Anexo:Lista de estados comunistas atuais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa mostrando os atuais estados declarados socialistas.

O socialismo é uma estrutura socioeconômica implementada das mais variadas formas por Estados e partidos políticos nos dias atuais. Da mesma forma, há diversas visões politizadas a respeito da intensidade com que tais estados aplicam os ideais comunistas. Além disso, os estados podem adotar uma ideologia oficialmente comunista apesar se autodeclararem como socialistas.

É necessário lembrar que nenhum país que oficialmente denomina-se comunista, o é de fato, pois nenhum deles segue o comunismo proposto por Karl Marx. A maioria destes países pode ser melhor classificado como ditaduras com viés socialista ou ditadura do Partido Comunista, como no caso da Coreia do Norte, que é governada há várias décadas por uma mesma família.

Estados que se autodeclaram socialistas

Os seguintes países unipartidários cujo partido segue oficialmente a doutrina marxista-leninista.

Estados com governos socialistas[editar | editar código-fonte]

Além dos supracitados, há alguns estados pluripartidários que atualmente possuem partidos comunistas no poder. Tais países não são considerados estados comunistas porque os princípios do comunismo não estão inseridos nas suas Constituições nacionais. [carece de fontes?]

Ver também[editar | editar código-fonte]