. Um vulcão que estava adormecido, é despertado depois que Magma toca uma fenda no fundo de um lago, enquanto nadava. A mutante, sozinha, dá conta de fazer com que o vulcão volte a dormir, e descobre mais sobre os seus poderes. NOTA: Neste episódio Ciclope e Jean revelam que estão mesmo namorando pois estavam prestes a se beijar antes de serem interrompidos por Noturno e Lince Negra.


41. X-23 - Wolverine descobriu através da S.H.I.E.L.D que a Dra. Deborah Risman, trabalhando para a [Hidra (Marvel Comics)|Hidra]], tinha criado um clone fêmea dele. O clone possuía duas garras retráteis em cada mão (em vez de três como Wolverine) e uma garra similarmente retrátil em cada pé (que Wolverine não tem). O clone foi identificado somente pelo codinome X-23 (o primeiro sucesso após 22 falhas) e negou a vida de uma criança normal, ficando solitária. Não teve quase nenhuma companhia e vivia sob observação durante toda sua vida. Teve que gastar a maioria de seu tempo treinando para afiar suas habilidades. Irritada, X-23 decidiu-se começar a vingança contra Wolverine. Invadiu a mansão dos X-Men à procura dele, e quando encontrou os outros X-Men, pode derrotá-los facilmente, com poucos problemas. Quando Wolverine a confrontou, sentiu-se pesaroso para com a menina, assim em vez de entregá-la para a S.H.I.E.L.D. como o Fury queria, ele deixou-a ir. NOTA: X-23 pode ser considerada irmã de Wolverine ou talvez filha por conter o DNA dele.


42. Horizonte Negro - Parte I - Vampira, sem que ninguém perceba, começa a agir estranhamente, roubando os poderes de todos os mutantes (X-men, Irmandade de Mutantes e Acólitos). Magneto descobre, através de câmeras em seu esconderijo, que Vampira está roubando os poderes de todos, e deduz que Mesmero a está manipulando. Todos os mutantes se unem, então, para tentar deter o plano de Mesmero, que provavelmente pretende despertar Apocalipse. Wolverine, Gambit e Dentes-de-Sabre partem à procura de Vampira. Xavier descobre que Apocalipse pode estar num templo no interior da Esfinge, e parte para o Egito junto de Magneto, Fera, Ciclope, Jean, Tempestade, Lince Negra, Noturno, Homem de Gelo, Colossus, Pyro e Mercúrio. Wolverine, Gambit e Dentes de Sabre, seguindo rastros que os levam até o Tibet, descobrem que Mística também está junto de Mesmero e Vampira. Na Esfinge, os mutantes são atacados pelos robôs-estátuas que guardam o templo secreto.


43. Horizonte Negro - Parte II - Os mutantes têm dificuldades ao vencer os robôs. Fera consegue ler os hieróglifos na parede do templo e descobre o passado de Apocalipse. En Sabah Nur era seu nome verdadeiro, e foi encontrado abandonado no deserto ainda bebê. Tão logo encontrado, foi colocado para ser treinado pelos guerreiros egípcios do reino antigo, pois já sabiam que ele possuía poderes mutantes. Temendo ter seu reino rebelado por um mutante, o rei do templo egípcio pediu que En Sabah Nur e os guerreiros fossem dizimados, mas o mutante não conseguiu ser destruído, e assassinou o rei, se auto-proclamando novo líder, com o nome de Apocalipse. Ficou sabendo de uma artefato egípcio, denominado "O Olho das Eras", que veio do espaço através de uma nave há muito tempo e planejou utilizá-lo para transformar humanos em mutantes. Mas foi traído pelos seus súditos e acabou sendo aprisionado num tipo de concha em formato de pétalas de flor, e transferido para o local mais alto do mundo, as montanhas do Tibet, de onde jamais poderia despertar. Xavier encontra a nave que trouxe o "Olho das Eras", que também foi a mesma que os egípcios utilizaram para levar Apocalipse ao Tibet, e parte nela, com todos os mutantes, para lá. Ao mesmo tempo, Mesmero chega à última porta que precisa ser aberta, e acaba revelando que Mística e Vampira são as chaves restantes. Mística, indignada por ter sido enganada por Mesmero, atravessa a porta por uma pequena abertura, que só ela poderia atravessar sob uma forma de serpente, e aciona com a mão a chave para que a porta seja aberta. Ao encostar na chave, Mística se transforma em pedra. Vampira, ainda dominada, atravessa a porta e desce até a concha onde está Apocalipse. Wolverine, Gambit e Dentes-de-Sabre chegam ao local, mas são detidos por Mesmero. Vampira abre a concha de Apocalipse, e assim que o vilão acorda, ele toca em Vampira, roubando-lhe os poderes de todos os mutantes que ela tinha absorvido. Logan consegue passar por Mesmero e chega ao local da concha, e vê Vampira desmaiando e Apocalipse levantando. Os X-men chegam ao local. Wolverine tenta impedir Apocalipse e é derrubado com apenas um levíssimo movimento de punho fechado do mutante. Xavier e os outros estão para atravessar a porta, mas são detidos por Apocalipse, que derruba todos e foge na nave que os X-men vieram do Egito. Xavier alega que a verdadeira batalha acaba de começar.

