Anexo:Lista de equipes de quadribol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Esta é uma lista de equipes de Quadribol (Quidditch, no original e em Portugal) citadas nos livros da saga Harry Potter e no livro Quidditch Através dos Séculos ("Quadribol Através dos Séculos", no Brasil), da mesma autora, J. K. Rowling, sob o pseudônimo de Kennilworthy Whisp.

O Quadribol é um esporte fictício. À medida que a trama se desenvolve, a autora cria algumas equipes de quadribol para ilustrar os diálogos entre as personagens, chegando a criar campeonatos, seleções e até uma copa mundial, a Taça Mundial de Quadribol, criada no quarto livro, Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Hogwarts[editar | editar código-fonte]

Existem 4 equipes de Quadribol na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Cada uma representando uma das 4 casas:

Equipes do Reino Unido[editar | editar código-fonte]

(Grã-Bretanha ou Irlanda)

Puddlemere United[editar | editar código-fonte]

O Puddlemere é a equipe favorita de Dumbledore. Não se sabe o porquê desse nome, já que não há nenhuma cidade com o nome de Puddlemere na Grã-Bretanha, embora haja um Puddletown.

Foi fundada em 1163, sendo a equipe mais velha da Liga. O seu uniforme é azul-marinho com dois juncos dourados cruzados sobre o peito.

Puddlemere tem ao seu crédito vinte e dois campeonatos da Liga e duas Taças Europeias. Oliver Wood entrou para este time após se formar em Hogwarts.

Appleby Arrows[editar | editar código-fonte]

A equipe Appleby Arrows foi fundada em 1612. Usam vestes azul-claro com uma flecha prateada. São muito rivais das Vespas de Winbourne (Winbourne Waps). Os adeptos tinham o hábito de atirar flechas das suas varinhas após os jogos, mas isso foi proibido.

Caerphilly Catapults[editar | editar código-fonte]

Os Caerphilly Catapults, do País de Gales, foram formados em 1402. Usam vestes com listras verde-claras e vermelhas. A respeitável história do clube inclui 18 vitórias em campeonatos da Liga e um famoso triunfo na final da Taça Europeia, em 1956, quando derrotou a equipe 43 norueguês dos Papagaios de Karasjok. A trágica perda de seu jogador mais famoso, "Daí" Llewellyn, o Perigoso, devorado por uma Quimera quando passava as férias em Mykonos, na Grécia, levou à decretação de um dia de luto nacional entre os feiticeiros e feiticeiras galesas.

A Medalha Comemorativa de Daí, o Perigoso, é atualmente concedida no fim da temporada ao jogador da Liga que se tiver exposto aos maiores e mais electrizantes riscos durante uma partida.

Chudley Cannons[editar | editar código-fonte]

A Chudley Cannons é conhecida por ser a equipe que Rony Weasley torce. O seu uniforme é laranja e o escudo tem uma bala de canhão voando entre dois C pretos.

De acordo com o livro da série, a equipe ganhou 21 vezes a Taça da Liga (o campeonato britânico de Quidditch), a última em 1892, e vem muito mal nos campeonatos, mas seus fãs devotos vivem a esperança de um renascimento. O lema do time mudou em 1972, de Nós venceremos para Vamos só cruzar os dedos e esperar o melhor.

Falmouth Falcons[editar | editar código-fonte]

Os Falmouth Falcons usam vestes branco e cinza-chumbo com a cabeça de um falcão estampada no peito. A equipe é conhecida pelo jogo duro, uma reputação consolidada por seus batedores mundialmente famosos, Kevin e Charles Broadmoor. Os dois jogaram pelo clube de 1958 a 1969 e suas faltas resultaram em nada menos que catorze suspensões aplicadas pelo Departamento de Jogos e Atividades Mágicas. O lema do clube: "Vamos vencer, mas se não pudermos, arrebentaremos o adversário!"

Holyhead Harpies[editar | editar código-fonte]

As Holyhead Harpies (Harpias de Holyhead) são uma equipe galesa muito antiga, fundada em 1203. Ela sempre foi formada unicamente por bruxas. As vestes das Holyhead Harpies são verde-escuras e têm uma garra dourada no peito. Segundo entrevista com J. K. Rowling, após a escola Gina Weasley entra para a equipe como apanhadora (seeker), ficando até o momento em que decide abandonar para cuidar da família.

A derrota infligida pelas Harpies aos Gaviões de Heidelberg em 1953 é considerada, pela maioria dos entendidos, uma das melhores partidas de Quadribol a que já se assistiu. Com a duração de sete dias, o jogo foi encerrado com a espetacular captura do Pomo de Ouro (Snitch de Ouro) pela seeker/apanhadora das Harpies, Dulce Griffiths. O capitão do Gaviões, Rodolfo Brand, num gesto que se tornou famoso, desmontou da vassoura no final da partida e pediu em casamento a capitã da equipe adversária, Gwendolyn Morgan, que o surrou com a sua vassoura Cleansweep Five.