Quarta temporada[editar | editar código-fonte]

44. Impacto - Apocalipse destrói a Península de Yulcatán, no México e monta ali a sua base. Os X-men ficam sabendo da notícia pela TV, e partem para o México. Lá, surge Magneto, que tenta de todas as maneiras destruir uma espécie de campo de força que envolve a base. Mas Apocalipse surge e destrói Magneto, voltando para o interior da base. Enquanto isso, na mansão, Noturno fica sabendo que Xavier estudou a estátua de Mística, e descobriu que não conseguiria fazer com que ela voltasse ao normal, doando-a à Irmandade. Noturno parte em resgate da estátua de sua mãe e a trás de volta para a mansão. Agatha Harckness aparece, a pedido de Kurt, para analisar a estátua e descobrir uma maneira de trazer Mística de volta à vida. Agatha diz que Vampira é a única que pode trazer Mística de volta ao normal e Noturno pede a ela que o faça. Mas Vampira não pensa duas vezes e empurra a estátua em um desfiladeiro, que se quebra em pedaços.


45. Boa Ação - Wanda, sem querer, causa um acidente no metrô em que está com a Irmandade. Ela, Mercúrio, Blob, Groxo e Avalanche saem do metrô, e sem a intenção, acabam salvando todos os passageiros. Uma passageira salva agradece, doando-lhes uma cheque de alto valor. Assim, são tratados como heróis pela mídia, o que deixou os X-men revoltados. Para tirar proveito dessa situação, a Irmandade acaba provocando acidentes de propósito, para aparecer na mídia e ficar com o mérito dos X-men, destruindo a imagem da equipe X. Até que num terrível acidente que envolve dois trens, os X-men acabam salvando as vítimas e a farsa da Irmandade é descoberta, fazendo com que eles percam tudo o que tinham conquistado. NOTA: É visto que o Diretor Kelly vira candidato a prefeito.


46. Alvo X - Omega Vermelho e Desafio, membros da H.I.D.R.A, vêm à Bayville à caça de Wolverine, a fim de usá-lo como isca para atrair X-23. Abandonado numa região florestal próxima à base da H.I.D.R.A., Logan acaba encontrando X-23 e os dois são capturados e levados para a base. X-23 e Logan escapam sem muitas dificuldades e a mutante planeja vingança contra a cientista Madame Hidra e a SHIELD. Sentindo-se ameaçada, Madame Hidra e Desafio tentam fugir numa nave, mas X-23 implanta bombas no interior da nave, que se danifica e cai, explodindo. Mas X-23 consegue escapar, e se mantém escondida na região, enquanto Logan é trazido de volta por Nick Fury.


47. Os Pecados do Filho - Xavier recebe uma ligação de seu filho, David, pedindo por socorro. Ele parte com Ororo, Jean e Scott para a casa de sua ex-mulher e descobre que seu filho está desaparecido. Os X-men conhecem Ian, um garoto que foi encontrado nas ruas por David, e que agora mora em sua casa. Mas o garoto sabe do paradeiro de David e não quer revelar aos X-men. Jean e Scott vão investigar num castelo abandonado, onde festas eram organizadas pelo mutante Lucas, mas são capturados e presos nos arredores do castelo por Lucas. Xavier, sua ex-mulher e Tempestade vão até o castelo, salvam Jean e Scott e descobrem que David, Ian e Lucas são a mesma pessoa. Xavier tenta fazer contato telepático para que apenas David sobrepuje sobre às outras duas personalidades. Mas Lucas aparece, revelando que na verdade ele é o filho de Xavier e que armou este plano para que, com os poderes de Xavier, seus poderes pudessem ser libertados. Lucas foge, e Xavier ganha mais um problema para preocupá-lo. NOTA: Lucas foge pro espaço deixando claro que ele não irá voltar a aparecer.


48. O Levante - Leech Dorian é um menino que pode desligar a energia mutante e da luz. Spyke reaparece dos esgotos com os poderes amplificados para uma potencia bem maior e salva Dorian. Dancan Myers é um opositor contra os mutantes. Dorian tinha uma dor de cabeça horrível e ela passa quando ele usa o seu poder. Sua mãe não fica feliz com isso, pois agora Dorian é considerado como mutante. Myers e sua gangue aparecem e atacam os Morlocks que os acatam com ajuda dos X-men, e Dorian usa seus poderes e desliga as armas de Myers que acaba sendo preso com sua gangue e Spyke volta pros Morlocks.


49. Tempero Picante - Gambit e Vampira se aproximam e ajudam o pai de Gambit, que está sob poder do Clã dos Assassinos, clã inimigo do Clã dos Ladrões, o qual a família de Gambit pertence. Destaque para a imensa proximidade de Gambit e Vampira, que no episódio parecem ter interesse amoroso um pelo outro. NOTA: É visto através de Pyro que os Acólitos se separaram: Colossus voltou para a Rússia com sua família, Dentes de Sabre foi caçar pela floresta e Mestre Mental e Gambit não avisaram para onde iam.