Montrose Magpies[editar | editar código-fonte]

Os Montrose Magpies mais apelidado como Pegas é a equipe de maior sucesso na história da Liga Britânica e Irlandesa, cuja taça eles ganharam 32 vezes. Duas vezes campeão europeu o Pegas tem fãs no mundo inteiro. Usam vestes nas cores preta e branca com um pega estampada no peito e outra nas costas

Ballycastle Bats[editar | editar código-fonte]

Os Ballycastle Bats foi fundado em 1305 e tem um uniforme preto com um grande morcego vermelho estampado no peito.

Até o agora, o time mais famoso da Irlanda do Norte ganhou a Taça da Liga um total de vinte e sete vezes, e se tornou o segundo time mais bem sucedido na história da Liga. Seu mascote famoso, um morcego frutívoro de nome Banny, é muito conhecido por aparecer nos anúncios de cerveja amanteigada.

Tornados de Tutshill[editar | editar código-fonte]

Os Tornados de Tutshill (Tutshill Tornados) são uma equipe fundada em 1520. Usam uniforme Azul-celeste com um T duplo, Azul-escuro, no peito e nas costas.

O Tornados teve seu maior sucesso no início do século XX quando, capitaneado pelo apanhador Rodrigo Plumpton, ganhou a Taça da Liga cinco vezes seguidas, um recorde britânico e irlandês. Plumpton jogou como apanhador pela Inglaterra vinte e duas vezes e detém o recorde britânico pela captura mais rápida de um Pomo de Ouro em uma partida (três segundos e meio).

Cho Chang é uma torcedora devota da equipe.

Vespas de Wimbourne[editar | editar código-fonte]

Os Vespas de Wimbourne (Wimbourne Wasps) foram fundados em 1312. Seu uniforme possui listras horizontais amarelas e pretas, com uma vespa no peito.

Os Vespas venceram dezoito vezes o campeonato da Liga e foram duas vezes semifinalistas da Taça da Europa. Acredita-se que seu nome vem de um incidente desagradável que ocorreu durante uma partida contra o Flechas de Appleby em meados do século XVII na qual um batedor (beater), ao passar voando por uma árvore no perímetro do campo, notou um ninho de vespas entre os galhos e arremessou-o com uma bastonada em direção ao apanhador (seeker) do Flechas; este teve mordidas tão numerosas que precisou se retirar da partida. Wimbourne venceu e dali em diante adotou a vespa como símbolo de sorte.

Os fãs do Vespas tradicionalmente zumbem alto para distrair os artilheiros adversários que estão cobrando faltas.Foi o time em que Ludo Bagmam jogou na sua juventude.

Vagamundos de Wigtown[editar | editar código-fonte]

Os Vagamundos de Wigtown (Wigtown Wanderers) foram fundados em 1422.

Esse clube de Borders foi fundado por sete filhos de um açougueiro bruxo chamado Válter Parkin. Os quatro irmãos e três irmãs formavam em todos os sentidos um time fantástico que raramente perdia um jogo, dizia-se que em parte, pela intimidação que o time adversário sofria ao ver Válter postado a um lado do campo com uma varinha em uma das mãos e o cutelo de açougueiro na outra. Usam vestes vermelho-sangue com um cutelo prateado no peito. Através de séculos há um descendente dos Parkin no time de Wigtown.

Orgulho de Portree[editar | editar código-fonte]

O Orgulho de Portree (Pride of Portree) foi fundado em 1292. Usam vestes roxo-escuro com uma estrela dourada no peito. O "Orgulho", como é conhecido pelos fãs, tem origem na Ilha de Skye.

Sua mais famosa artilheira (chaser), Catarina McCormack, capitaneou o time na conquista de duas Taças da Liga na década de 1960 e jogou pela Escócia trinta e seis vezes. A filha de Catarina, Meaghan McCormack joga atualmente como goleira (Keeper) no Orgulho.

Francelhos de Kenmare[editar | editar código-fonte]

Os Francelhos de Kenmare (Kenmare Kestrels) são uma equipe fundada em 1291. Usam uniforme verde-esmeralda com um "F" e um "K" amarelos rebatidos sobre o peito.

Esse time irlandês é mundialmente aplaudido pelas exibições animadas de suas mascotes leprechauns e pelas excelentes audições de harpa de seus torcedores. Os Francelhos são conhecidos por suas táticas criativas e na maioria das vezes funcionais de ataque. Darrem O'Hare, goleiro do Francelhos de 1947 a 1960, foi capitão da equipe nacional irlandesa três vezes e é considerado o inventor da Formação Ataque Cabeça-de-Falcão para artilheiros (chasers).

Equipas Africanas[editar | editar código-fonte]

Equipas Oceânicas[editar | editar código-fonte]

Equipas Americanas[editar | editar código-fonte]

Equipas Asiáticas[editar | editar código-fonte]

Equipes Europeias[editar | editar código-fonte]

Equipes provenientes da Europa, exceto as Britânicas e Irlandesas.

Seleções[editar | editar código-fonte]

Irlanda[editar | editar código-fonte]

Bulgária[editar | editar código-fonte]

  • Zograf Ryan
    • Que fez uma defesa com o pé, citada em A Ordem da Fenix.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este anexo sobre a série Harry Potter é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.