50. A Mínima Chance - O episódio começa com o sonho de Lince Negra, encontrando sua amiga Daniele Moonstar. Esta aceita a entrar para os X-Men, mas causa muitos problemas. Kitty acorda e estranha tudo de Daniele desaparecer. Quando vai anunciar aos outros o acontecido, descobre que tudo foi um sonho. Mas Lince Negra convence Kurt para irem ao lugar onde Daniele tinha encontrado Kitty. Ela penetra no lugar e descobre Daniele. Noturno busca a ajuda de algumas pessoas para salvar Kitty e Daniele. Elas são salvas. Wolverine pergunta ao Professor Xavier o que tinha acontecido e ele diz que é um tipo de telepatia que assusta as outras pessoas, mas no caso de Kitty, Daniele só teve contato com ela através do sonho.


51. Ascensão - Parte I - Mesmero lê no jornal que apareceu uma terceira cúpula mutante criado por Apocalipse. Sabendo disso os X-Men vão atrás de Mesmero e o Professor Xavier entra em sua mente e descobre poucas coisas novas sobre Apocalipse, pois este abandonou Mesmero. Então, Professor Xavier e Tempestade vão até o Egito conversar com Apocalipse sobre seu plano de transformar a humanidade em mutantes. Apocalipse não aceita a conversa e ataca Xavier, Tempestade tenta usar seus poderes contra ele mas é atacada junto com o Professor. Os X-Men indignados com o desaparecimento do Professor e de Tempestade, reúnem os mutantes para lutar contra Apocalipse. Fury e Trask se unem e comandam as tropas de robôs sentinelas para destruir as cúpulas e as pirâmides. Eis então que Apocalipse mostra sua principal defesa: seus 4 cavaleiros, Magneto, Professor Xavier, Tempestade e Mística. Com os poderes ampliados para uma potencia inimaginável eles vão defender as pirâmides e a Esfinge. Assim vão para o Egito, Jean Grey, Colossus, Múltiplo, Magma e Dinamite enfrentam Professor Xavier. Na China, Spyke, Homem de Gelo, Frenético, e Fera enfrentam Tempestade. No México, Feiticeira Escarlate, Anjo, Lince Negra, Mancha Solar, Destrutor, Groxo, Avalanche, Blob e Mercúrio enfrentam Magneto. E na Esfinge, Wolverine, Ciclope e Noturno enfrentam Mística.


52. Ascensão - Parte II - Professor Xavier derrota Colossus, Magma, Dinamite, e Múltiplo, então Jean resolve usar o Cérebro contra ele. Frenético usa seus poderes de eletrocinese contra os raios de Tempestade mas ela cria uma nuvem de chuva e Frenético leva um curto-circuito. Por ordem de Apocalipse, Magneto vai até o espaço derrotar os três últimos robôs sentinelas que estão destruindo uma espécie de campo de energia em volta do planeta criado por Apocalipse. Wanda aproveita que a pirâmide está desprotegida e tenta usar seus poderes, mas não consegue e Magneto aparece levitando um pedaço de metal para atacá-la. Esta então é salva por seu irmão Mércurio. Vampira surge com Fury, Míssil, e Dorian um garoto que tem poderes de neutralizar qualquer tipo de energia, inclusive os poderes dos mutantes. Vampira absorve o poder do garoto para usa-lo contra Apocalipse. Míssil leva ela até a esfinge que entra no lugar onde Apocalipse está e neutraliza o poder do mutante. Ela fecha a câmara onde Apocalipse está e Wolverine pede que ela religue a energia. Vampira religa a energia e Wolverine danifica o computador da nave com suas garras. Assim, a nave do Apocalipse parte e fica presa no tempo. Professor Xavier, Tempestade, Magneto e Mística voltam ao normal. Quando tudo termina, há então uma conversa de Professor Xavier com os X-Men, que é sobre a invasão mental de Apocalipse por ele mesmo, permitindo uma visão futura sobre os mutantes, então ele conta, "indiretamente", as visôes entre as quais: o fato de Magneto não mais perseguir a humanidade, Jean se transformar na Fênix e a evolução dos X-Men, e da Irmandade. NOTA: No final desse episódio é visto que Anjo, Destrutor, Gambit, Colossus e X-23 se juntam aos X-Mens e Jubileu e Lupina retornam a eles. É visto que a Irmandade junto a Pyro começam a trabalhar para a SHIELD. É visto nesse episódio que Avalanche ainda demonstra gostar de Kitty assim como ela ainda demonstra gostar dele em outros episódios, então é provável que eles acabem juntos.


  1. Jeff Swindoll (April 8, 2006). DVD Review: X-Men Evolution: Mystique’s Revenge Monsters and Critics. Visitado em June 8, 2011.
  2. Jeff Swindoll (May 28, 2006). DVD Review: X-Men Evolution – The Complete Third Season Monsters and Critics. Visitado em June 8, 2011.